sexta-feira, 16 de abril de 2021

Sobre esperar em Deus! (Salmos 13: 1)

 

Sobre esperar em Deus!

DEVOCIONAL: escrito em 16 de abril de 2021

Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Salmos 13: 1.

Esperar em Deus, nunca foi uma tarefa fácil. Principalmente, quando Deus fica em silêncio. Passam dias, semanas e até meses passam e as nossas orações parecem continuar sem resposta. Nessas situações, é tão fácil sentir que Deus se esqueceu de nós. E diante das nossas grandes preocupações, surgem tantos pensamentos ansiosos. Que vão se ampliando absurdamente, na medida em que Deus não nos responde. Nessa ocasião, o desânimo nos apresenta o seu irmão: E ele se chama ‘cansaço’. 

O cansaço se torna o nosso grande inimigo. Ele luta com a gente fazendo com que  pareça impossível enfrentar um novo dia. E ele fez exatamente isso com o Rei Davi. Nós lemos que o salmista se cansou enquanto esperava (v. 1). Ele se sentiu abandonado — como se seus inimigos estivessem ganhando vantagem (v.2). 

A verdade é que, quando estamos esperando que Deus resolva uma situação difícil ou 

que responda, de forma imediata, as nossas orações tão manjadas e repetidas, facilmente nos vemos como Davi: desencorajados. E quando nos sentimos assim, o diabo vem e sussurra em nossos ouvidos que Deus se esqueceu de nós e que as coisas nunca mudarão.

Dessa forma, somos tentados a ceder ao desespero. Afinal, por que eu deveria ir ao culto, se Deus não me responde? E por que se preocupar em ler a Bíblia ou orar se Deus não está comigo? 

A verdade é que, você deve ir ao culto, e ler a Bíblia, e orar, e fazer todas essas coisas porque serão essas coisas que te ajuda a se manter firme no fluxo do amor de Deus e a tornarem você sensível a voz do Espírito Santo. 

Esse era é remédio de Davi. Na suas maiores angústias, ele se concentrava em tudo aquilo que sabia sobre o amor de Deus. Ele se lembrava de como Deus o havia socorrido e o abençoado. Então, como resultado disto, lemos nosso salmista entregando um alto louvor ao Deus que nunca se esqueceu dele. 

Tal como Davi, você também pode confiar no Senhor. Mesmo que você esteja enfrentando a crise mais longa de sua vida. Mantenha-se confiando no Senhor, orando ao Senhor, falando com Ele e deixando a Sua Palavra falar a você também. Lembre-se do que Ele já fez na vida. Apoie-se e agarre-se em Suas promessas. 

Porque vale a muito a pena esperar em Deus, pois, o tempo de Deus é sempre o melhor tempo. 

E se eu posso te dizer uma ultima coisa, te digo para olhar para o salmo 13 com um olhar diferente. Coloca a ênfase não apenas no versículo 1 e 2, mas no versículo 3, 4, 5 e 6 também.

Então ao invés de perguntar: “Deus por quanto tempo eu devo esperar para que o Senhor  responda a minha oração?” (v.1-2). Olhe também para os versículos 3 e 4 deste mesmo salmo e fale como Davi: “Senhor, ilumina os meus olhos… Senhor, ilumina os meus olhos para que ele possa ter a força para suportar a oposição“. (v.3-4). 

Repare bem como, em seguida, Davi redireciona seu coração para confiar na misericórdia infalível, duradoura e graciosa de Deus. E agora, com uma nova perspectiva, cantar desse amor e dessa salvação e cantar ao Senhor com um alto louvor por todo bem que Ele tem feito. (v. 5-6).

Deus te abençoe.

— — — — — — — — — — 
Texto: Diego Gonçalves // Escrito para Igreja Dae Han | MEP 
#devocional #mep #daehan #igreja #esperar #Deus #paciência #Jesus #fé #pecado #salvação #palavra #bíblia #oração


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...