domingo, 27 de novembro de 2022

A cidade de Belém - Rute 1.1-22

A cidade de Belém
Texto: Rute 1.1-22

Sermão para o 1º domingo do Advento de Natal de 2022.
Por Diego Gonçalves


INTRODUÇÃO: 

Estamos começando uma nova série de advento hoje chamada Rute - Uma História de Natal. Você pode estar se perguntando, o que o livro de Rute tem a ver com o Natal? Rute está no Antigo Testamento. A história do Natal não está no Novo Testamento? Bem, sim e não. Nós nos voltamos para os evangelhos do Novo Testamento para encontrar os detalhes reais da história de Natal - José e Maria; os anjos, pastores e sábios; e o nascimento de Jesus em Belém. Mas a história de Natal tem raízes mais profundas. Começa no Antigo Testamento, porque o Antigo Testamento aponta para Cristo e sua vinda. Nesse sentido, poderíamos fazer uma série de mensagens chamada “Gênesis - Uma História de Natal” ou “Isaías – Uma História de Natal” ou até mesmo “Levítico – Uma História de Natal”. Se você quisesse, poderia até mesmo fazer uma série de mensagens chamada “O Antigo Testamento – Uma História de Natal”, mas isso levaria muitos anos para conclui-la!

Dessa forma, escolhi o livro de Rute porque acredito que ele é muito apropriado para se ler como uma história de Natal por diversas razões. Por um lado, é porque temos um conto contido em quatro breves capítulos, com foco em alguns personagens principais e no papel que eles desempenharam no incrível plano de Deus para salvar o mundo através de Jesus.

Também é apropriado porque os eventos de Rute se relacionam diretamente com os eventos de Natal. Por exemplo, não é coincidência que os eventos de Rute e os eventos de Natal ocorram na cidade de Belém. Na verdade, toda a razão pela qual Jesus nasceu em Belém é especificamente por causa do que acontece no livro de Rute. E assim há uma conexão direta entre Rute e a história de Natal.

E então, finalmente, à medida que percorremos o livro de Rute, encontraremos alguns paralelos notáveis entre a história de Rute e a história de Natal. Por exemplo, o Natal é a história de uma jovem que fez um compromisso radical de fé com Deus e depois viajou para Belém, onde deu à luz uma criança que mudaria o mundo. O livro de Rute é a história de - espere por isso - uma jovem que fez um compromisso radical de fé com Deus e depois viajou para Belém, onde deu à luz uma criança que mudaria o mundo.

Vamos percorrer todo o primeiro capítulo de Rute esta manhã, mas antes disso, vamos começar lendo os versículos 15-19. (Leia Rute 1:15-19 e ore.)


RUTE 1.15-19

"Olhe, sua cunhada voltou para o povo e para os deuses dela", disse Noemi a Rute. "Você deveria fazer o mesmo!"

Rute respondeu: "Não insista comigo para deixá-la e voltar. Aonde você for, irei; onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus, o meu Deus.

Onde você morrer, ali morrerei e serei sepultada. Que o S enhor me castigue severamente se eu permitir que qualquer coisa, a não ser a morte, nos separe!".

Quando Noemi viu que Rute estava decidida a ir com ela, não insistiu mais.

Então as duas seguiram viagem. Quando chegaram a Belém, toda a cidade se agitou por causa delas. "Será que é mesmo Noemi?", perguntavam as mulheres.


ORAÇÃO:

————————————–

I. Fugindo de Belém (Rute 1:1-5; Mateus 2:13-18)

O livro de Rute é a história de uma jovem que fez um compromisso radical de fé com Deus e depois viajou para Belém, onde deu à luz uma criança que mudaria o mundo. Rute é uma candidata improvável para tal história. Ela nem era uma judia. Ela era de Moabe, e os Moabitas eram inimigos de longo prazo de Israel. Então, como Rute chegou a ter fé em Deus, e como ela chegou a Belém?

Para responder a essas perguntas, começamos com a história de outra pessoa - a história de Noemi. E é aí que o livro de Rute começa. Então vamos iniciar lendo Rute 1.1-2.


RUTE 1.1-2

"Nos dias em que os juízes governavam Israel, houve grande fome na terra. Por isso, um homem deixou seu lar, em Belém de Judá, e foi morar na terra de Moabe, levando consigo esposa e dois filhos.

