quinta-feira, 24 de junho de 2021

Tudo o que é importante é eterno!

 

DEVOCIONAL: Tudo o que é importante é eterno!

Ouça aqui ou leia o texto abaixo:

DEVOCIONAL: escrito em 24/06/2021

Fala minha gente! Tudo bem? Na semana em que escrevi este devocional, completei mais um ano de vida, e isso me levou a refletir acerca do tempo. E é sobre isso o devocional deste dia. Então, vamos ler Salmo 90 versículo 12. Diz assim:

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. (Salmos 90:12, NVI)

Não sei se você sabe, mas o salmo 90 é considerado como um dos textos mais antigos de toda a Sagrada Escritura. Ele foi escrito por Moisés cerca de 500 anos antes de Davi começar a escrever seus próprios salmos. E 1.400 anos antes de Cristo vir ao mundo, ou seja, cerca de 3400 antes da nossa era. Mas apesar disso, esse salmo não se trata apenas de uma antiguidade das Escrituras, mas trata sobre um dos temas mais importantes da Bíblia. E o tema é esse: Deus é eterno e o homem é temporal. E este salmo, lido nesta ótica, nos ajuda a ver a vida na melhor perspectiva possível. Para uma melhor compreensão, deixa eu te contar uma história:

Conta-se a história de que haviam 3 portas na Catedral de Milão. Sobre cada porta foi pregada uma placa.  Na porta a direita foram escritas estas palavras: “Tudo o que agrada é apenas por um momento”. Na porta da esquerda há outra declaração: “Tudo o que incomoda é apenas por um momento”. E na porta principal está este lembrete: “Tudo o que é importante é eterno”. 

Além dessa história, conta-se que, certa vez, Jonathan Edwards orou assim: “Ó Deus, carimbe a eternidade nos meus olhos!” 

Assim, neste mesmo sentido, podemos afirmar que o salmo 90 foi escrito exatamente para nos lembrar que o que mais importa não é aquilo que é temporal, mas aquilo que é eterno. Deus nos confia muitas coisas valiosas, mas nenhuma delas é mais valiosa do que o nosso tempo. Afinal de contas, nos temos uma quantidade muito limitada dele, e ele, tão breve se esvai. Por isso é muito importante pensar em usar o nosso tempo com sabedoria.

Mas além disso, há ainda outras quatro coisas pelas quais eu gostaria de chamar a sua atenção:

Primeiro: Nós devemos lembrar que cada dia é um presente de Deus. É por isso que nós chamamos o tempo de “presente”. Segundo: devemos viver cada dia com uma atitude de gratidão. Porque as Escrituras nos ensinam que devemos dar graças em todas as situações, porque esta é a vontade de Deus para nós. (1 Tessalonicenses 5:18) Terceiro, devemos aproveitar ao máximo todos os nossos dias. E como podemos fazer isso? Concentrando-se em nossas responsabilidades e oportunidades, no sentido de que Responsabilidades são coisas que devemos fazer, enquanto oportunidades são coisas que podemos fazer, se estivermos cientes delas e aproveita-las. Portanto, Ore diariamente para que os seus olhos vejam as oportunidades à medida que elas vêm. E quando elas vierem, acolham-nas como compromissos divinos. Finalmente: devemos planejar cada dia. Organizar. Priorizar. Analisar. Todas essas ações exigem oração:

Que tal experimentar uma oração desse tipo: “Senhor, o que você quer que eu faça hoje?” Usar o tempo com sabedoria envolve fazer o que mais importa. Que o Senhor nos ajude a perceber que a vida é melhor medida não em comprimento, mas em profundidade. 

Dito essas coisas, faço três perguntas para a nossa reflexão!

Qual é a profundidade da sua devoção a Cristo? Qual é a profundidade da sua preocupação com os outros? Qual é a profundidade do seu compromisso em conhecer e fazer a vontade de Deus todos os dias? 

Que a gente possa usar sabiamente o nosso tempo e viver para a aprovação e para a glória de Deus.

— — — — — — — — — — 
Texto: Diego Gonçalves // Escrito para Igreja Dae Han | MEP 
#devocional #mep #daehan #igreja #tempo #eternidade “passageiro #jesus #fé #pecado #salvação #palavra #bíblia #oração


sexta-feira, 18 de junho de 2021

Provem e vejam!

 

DEVOCIONAL: Provem e vejam!

