domingo, 28 de novembro de 2021

O Advento 2021: A paz do Natal

SÉRIE | PERSPECTIVAS: A HISTÓRIA DO ADVENTO DE JESUS
QUARTO SERMÃO | JESUS: PAZ DO ADVENTO

INTRODUÇÃO À SÉRIE: 

Existem muitas perspectivas em torno do Primeiro Natal. Há o ponto de vista de José, de Maria, dos amigos, da família, de Herodes, dos magos e dos pastorzinhos de Belém. Algumas dessas perspectivas eram otimistas, alegres e esperançosas, enquanto outras sentiram e responderam de uma maneira muito diferente. 

A primeira reflexão que devemos fazer aqui é a seguinte: Que perspectiva eu teria tido se testemunhasse o Primeiro Natal? Sentiria alegria como os pastores de Belém? ou sentiria ciúmes como o rei Herodes? Teria acreditado como os sábios magos? ou ficaria cético como Zacarias? 

Vamos tentar responder essas perguntas em nossa nova série de mensagens “Perspectivas: a história do Advento de Jesus”.

LEITURA DO TEXTO BÍBLICO: 
Lc 2. 13-14

13. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: 14. Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.


PERGUNTA: “O QUE É PAZ PRA VOCÊ?”


ILUSTRAÇÃO: “A VERDADEIRA PAZ”

Certa vez um rei encomendou a dois famosos pintores um quadro cuja temática fosse a paz. Além de garantir que iria comprar os dois quadros, o rei anunciou que daria um extra para o artista que melhor retratasse a paz. 
No tempo marcado, eles trouxeram suas pinturas. O primeiro retratava um lago sereno, espelhando altas e pacíficas montanhas à sua volta, encimado por um céu azul com nuvens brancas como algodão. Todos os que viram este quadro acharam que ele era um perfeito retrato da paz.
O outro quadro também tinha montanhas. Mas eram escarpadas e calvas. O céu, ameaçador, derramava chuva e relâmpagos. Da encosta da montanha caía uma cachoeira espumante. Não parecia nada pacífica.
Mas o rei, experimentado nas artes, olhou com vagar e viu ao lado da cachoeira um pequeno ninho numa fenda da rocha. Mamãe pássaro e seu filhote repousando em segurança.
O rei escolheu a segunda. Sabe por que?
– Porque paz, explicou o rei, não significa estar num lugar onde não há barulho ou problemas. Paz é um estado de espírito. É a capacidade de estar no meio disso tudo e ainda manter a calma do coração.


INTRODUÇÃO AO SERMÃO:

Todos ansiamos pela paz em nossas vidas e, infelizmente, falta paz em nosso mundo. As pessoas estão cheias de preocupação e ansiedade. Relacionamentos estão cheios de conflitos e estresse. O mundo está cheio de conflitos e guerras.

Mas é aí que Jesus entra. Porque Jesus não é apenas nossa esperança, amor e alegria no Natal, ele também é nossa paz. E é somente em Cristo que realmente obteremos paz na terra.

Então é sobre isso que vamos falar hoje. Parte da história de Natal, parte da mensagem de Natal é que Jesus nos traz paz. Estaremos analisando quatro aspectos da paz que Jesus traz esta manhã. 1) Jesus nos traz paz com Deus. 2) Jesus nos traz paz interior (consigo mesmo). 3) Jesus nos traz paz uns com os outros. E 4) Jesus trará paz à terra.

1. JESUS NOS TRAZ PAZ COM DEUS
Isaías 53:5; Mateus 1:21; Lucas 1:26-30, 76-79; Romanos 5:1

Então, vamos começar com o primeiro - Jesus traz paz com Deus. Lemos em Romanos 5:1: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;” (Romanos 5:1, ARA) 

Observe que não estamos naturalmente em paz com Deus. A Bíblia nos diz que nossos pecados nos separaram de Deus, e é somente através de Jesus e da fé nele que somos levados a um relacionamento de paz com nosso Deus e Criador.

Quando Deus enviou o anjo Gabriel pela primeira vez a Maria, ele enviou Gabriel com uma mensagem de paz. Lemos em Lucas 1:26-30: 

“26. No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27. a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. 28. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. 29. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. 30. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.” (Lucas 1:26-30, ARA)

Maria ficou perturbada com a saudação do anjo, mas o anjo falou palavras de paz e segurança para ela, dizendo-lhe para não ter medo porque Deus estava com ela e ela havia encontrado favor com Deus. 

Você pode se perguntar como Maria encontrou favor em Deus? Ela tinha fé em Deus e em sua promessa do Messias que viria. Como muitos crentes do Antigo Testamento antes dela, ela tinha fé em Cristo antes mesmo de Cristo vir. E agora Deus a escolheu para ser o vaso através do qual seu Filho entraria no mundo.

Deus também enviou um anjo a José, o futuro marido de Maria. E o anjo disse a José em Mateus 1:21: “21. Ela (Maria) dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mateus 1:21, ARA) O nome “Jesus” na verdade significa “salvação”. Jesus recebeu esse nome porque foi o Salvador prometido que veio para nos trazer paz com Deus, salvando-nos de nossos pecados.

