domingo, 11 de abril de 2021

Cuide das minhas ovelhas. (João 21.15-19)

 

Cuide das minhas ovelhas

João 21: 15. Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, você me ama realmente mais do que estes? ” Disse ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Cuide dos meus cordeiros”. 16. Novamente Jesus disse: “Simão, filho de João, você realmente me ama? ” Ele respondeu: “Sim, Senhor tu sabes que te amo”. Disse Jesus: “Pastoreie as minhas ovelhas”. 17. Pela terceira vez, ele lhe disse: “Simão, filho de João, você me ama? ” Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez “Você me ama? ” e lhe disse: “Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Cuide das minhas ovelhas. 18. Digo-lhe a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir”. 19. Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: “Siga-me! ” – 

MENSAGEM:

Enquanto meditamos no texto dessa manhã,
Por favor,
Se coloque no lugar de Pedro e deixe Jesus perguntar a você:
“Você me ama?”

Bom,
Essa é uma pergunta crucial”! E ela foi feita por três vezes seguidas!

UMA RAZÃO PELA QUAL JESUS FEZ ESSAS PERGUNTAS A PEDRO É PORQUE QUERIA AJUDA-LO.

*Pedro estava carregando uma culpa terrível naqueles dias, porque havia falhado miseravelmente com o Senhor. Negou o Senhor por 3 vezes e não havia nada que podia fazer poder contornar isso.

*Porém, Jesus sabendo do peso enorme de culpa que Pedro estava carregando, o Senhor não o criticou, não o envergonhou e não o rejeitou. Em vez disso, Jesus fez a Pedro três perguntas simples, porém, muito profundas: “Você me ama, Pedro?”

*Eu acho que você deve saber que a língua grega original tem mais de uma tradução para a palavra “amor”.

Em nosso texto, nas duas primeiras vezes que Jesus faz a pergunta, ele diz: Pedro você me ama com o amor “ágape”?

Se você se lembra,
Ágape significa o amor incondicional, ou seja, o mesmo tipo de amor que Deus tem por nós.

*Então Pedro, se sentindo meio desconfortável com a pergunta de Jesus, responde: Sim, Senhor. Eu te amo com o amor Philéo.

Philéo significa amor fraternal. O amor filantrópico e caridoso.

Para ilustrar melhor, vamos tentar parafrasear as perguntas do Senhor e as respostas de Pedro nos vs. 15-17:

  1. “Simão, filho de João, você me ama “incondicionalmente” mais do que ama esses homens?” — Pedro responde: “Sim, Senhor, Você sabe que Eu Te amo como um “amigo e irmão.”
  2. Jesus perguntou-lhe novamente uma segunda vez: “Simão, filho de João, você Me ama com meu de amor “do tipo incondicional”? — Pedro responde pela segunda vez “Sim, Senhor, Você sabe que eu Te amo como um “amigo e irmão”.
  3. Jesus lhe disse pela terceira vez, agora diz: “Simão, filho de João, você Me ama como “um amigo e irmão?” Então Pedro fica triste, porque agora, Jesus pergunta: “Você Me ama (como um amigo e irmão)?” E Pedro responde: “Senhor, Tu sabes todas as coisas; Tu sabes que Eu Te amo como um amigo e irmão”.

*Pedro aprendeu a lição. E Deu a melhor resposta que podia dar: Ele diz:
Meu amor não é incondicional, mas “eu te amo Senhor, você sabe que eu te amo”.

*Quem de nós nunca se viu como Pedro?
Quem de nós nunca se viu Perturbado pela sua própria consciência?
Quem de nós achou amava a Deus, mas descobriu no meio do caminho
Que o nosso amor não passa de um amor imperfeito?
Passíveis de erros, de falhas, de falsas promessas?

“Se Pedro, sendo quem era,
foi atormentado pela culpa e pela crise de consciência
Que dirá nós?

Entretanto, A boa-nova é que
*Jesus nos ajuda a enfrentar nossas crises de consciência.
Jesus nos tira da perturbação e
Jesus nos ajuda a vencer todos os fantasmas do nosso passado de frustração.

POR ISSO É QUE ELE FEZ A ESSAS PERGUNTAS.
ELE QUERIA AJUDAR PEDRO. MAS JESUS TAMBÉM QUERIA OUVIR PEDRO.

*E o meio pelo qual Jesus usou para ajudar Pedro,
Fez com que Pedro abrisse a boca e exprimisse seu amor imperfeito pelo Senhor.

Quem sabe também Jesus use dos mesmos meios com você.

Parece loucura,
afinal, a Bíblia diz que antes das palavras chegarem a nossa boca, Deus já sabe tudo o que vamos dizer. E se Deus já sabe tudo o que vamos dizer? Então por que Ele fez basicamente a mesma pergunta, por três vezes, a Pedro?

Eu não tenho dúvidas que há uma conexão com as 3 negações de Pedro. Mas além disso, tenho certeza que mais do que isso, Jesus queria ouvir Pedro expressar seu amor. Porque aquilo que é sentido profundamente no coração do homem, precisa ser testificado livremente com os lábios.

*E Pedro testifica 3x: Tu sabes tudo! Eu te amo, Senhor.

Assim, nós também deveríamos testificar nessa manhã.

Contudo, o amor não pode ser movido apenas por palavras.

Lemos nos versículos 15-17 que Jesus também disse a Pedro, “Se você me ama, Simão? — Então cuida dos meus cordeiros. Apascenta as minhas ovelhas. Cuida minhas ovelhas.”

Perceba que o amor não se resume em palavras.

O amor é atitude, é ação, é toque, é cuidado,
O amor é troca, é convivio, é unidade e é pastoral. .