Ouça aqui ou leia o texto abaixo:

DEVOCIONAL: escrito em 18 de Junho 2021

“Provem, e vejam como o Senhor é bom. Como é feliz o homem que nele se refugia!” (Salmo 34.8 – NVI)

Jonathan Edwards, certa vez disse: “Há uma grande diferença entre ter uma opinião, que Deus é santo e gracioso, e ter um senso da amabilidade e beleza daquela santidade e graça. Um homem pode ter o primeiro, ou seja, não saber como é o gosto do mel; mas um homem não pode ter o último a não ser que ele tenha uma idéia do gosto do mel na sua mente.”*

Sabemos que existem pelo menos duas formas de saber que mel é mel. Uma é olhando pra ele porque é dourado, viscoso e porque tem pedaços de favo dentro dele. A outra forma é provando, porque é doce e é muito bom. O mesmo pode ser dito sobre o nosso conhecimento de Deus. Podemos concluir que Deus é Deus porque lemos histórias e ouvimos sermões sobre Ele. Mas fazer isso, até o diabo faz. Por isso, Davi nos convida a provar e ver como o Senhor é bom. E como fazemos isso?

O primeiro passo é abrir o coração a Ele. Depois meditar em Sua Palavra e, em seguida, orar em seu nome. Na medida que você ora, os seus olhos espirituais vão se despertando para ver a beleza e esplendor do Senhor. E quanto mais você vê a beleza e o esplendor do Senhor, mais você O deseja. E isso acontece, genuinamente, por causa da obra do Espírito Santo que diz: Provem e Vejam! Ou seja, ver o Senhor consiste em se refugiar e se abrigar na presença dele. Para que enfim, você possa acalmar o coração, mesmo em meio a tantas ocupações e atividades.

E como fazemos isso? O salmista escreveu: “…feliz o homem que em Deus se refugia”. Os grandes dicionários da língua portuguesa dizem que “refúgio significa um lugar seguro contra o perigo”. Quantos perigos enfrentamos nesse mundo e nas tempestades da vida? Muitos, não é mesmo? As Escrituras testificam que em Deus, temos um lugar seguro! Lemos em outras partes da Bíblia que Ele é proteção para os oprimidos. É um abrigo para os angustiados. É esconderijo para aqueles que procuram por segurança e paz.

Portanto, se você fizer de Deus o seu porto seguro, e então, nos momentos de aflição você poderá dizer: o meu Senhor é meu refúgio e a minha fortaleza. O meu Deus é o Deus em quem confio. Quando o meu coração está fraco, eu clamo o seu nome dizendo: Deus, o Senhor é o meu refúgio. Me tira desse vale de morte e me leva a Rocha que é mais alta do que eu.

Faça do Senhor o seu refúgio. Se abrigue debaixo da sombra de suas asas e assim, prove e veja como o Senhor é bom!

— — — — — — — — — — —

O texto referente à citação de Jonathan Edwards pode ser lido, em inglês, integralmente no link a seguir: https://ccel.org/ccel/edwards/sermons.supernatural_light.html

Texto: Diego Gonçalves // Escrito para Igreja Dae Han | MEP 
#devocional #mep #daehan #igreja #provar #ver #jesus #salvação #fé #pecado #palavra #bíblia #oração #salmo34.8


sexta-feira, 11 de junho de 2021

Antes que chegue o Inverno!

 

DEVOCIONAL: Antes que chegue o Inverno!

Ouça aqui ou leia o texto abaixo:

DEVOCIONAL: escrito em 11/06/2021

Dentro de dez dias, começa o inverno no Brasil. Por isso eu achei apropriado utilizar alguns pensamentos do famoso sermão: “Venha antes do Inverno” de Clarence Macartney.

O texto que nós iremos ler hoje se encontra na segunda carta a Timóteo, capítulo 4 e versículo 21, apenas a primeira parte. Diz assim:

Faça todo o possível para estar aqui antes do inverno.” — (2 Tm 4.21a, NVT)

Bom… se você não conhece o contexto dessa passagem, ao escrever a segunda carta a Timóteo, Paulo se achava aprisionado em Roma, aguardando o julgamento e possível condenação. Paulo sabia que a vida dele estava no fim. O infame imperador Nero jogou a culpa do incêndio de Roma sobre os cristãos. E Paulo, como líder deles, acabou sendo julgado, condenado e decapitado em Roma.

Nesse ínterim, Paulo, que deixou Timóteo pastoreando a igreja de Éfeso, escreve dizendo: “Timóteo, meu amigo, venha me visitar. E quando você estiver vindo, passe em Troâde e pegue os meus livros”.