Quando João Batista nasceu três meses antes de Jesus, o pai de João, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou sobre João. E em sua profecia, ele falou sobre como João iria diante de Jesus preparando o caminho para Aquele que nos traria paz com Deus através do perdão de nossos pecados. Ouça as palavras de Zacarias sobre João Batista em Lucas 1: 

“76. Tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque precederás o Senhor, preparando-lhe os caminhos, 77. para dar ao seu povo conhecimento da salvação, no redimi-lo dos seus pecados, 78. graças à entranhável misericórdia de nosso Deus, pela qual nos visitará o sol nascente das alturas, 79. para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, e dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.” (Lucas 1:76-79, ARA)

Como Jesus fez isso? Por que todo mundo que deposita sua fé em Jesus encontra paz com Deus? É por causa do que Jesus fez na cruz. Jesus nasceu neste mundo para morrer na cruz para que nossos pecados pudessem ser perdoados e pudéssemos ser restaurados a um relacionamento correto de paz com Deus. Como lemos em Isaías 53:5: “5. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53.5, ARA)

Essa é a primeira e mais importante coisa que podemos dizer sobre o Advento da paz no Natal: Jesus traz paz com Deus.


2. JESUS NOS TRAZ A PAZ INTERIOR (CONSIGO MESMO) 
Lucas 2:28-31; João 14:27; Filipenses 4:6-7

Em segundo lugar, Jesus traz paz interior. O pecado não só nos separa de Deus. O pecado também traz separação dentro do nosso próprio ser. Somos seres em conflito. Estamos constantemente lutando contra ansiedade, estresse e tumulto interior. Precisamos desesperadamente de paz interior, e Jesus veio não apenas para trazer paz com Deus, mas também paz pessoal dentro de nós mesmos.

Alguns domingos atrás, olhamos para um homem chamado Simeão. Deus havia prometido a Simeão que veria o Messias antes de morrer, e, se você não sabe, o Espírito Santo levou Simeão a entrar nos pátios do templo assim que José e Maria estavam trazendo o menino Jesus para o templo. Lemos em Lucas 2 que Simeão tomou Jesus em seus braços e louvou a Deus, dizendo: 

“28. Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: 29. Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; 30. porque os meus olhos já viram a tua salvação, 31. a qual preparaste diante de todos os povos” (Lucas 2:28-31)

Simeão é um exemplo maravilhoso de Jesus trazendo paz pessoal. Às vezes falamos sobre nossas listas de desejos, todas as coisas que queremos fazer ou realizar antes de terminar nossas vidas aqui na terra. Bem, aparentemente Simeão só tinha uma coisa em sua lista de desejos - ele queria ver o Messias antes de morrer. 

E quando ele finalmente viu, quando finalmente viu Jesus - isso era tudo o que ele precisava. Ele louvou a Deus dizendo: “Agora pode despedir em paz o teu servo.” Simeão abraçou Cristo, e estava em paz dentro de si mesmo.

Quando você coloca sua fé em Jesus Cristo, você não fica apenas em paz com Deus. Você também recebe a paz de Deus para ajudá-lo nas circunstâncias difíceis da vida. Quando você conhece Cristo, tudo pode estar enlouquecendo ao seu redor, e você ainda pode estar em paz dentro de si mesmo.

Filipenses 4 nos instrui: 

“6. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6-7) 

Observe que esta maravilhosa paz de Deus só está disponível em e através de Jesus Cristo. A Bíblia diz que a paz de Deus guardará seus corações e mentes em Cristo Jesus.
Ouça estas palavras de Jesus em João 14:27: 

“27. Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27) 

Jesus não só traz paz com Deus. Ele também te da paz interior, paz consigo mesmo.

3. JESUS NOS TRAZ A PAZ UNS COM OS OUTROS
Mateus 1:20; Efésios 2:14; Colossenses 3:15

E depois, em terceiro lugar, Jesus nos traz paz uns com os outros. Temos um exemplo maravilhoso disso no início da história de Natal. Quando José ouviu pela primeira vez que Maria estava grávida, ele considerou interromper o noivado. Ele deve ter ficado terrivelmente magoado e confuso pensando que Maria tinha sido infiel a ele. Mas então lemos em Mateus 1: 

“20. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.” (Mateus 1:20)

Se Maria estivesse grávida de qualquer outra criança, José provavelmente teria quebrado o noivado. Mas essa não era qualquer outra criança. Este era Jesus, e ele foi concebido nela a partir do Espírito Santo. E assim Jesus, mesmo antes de nascer, trouxe paz entre José e Maria e impediu que o casamento deles se desfez.

Passamos por muitos desafios nesta vida, e um dos mais difíceis é quando nossos relacionamentos estão em tumulto. É aí que precisamos pedir a Jesus - o Príncipe da Paz - que venha e nos traga paz em nossos relacionamentos, intervenha, reconcilie e restaure.