O homem se chamava Elimeleque, e a esposa, Noemi. Os filhos se chamavam Malom e Quiliom. Eram efrateus de Belém de Judá. Quando chegaram a Moabe, estabeleceram-se ali." (Rute 1.1-2)


Assim, o livro de Rute começa com uma fuga de Belém. Sabe o que é interessante aqui? A história de Natal também contém uma fuga de Belém. O primeiro versículo nos diz que essa história ocorreu “nos dias em que os juízes governavam”. O último versículo do livro dos Juízes nos diz as duas coisas mais importantes sobre esses dias: “Naqueles dias, Israel não tinha rei; cada um fazia o que parecia certo a seus próprios olhos (Juízes 21.25”. Esta era uma época em que Israel não estava seguindo os mandamentos de Deus, e então essa fome não foi uma coincidência. Tudo fazia parte do plano de Deus de trazer seu povo de volta para ele.

Portanto, Noemi e sua família deixaram Belém para escapar da fome e foram para Moabe. Eles provavelmente só pretendiam morar lá por um tempo, mas você sabe como as coisas são. Uma vez que chegaram lá, eles se estabeleceram, e Moabe se tornou sua nova casa. Infelizmente, as coisas não correram bem para a família de Noemi em Moabe mais do que em Belém. 

Lemos nos versículos 3-5:

"Elimeleque morreu, e Noemi ficou com os dois filhos. Eles se casaram com mulheres moabitas, que se chamavam Rute e Orfa. Cerca de dez anos depois, Malom e Quiliom também morreram. Noemi ficou sozinha, sem os dois filhos e sem o marido." (Rute 1.3-5)

Naomi deixou Belém para escapar de problemas, mas acabou perdendo o marido e dois filhos em Moabe. Sob esse enredo dramático que narra uma série de perdas terríveis para Noemi, assim começa o livro de Rute. Perceba novamente que Noemi  estava longe de sua terra natal, longe de seus familiares e amigos. Ela perdeu o marido. Perdeu os dois filhos. E o problema da fome não foi resolvido. Noemi perdeu tudo ao fugir de Belém.

Em outro texto, a fuga de Belém na narrativa do Natal também envolve perdas terríveis. Depois que Jesus nasceu e os Magos vieram e o adoraram, lemos no evangelho de Mateus 2.13-18 a seguinte informação:

 

MATEUS 2.13-18

"... um anjo do Senhor apareceu a José em sonho. "Levante-se", disse o anjo. "Fuja para o Egito com o menino e sua mãe. Fique lá até eu lhe dizer que volte, pois Herodes vai procurar o menino a fim de matá-lo." Naquela mesma noite, José se levantou e partiu com o menino e Maria, sua mãe, para o Egito, onde ficaram até a morte de Herodes. Cumpriu-se, assim, o que o Senhor tinha dito por meio do profeta: "Do Egito chamei meu filho".

Quando Herodes se deu conta de que os sábios o haviam enganado, ficou furioso. Enviou soldados para matar todos os meninos de dois anos para baixo em Belém e seus arredores, tomando por base o relato dos sábios acerca da primeira aparição da estrela. Com isso, cumpriu-se o que foi dito por meio do profeta Jeremias: "Ouviu-se um clamor em Ramá, choro e grande lamentação. Raquel chora por seus filhos e se recusa a ser consolada, pois eles já não existem"."


Veja bem, tanto as pessoas na história de Rute quanto as pessoas na história de Natal não eram estranhos à perda. Talvez alguém aqui não goste do Natal, justamente por estar lutando com a perda e luto nesta época do ano. Meu padrinho de casamento, por exemplo, odiava o Natal pois havia perdido seu avô subitamente durante a ceia natalina.

Se você se identifica com essa dor e tristeza, por favor, saiba que Deus está trabalhando em sua vida mesmo em meio a circunstâncias difíceis. A Bíblia nos diz em Romanos 8.28: “...sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito. (Romanos 8:28) Deus estava trabalhando na vida de Noemi, embora ela não pudesse vê-lo, ouvi-lo, senti-lo na época. E na verdade, foi do sofrimento de Noemi que Deus extraiu o bem e a esperança, e Deus fez isso através de uma jovem moabita chamada Rute.


II. O compromisso radical de fé de uma jovem (Rua 1:6-17; Lucas 1:26-38)

A doce Rute é mencionada de forma muito breve no versículo quatro como a mulher que se casou com um dos filhos de Naomi antes de morrer. Agora, à medida que avançamos para a próxima seção da história, veremos Rute assumir um compromisso radical de fé que mudará tudo para Noemi e, não obstante, mudará tudo para o mundo.

Em Rute 1:6, Noemi descobre que a fome acabou em Israel, e assim se prepara para voltar para casa em Belém. A princípio, suas duas noras, Orfa e Rute, começam a jornada com ela, mas meio caminho Noemi lhes diz para voltar para Moabe. Entre idas e vindas, as duas noras dizem a ela: "Nós iremos com você", e Naomi continua dizendo-lhes: "Não façam isso, voltem para a casa de vocês". Orfa pondera a situação e volta para Moabe. Entretanto, Rute permanece agarrada a Noemi na viagem de volta a Belém. 