Assim como Jesus deu funções para Pedro, Jesus dá funções para nós também.
Ele diz: cuida dos meus ovelhas. Apascenta as minhas ovelhas. Cuida minhas ovelhas.

Qual rebanho Jesus te confiou?
Você tem cuidado dele?
Você tem o alimentado?
Você tem servido a ele?

Jesus te chama para servi-Lo servindo a outros.

O NT nos expõe essa verdade por diversas vezes.

:

  • Em 1 Coríntios 9:19, Paulo disse: “Porque, embora seja livre de todos, fiz-me servos de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas. – Bíblia

*Em 2 Coríntios 4:5, Paulo disse: “Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor, e a nós como servos de vocês, por amor de Jesus. – Bíblia”

*Então, em Gálatas 5:13, Paulo diz aos cristãos: ” Gálatas 5: 13. Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.

*Salmo 100:2 nos diz para “SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA!”

*Em Lucas 22:24-27, poucas horas antes de Jesus morrer na cruz por nós, lemos que os discípulos estavam discutindo qual deles seria o maior no Reino de Deus. Naquela noite, Jesus lhes disse:

Os reis das nações dominam sobre elas; e os que exercem autoridade sobre elas são chamados benfeitores. 26. Mas, vocês não serão assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve. 27. Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve.

*Pense nisso: Se até os 12 precisaram de ajustes de caráter, então certamente também precisaremos. Deus nos ordena a servir como Ele serviu: com amor, bondade e humildade.

Por fim,

*Continue confiando no Senhor, mesmo quando as coisas não estão indo como você gostaria que estivessem indo.

As coisas tomaram um rumo inesperado quando Jesus falou com Pedro em vs. 18-19. Lá Jesus disse a Pedro:

João 21: 18. Digo-lhe a verdade: Quando você era mais jovem, vestia-se e ia para onde queria; mas quando for velho, estenderá as mãos e outra pessoa o vestirá e o levará para onde você não deseja ir”. 19. Jesus disse isso para indicar o tipo de morte com a qual Pedro iria glorificar a Deus. E então lhe disse: “Siga-me! ” – Bíblia

*Observe que Jesus não disse: “Pedro, eu sei que você me ama, e você vai fazer grandes coisas por mim.

*Jesus também não disse: “Pedro, você vai glorificar a Deus pregando no Dia de Pentecostes. E Três mil pessoas serão salvas!” Jesus não disse: “Pedro, você vai glorificar a Deus fazendo milagres em meu nome, e levando os primeiros gentios à fé

*Agora, Jesus sabia que todas essas grandes coisas aconteceriam. E certamente eles trouxeram glória a Deus. Mas Jesus se concentrou no sofrimento de Pedro. Jesus disse: “Pedro, você vai glorificar a Deus fazendo algo que não quer fazer: Sofra em uma cruz por Mim”.

*Vivendo aqui em SP, muitos de nós estamos acostumados a conseguir o que queremos. Mas Deus nem sempre nos dará o que queremos, e há algumas razões importantes para isso. Uma razão pela qual é porque nem sempre queremos a coisa certa. Além disso, não somos o centro do universo. Coisas maiores estão acontecendo do que o que queremos.

*Além disso, como alguém uma vez disse, “Deus está mais preocupado com nosso caráter do que com nosso conforto. Seu objetivo não é nos mimar fisicamente, mas nos aperfeiçoar espiritualmente.” (5)

*O melhor que podemos fazer é ouvir Jesus dizer: “Siga-me”, depois confiar nEle o suficiente para entregar nossos desejos a Deus.

*Foi o que Pedro fez. Ele confiou em Jesus o suficiente para entregar seus desejos ao Senhor. Em 2 Pedro 1:14, o Apóstolo disse que sabia “que em breve devo largar a minha tenda, assim como nosso Senhor Jesus Cristo me mostrou”.
*Nessa mesma passagem, Pedro nos exortou a crescer em bondade, piedade e amor. E em sua primeira carta, Pedro nos desafia a sofrer tratamento errado pacientemente. Como ele disse em 1 Pedro 2:21-24:

  1. Para isso fostes chamados, porque também Cristo padeceu por nós, deixando-nos um exemplo, para que seguisseis os Seus passos:
  2. que não cometeu pecado, nem foi encontrado em Sua boca;
  3. O qual, quando foi insultado, não insultou em troca; quando sofreu, não ameaçou. — Mas se comprometeu com Aquele que julga com justiça;
  4. O qual levou os nossos pecados em Seu próprio corpo sobre o madeiro, para que nós, tendo morrido para os pecados, vivamos para a justiça por cujas pisaduras fostes curados.

*Todos nós precisamos confiar em Jesus Cristo o suficiente para entregar nossos desejos a Deus, e acima de tudo, porque foi isso que o Senhor fez por nós.
*Você sabe, enquanto Pedro caminhava naquele dia com Jesus, ele deve ter olhado para as mãos do Senhor. Você não teria feito isso? Pedro deve ter visto as cicatrizes da cruz. E vendo essas cicatrizes, ele deve ter pensado: “Nada que eu pudesse fazer poderia retribuir tudo o que Ele fez por mim. Eu deveria amá-Lo. Eu vou amá-Lo. Eu O amo.”

CONCLUSÃO:
*Jesus perguntou a Pedro, e o Senhor está nos perguntando esta noite: “Você me ama?”
*Se você fizer isso, então confesse seu amor pelo Senhor, comprometa-se a trabalhar para o Senhor e continue a confiar no Senhor, mesmo quando Ele o guia pelos lugares difíceis da vida.

*É sempre um bom momento para expressar nosso amor ao Senhor, então por que você não faz isso agora enquanto nos curvamos para a oração silenciosa? E se você nunca recebeu Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, coloque sua confiança no Senhor e peça a Ele para salvá-lo agora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...