terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Mateus 1.1-17 - Todo mundo tem um passado

 SLIDE 1: Todo mundo tem um passado

Mateus 1:1-17 ( genealogia de Jesus)


Clique aqui p/ obter os slides


Olá, minha gente! Sejam bem vindos. Muito obrigado pela cia de vocês aqui. . 


Confesso que estou muito feliz pela oportunidade que tenho de reunir alguns amigos para juntos aprendermos um pouquinho mais sobre o texto sagrado e mais especificamente sobre o Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.  


INTRODUÇÃO: 


SLIDE 2: Deus nos deu quatro evangelhos no Novo Testamento, e cada evangelho tem seu próprio foco particular. 


O evangelho de Marcos apresenta Jesus como um servo humilde e sofredor. 


Já o evangelho de Lucas apresenta Jesus como o filho do homem. 


O evangelho de João, por sua vez, apresenta Jesus como o Filho de Deus. 


E  o evangelho de Mateus, então, apresenta Jesus como Messias e Rei. 


Ao longo de seu evangelho, Mateus vai investigar minuciosamente todas as Escrituras do Antigo Testamento para comprovar e mostrar como Jesus realmente é o Messias prometido. 


Algo que poderá chamar a nossa a atenção no decorrer desse estudo é que Mateus usa a palavra “rei” mais do que qualquer outro escritor no Novo Testamento (22x). 


Ele enfatiza isso até mesmo no primeiro versículo do evangelho que identifica Jesus como o Cristo, que é o Messias, e que é descendente de Davi, fato esse que o coloca na linhagem real dos reis.


SLIDE 3: Então, vamos começar lendo Mateus 1. 1-17, a genealogia de Cristo. 


(Ler o orar.)


———————-


SLIDE 4: Você deve estar se perguntando, por que acabamos de ler todos esses nomes, Diego? 


Na verdade, muitas pessoas quando começam a ler o Novo Testamento se perguntam a mesma coisa. Por que Mateus começou seu livro escrevendo  todos esses nomes?


O versículo 1 diz: 


“Este é o registro dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi e de Abraão...” (Mateus 1:1) 


O evangelho de Mateus foi escrito em grego, e no idioma original as palavras iniciais são na verdade um trocadilho. 


As palavras de abertura no grego podem ser traduzidas literalmente como “o livro da gênese de Jesus Cristo”. 


Assim como o Antigo Testamento começa com o livro de Gênesis, assim o Novo Testamento começa com “o livro da gênese de Jesus Cristo”. 


E é nesse enredo que então começa a história de Jesus, e a genealogia escrita por Mateus fornece a ponte perfeita do Antigo Testamento para o Novo.


certo?


Bom, agora vale dizer, porém, que existem quatro maneiras de visualizar essa genealogia. 


SLIDE 5: Primeira. Você pode vê-la como uma longa lista de nomes. 


Segunda. Você pode olhar um pouco mais de perto e ver que os nomes estão divididos em três grupos de quatorze gerações.


Terceira. Se você olhar para o início de cada uma dessas seções, verá que elas são lideradas por três grandes divisões na história de Israel - Abraão, Davi e o exílio. 


E a quarta forma de visualizar essa genealogia é esta: se você olhar com mais atenção, vai notar que há quatro mulheres inseridas ao longo da genealogia.


Então, vimos que existem quatro maneiras de olhar para a genealogia, e agora, aqui tá o “pulo do gato”: através dessas quatro perspectivas, existem quatro coisas que podemos aprender olhando para cada uma delas. 


Aprendemos que: 


SLIDE 6. Primeiro. o nascimento de Jesus está enraizado na história, 


Segundo. o nascimento de Jesus está enraizado na soberania de Deus


Terceiro. o nascimento de Jesus está enraizado nas promessas de Deus e 


Quarto. o nascimento de Jesus está enraizado na graça de Deus.


Certo! Vamos começar a trabalhar esses quatro pontos lembrando que todo mundo tem um passado, e Jesus não é exceção. 


Então, vamos dar uma olhada mais de perto na genealogia dele.