Naomi insiste uma última vez: - Rute, “Olhe, sua cunhada voltou para o povo e para os deuses dela" (...) "Você deveria fazer o mesmo!" (Rute 1.15) 

E é aí que Rute faz seu compromisso radical de fé. Vamos ler Rute 1.16-17:


RUTE 1.16-17

"Rute respondeu: "Não insista comigo para deixá-la e voltar. Aonde você for, irei; onde você viver, lá viverei. Seu povo será o meu povo, e seu Deus, o meu Deus. Onde você morrer, ali morrerei e serei sepultada. Que o S enhor me castigue severamente se eu permitir que qualquer coisa, a não ser a morte, nos separe!".(Rute 1.16-17)


Rute se compromete com Noemi e com o povo de Noemi, mas o mais importante de tudo, ela se compromete com o Deus de Noemi. Ela se compromete com o Senhor. Lemos algo parecido no Novo Testamento quando os Tessalonicenses “deixaram os ídolos para servir ao Deus vivo e verdadeiro” (1 Tessalonicenses 1.9), e é exatamente isso que Rute faz aqui. Orfa voltou para seu povo e seus deuses. Mas Rute faz uma ruptura radical com seu povo e seus falsos deuses, e se compromete com fé com o Senhor, o Deus de Israel.

Observe que este é um compromisso de vida que Rute faz. Ela se compromete não apenas com a vida de Noemi, ou seja, a cuidar de Noemi enquanto ela está viva. Rute se compromete a servir o Senhor em Israel pelo resto de sua própria vida. “Onde você morrer ali morrerei e serei sepultada.” Rute escolheu ser enterrada com o povo de Deus em vez de com seus próprios ancestrais. Ser enterrado em Israel significava separação completa de seu próprio povo e deuses para sempre. Este foi um compromisso de fé radical com o Senhor, que não só mudaria a vida de Rute e Noemi, mas teria repercussões que mudariam o mundo.

Quando leio sobre a fé de Rute em Deus, me lembro do compromisso radical de fé de outra jovem que mudou o mundo. Eu penso em Maria no Novo Testamento. Maria era apenas uma jovem quando Deus enviou o anjo Gabriel para ela com algumas notícias surpreendentes. O anjo disse a ela:

LUCAS 1.30-31, 34-35, 37

"Não tenha medo, Maria", disse o anjo, "pois você encontrou favor diante de Deus. Ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Jesus.

Ele será grande, e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu antepassado Davi, e ele reinará sobre Israel para sempre; seu reino jamais terá fim!" Maria perguntou ao anjo: "Como isso acontecerá? Eu sou virgem!". O anjo respondeu: "O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sombra. Portanto, o bebê que vai nascer será santo, e será chamado Filho de Deus. Pois nada é impossível para Deus". (Lucas 1:30-31, 34-35, 37)


E no versículo seguinte, Maria profere as palavras mais radicais de sua fé: 


LUCAS 1.38

"Maria disse: "Sou serva do Senhor. Que aconteça comigo tudo que foi dito a meu respeito". E o anjo a deixou. (Lucas 1.38)


Maria não só acreditou na palavra que Deus lhe deu através do anjo. Ela creu e se submeteu à Deus em em obediência. E cá pra nós, que tarefa difícil Maria encarou. Sua obediência colocaria em risco sua própria vida, mancharia sua reputação e correria o risco de perder seu relacionamento com José, com quem ela estava noiva para se casar. Mas, tal como Rute, Maria colocou tudo em risco. Ela fez um compromisso radical de fé que mudou o mundo.

Se você quer fazer a diferença neste mundo, você precisa ser uma pessoa de fé obediente. Pois você não pode realizar nada de significado duradouro sem fé em Deus. Agora, talvez, cabe lhe dizer que você pode não mudar o mundo tal como Maria e Rute, pois elas foram as principais personagens do plano de Deus para os tempos em que elas estavam inseridas, todavia, eu garanto que quando você colocar sua fé em Deus, isso mudará seu mundo. Portanto, como Maria e Rute, precisamos ser as pessoas que fazem um compromisso radical de fé com Deus.


III. Toda a cidade estava agitada (Rute 1.18-22; Mateus 2.1-6)


Então, vamos voltar para Rute agora pegando a história nos versículos 18 e 19 do 1º capítulo.