Eis aqui nossa primeira lição: Faça amizade com bons livros. Eles nunca vão te abandonar. Em seguida, Paulo continua escrevendo: “Timóteo, depois que você pegar meus livros, lembre-se de pegar o manto que eu deixei aí também”.

Eis aqui nossa segunda lição: O manto de Paulo, que fora manchado com sangue de suas feridas por causa de Cristo, agora o manteria aquecido. Por isso, o apóstolo disse: “Timóteo, Faça todo o possível para estar aqui antes do inverno!”

Uma outra explicação possível é que Timóteo teria de viajar de barco para encontrar Paulo. No entanto, não havia navegação no inverno, porque as águas do mar Mediterrâneo eram perigosas demais.

E essa é a nossa terceira lição: Antes do inverno ou nunca!

Há algumas coisas que nunca serão feitas a menos que sejam feitas “antes do inverno”. Se Timóteo não seguisse viagem naquele mesmo dia de outono, dia em que recebeu a carta do apóstolo, não poderia encontrar Paulo na primavera, porque o apostolo já estaria morto. Assim, há certas coisas na vida que precisam ser feitas antes do inverno chegar. Uma palavra de gratidão, de amor, um gesto de carinho, um presente. Se não for hoje, amanhã poderá ser tarde.

Em conclusão, quero lembrar você mais uma vez: Temos poucos dias, até que o inverno chegue. Por isso, venha antes que o último vento do outono retire as folhas das árvores que estão sobre os campos! Venha antes que o seu coração se esfrie! Venha antes que o seu desejo pelas coisas espirituais acabe! Venha hoje, porque amanhã sua disposição poderá mudar.

Quando o Espírito Santo convida alguém a vir a Cristo, Ele nunca diz “amanhã”, mas sempre “hoje”. Hoje é o dia da salvação. Hoje, se você ouvir a voz de Deus, não endureça o coração. Venha antes do inverno chegar. Venha a Cristo hoje!

— — — — — — — — — — — —

Devocional baseado no sermão “Come Before Winter, de Clarence Macartney (1879–1957) 

Texto: Diego Gonçalves // Escrito para Igreja Dae Han | MEP 
#devocional #mep #daehan #igreja #viver #morrer #jesus #fé #pecado #salvação #palavra #bíblia #oração


quinta-feira, 3 de junho de 2021

Você já sentiu acídia?

 

DEVOCIONAL: Você já sentiu acídia?

Escrito em 03 de junho de 2021

Você já sentiu o cansaço, a monotonia, o desânimo e apatia espiritual? Cuidado! Você pode estar com acídia!

(PS: Hoje gostaria de ler o texto bíblico na Nova Versão Transformadora. A NVT tem conquistado meu coração)

Vamos a nossa reflexão!

“A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o sonho realizado é árvore de vida”. – Provérbios 13: 12 — NVT

Acídia é uma palavra estranha, pouco presente em nossa linguagem atual. Deriva da palavra “ácido” e é tão corrosiva quanto o elemento químico. Ela tem se tornado o mal do nosso tempo e pode ser considerada como uma das maiores epidemias dentro das igrejas atuais!

A acídia é responsável por causar a preguiça, a falta de iniciativa e a apatia espiritual e se apresenta, frequentemente, cheia de insatisfações e de críticas a tudo e todos, seguida de uma tristeza profunda, semelhante à depressão.

Em seu livro “Suma Teológica”, Tomás de Aquino afirma que a acídia é pecado, partindo da definição de João Damasceno que disse: “é certa tristeza que causa pesar”. Isso significa que a acídia é uma tristeza que deprime o ânimo do homem de modo que nada lhe agrada, causando-lhe o tédio e uma enorme dificuldade em começar qualquer ação boa.

O detalhe da acídia que chama a atenção é que ela entra na nossa vida espiritual e nos faz odiarmos o que temos e desejarmos o que não temos, em um ciclo sem fim.

Porém, mais do que isso, a acídia é melhor traduzida como uma “indolência espiritual” e os sintomas mais comuns são: tédio para orar, deixar de perseverar, dúvidas sobre autenticidade da própria vocação, falta de coragem, deserto espiritual, inveja, pró-ativismo exagerado, perda do sentido da vida, depressão e tendências suicidas.

A boa notícia é que, com a ajuda de Deus, se pode vencer a acídia resistindo ao pecado, perseverando na humilde e sincera oração, e acima de tudo, meditando diariamente na Palavra de Deus.

Que a luz de Jesus ilumine sua vida!

Amém!


Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...