Lemos isso sobre Jesus em Efésios 2:14: 

“14. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade” (Efésios 2:14) 

Jesus veio para derrubar as barreiras, preencher as lacunas, unir as pessoas e restaurar a paz em nossos relacionamentos danificados. Como crentes em Cristo, somos chamados a seguir seus passos. 

Como está escrito em Colossenses 3:15 diz: 

“15. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos. -” (Colossenses 3:15) 

Jesus traz paz com os outros.

4. JESUS TRARÁ PAZ À TERRA
Isaías 2:4, 9:6-7, 11:6-9; Lucas 2:13-14; Colossenses 1:19-20

1) Jesus traz paz com Deus. 2) Jesus traz paz consigo mesmo. 3) Jesus traz paz com os outros. E então, finalmente, 4) Jesus trará paz à terra. 

Os anjos que anunciaram o nascimento de Jesus aos pastores naquela primeira véspera de Natal também proclamaram a paz que Jesus traria ao nosso planeta. Lemos em Lucas 2: 

“13. E, subitamente, apareceu com o anjo uma multidão da milícia celestial, louvando a Deus e dizendo: 14. Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” (Lucas 2:13-14)

Esta é uma paz que foi profetizada no livro de Isaías do Antigo Testamento. Lemos esta maravilhosa profecia sobre Jesus em Isaías 2:4: 

“4. Ele julgará entre os povos e corrigirá muitas nações; estas converterão as suas espadas em relhas de arados e suas lanças, em podadeiras; uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra.” (Isaías 2:4)

Algumas pessoas podem perguntar: “Como sabemos que Isaías estava falando sobre Jesus trazendo paz e não apenas Deus em geral?” Bem, você vira alguns capítulos para Isaías 9 e encontramos estas palavras sobre quem acabará trazendo paz à terra: 

“6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; 7. para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.” (Isaías 9:6-7) 

Esta é uma profecia clara sobre Jesus que nasceu como uma criança, que será chamado de Príncipe da Paz e que um dia governará em paz sobre toda a terra.
Mas fica ainda melhor do que isso, porque essa paz na terra não só trará fim à guerra entre as nações. Isso até se estenderá à natureza e ao reino animal. 

Lemos em Isaías 11:6-9: 

“6. O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará. 7. A vaca e a ursa pastarão juntas, e as suas crias juntas se deitarão; o leão comerá palha como o boi. 8. A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. 9. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar. - Bíblia” (Isaías 11:6-9) 

Jesus realmente é o Príncipe da Paz.

Mas fica ainda melhor do que isso! Porque a Bíblia nos diz que Jesus não apenas trará paz à terra, mas trará paz a todo o universo e que reconciliará todas as coisas consigo mesmo no céu e na terra. 

Lemos em Colossenses 1: 

“19. porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 20. e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” (Colossenses 1:19-20)

CONCLUSÃO / APLICAÇÃO: 

E assim este versículo em Colossenses nos traz de volta ao ponto em que começamos. A razão pela qual Jesus traz paz com Deus, paz consigo mesmo, paz com os outros e paz na terra remonta à cruz. Sem o Jesus derramando seu sangue na cruz, não haveria paz. E sem Jesus nascer como um bebê no Natal, não haveria cruz.

Você tem paz com Deus esta manhã? Jesus morreu na cruz para pagar a penalidade por seus pecados, para que você pudesse ser perdoado e restaurado ao relacionamento correto com Deus. Se a sua fé está em Cristo, então você tem paz com Deus.

Você tem paz consigo mesmo esta manhã? Se a sua fé está em Cristo, então Jesus não o abandonou, mas veio para viver em você pelo seu Espírito Santo. E ele te oferece a paz dele. “Deixo-vos paz; vos dou a minha paz. Eu não dou a você como o mundo dá. Não deixem seus corações se perturbarem e não tenham medo.” (João 14:27)

Você tem paz com os outros esta manhã? Se a sua fé está em Cristo, então ele lhe deu todos os recursos de que você precisa para fazer a sua parte na vida em relacionamentos pacíficos com aqueles ao seu redor. E depois de fazer a sua parte, você pode pedir a Jesus em oração que trabalhe no coração da outra pessoa para que possa viver em paz.

Temos paz na terra esta manhã? Oh, como eu gostaria que tivéssemos! Ainda não temos paz na terra, mas temos a promessa de paz na terra por vir, e Deus nunca quebrou uma promessa.

Os anjos proclamaram aos pastores aquela primeira véspera de Natal: 

“Paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem!” (Lucas 2:14) 

Essas palavras de promessa ainda soam no ar neste período de Natal enquanto adoramos e adoramos o Senhor Jesus, nosso Salvador, o Filho de Deus, o Príncipe da Paz.


Bibliografia:

Boas Novas de Grande Alegria, John Piper
O alvorecer da alegria indestrutível, John Piper
O Advento, Ray Fowler
O Natal escondido, Tim Keller

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...