RUTE 1.18-19

Quando Noemi viu que Rute estava decidida a ir com ela, não insistiu mais. Então as duas seguiram viagem. Quando chegaram a Belém, toda a cidade se agitou por causa delas. "Será que é mesmo Noemi?", perguntavam as mulheres. (Rute 1.18,19)


A história de Natal também descreve uma cidade que ficou agitada. Lemos em Mateus 2:

MATEUS 2.1-6

Jesus nasceu em Belém, na Judeia, durante o reinado de Herodes. Por esse tempo, alguns sábios das terras do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Ao ouvir isso, o rei Herodes ficou perturbado, e com ele todo o povo de Jerusalém. Reuniu os principais sacerdotes e os mestres da lei e lhes perguntou: "Onde nascerá o Cristo?". Eles responderam: "Em Belém da Judeia, pois assim escreveu o profeta: ‘E você, Belém, na terra de Judá, não é a menor entre as principais cidades de Judá, pois de você virá um governante que será o pastor do meu povo, Israel’". (Mateus 2.1-6)


Toda a cidade de Jerusalém ficou perturbada com a notícia de que o Messias havia nascido. Eles até sabiam o local: “Em Belém da Judéia, pois assim escreveu o profeta.” No entanto, mesmo sabendo que o local seria Belém, que ficava a apenas 9km de distância, não encontramos qualquer menção no texto sobre alguém ter se preocupado em fazer a viagem junto com os magos para ver o nascimento do rei prometido.

Voltando ao texto de Rute, quando Noemi e sua nora chegaram a Belém, toda a cidade ficou agitada por causa delas, e as mulheres exclamaram: "Será que é mesmo Noemi?". Então ela respondeu: "Não me chamem de Noemi". "Chamem-me de Mara, pois o Todo-poderoso tornou minha vida muito amarga. (Rute 1.19-20)

O nome Noemi significa “agradável” e o nome Mara significa “amarga”. Noemi juntamente com seu marido e dois filhos deixaram Belém rumo a Moabe, cheios de esperança. Mas agora, dez anos depois, ela volta de mãos vazias. 

Então ela continua dizendo: “Não me chame de agradável. Me chame de amarga.” E ela continua dizendo: “Cheia eu parti, mas o SENHOR me trouxe de volta vazia. Por que me chamar Noemi se o Senhor me fez sofrer e se o Todo-Poderoso trouxe calamidade sobre mim? ” (Rute 1.21)

Noemi estava infeliz, deprimida e sem qualquer expectativa quando retornou a Belém. Ela estava sofrendo. E ela não sabia que Deus estava trabalhando para extrair alguma coisa boa dessa situação. Embora ela não conseguisse ver, Deus estava lá, trabalhando o tempo todo. Mas ela simplesmente não conseguia vê-lo. 

Agora, eu me surpreendo e amo como o primeiro capítulo de Rute termina. Diz:

RUTE 1.22

Assim, Noemi voltou de Moabe acompanhada de sua nora Rute, a jovem moabita. Elas chegaram a Belém quando começava a colheita da cevada.” (Rute 1.22)


Embora Noemi havia dito: “Não me chame de Noemi. Me chame de Mara.” Deus continua a chamá-la de Noemi de qualquer maneira. Isso nos leva a crer que Deus tem ótimos planos para ela, e continua a chamá-la pelo seu próprio nome. 

Também aprendemos que a colheita de cevada estava começando, e isso se torna um sinal da graça de Deus e de novos começos em nossa história. Depois de um primeiro capítulo obscuro, conturbado e angustiante, uma luz rompe na escuridão, e a gente fica com a sensação de que as coisas estão prestes a melhorar para Rute e Naomi.


CONCLUSÃO: 

Então, quais são alguns dos paralelos entre Rute e a história de Natal? Os que eu identifiquei foram:

Primeiro: O livro de Rute começa no tempo dos Juízes, quando não havia rei em Israel. A história de Natal é sobre Jesus que nasceu rei dos judeus e foi adorado por reis de longe.

Segundo: O livro de Rute começa com uma fome em Belém, o que é muito irônico por sinal, porque o nome Belém significa “a casa de pão”. Portanto, não havia pão na casa do Pão. Mas na história de Natal há pão em Belém. Jesus, o Pão da vida, desceu do céu e nasceu em Belém na manhã de Natal.

Terceiro: O livro de Rute é sobre uma jovem que fez um compromisso radical de fé com Deus e depois viajou para Belém, onde deu à luz uma criança que mudaria o mundo. A história de Natal é sobre uma jovem que fez um compromisso radical de fé com Deus e depois viajou para Belém, onde deu à luz uma criança que mudaria o mundo.

Deus estava trabalhando em Belém nos dias de Noemi e Rute. Deus estava trabalhando em Belém nos dias de José e Maria. E Deus está trabalhando agora na vida daqueles que vêm a ele através de Jesus para a salvação. 

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...