1. O nascimento de Jesus está enraizado na história


SLIDE 7 - Em primeiro lugar, o nascimento de Jesus está enraizado na história. 


Se tem alguma coisa que essa longa lista de nomes nos ensina, é que Jesus teve um passado. 


Ele não saiu simplesmente do nada. O nascimento de Jesus está enraizado na história.


   A. A importância das genealogias (1 Crônicas 1-9)


SLIDE 8 - Quer saber, minha gente… As genealogias foram e ainda são extremamente importantes para muitos povos e culturas. 


Ainda hoje em nossa cultura, vemos pessoas interessadas em pesquisar seu histórico familiar.


Eu sei que existe um exame de DNA que te mostra de quais povos seus antepassados eram… 


além disso, sei também que existem alguns sites disponíveis na internet que te ajudam a traçar sua a árvore genealógica. 


Em todo caso, de uma coisa sabemos: aprender sobre a nossa história familiar pode nos dar um novo senso de identidade. 


Algumas pessoas chamam isso de raízes. (minha raiz é uma mistura de africanos com europeus e mineiros de minas logo ali uai)  


De todo modo, é sempre fascinante encontrar o seu lugar na história. 


Então, é nesse sentido que as genealogias eram especialmente importantes para o povo judeu. 


Elas foram mantidas pelo Sinédrio por centenas de anos (Sinédrio é que podemos chamar de cartório ou corte jurídica e legislativa do povo judeu) 


Essas genealogias foram preservadas até que os registros fossem destruídos no ano 70 d.C., naquela época, todos (TODOS, sem excessão) os judeus podiam dizer sua linhagem e de que tribo eles vieram.


Por isso, não era coisa incomum um judeu começar um livro com uma genealogia. 


Por exemplo, o historiador judeu muito conhecido chamado Flavio Josefo começou sua autobiografia pela sua própria genealogia. 


Além desse exemplo… Se você já leu o livro de 1 Crônicas, então você sabe que os primeiros nove capítulos são todos uma longa genealogia! 


Portanto, o que tudo isso significa? 


Significa que as genealogias são importantes, porque as pessoas são importantes, e cada pessoa é muito importante para Deus.


Okay, minha gente? Alguma dúvida até aqui?


   B. Estabelece a verdadeira humanidade de Jesus (Mateus 1:1-16)


SLIDE 9 - Bom, então ao escrever o evangelho começando com a genealogia de Jesus, Mateus estabelece a verdadeira humanidade de Jesus. 


e o conceito por trás dessa ideia é justamente dizer que Jesus “não é um semideus da mitologia pagã, mas é dizer que Jesus é um homem de verdade com uma raiz histórica e uma árvore genealógica”. (G.B. Caird, Luke, p. 77) 


Ou seja, Jesus é uma pessoa real com pais, avós, irmãos, irmãs e primos. 


Bata contar contar os registros que você vai encontrar quarenta e seis nomes do passado listados aqui na genealogia de Mateus.


O interessante, porém, é que a genealogia vai até José, e depois, muda de faixa, sem dar seta. E muda para Maria.


SLIDE 10 Olhe para o versículo 16 comigo: “... Jacó gerou José, marido de Maria. Maria deu à luz Jesus, que é chamado Cristo.” (Mateus 1:16) 


Por várias vezes lemos na genealogia o seguinte: “essa pessoa era o pai daquela pessoa. E essa outra pessoa era o pai dessa pessoa.” E por aí vai, a té o final da lista.


Mas quando chegamos a José, a linguagem paterna fica ausente. Isso porque Jesus nasceu de Maria, e foi apenas adotado pelo marido de Maria, que é José.


Então, por que afinal, Mateus escreve essa longa genealogia que leva até José se José não era o pai biológico de Jesus? 


Porque “pela lei palestina, o chefe de uma família não era menos pai de seus filhos adotivos do que daqueles filhos que ele havia procriado”. (Pierre Bonnard, Matthieu, p. 17) 


E assim, portanto, o relacionamento adotivo de Jesus com José o coloca em um relacionamento real com todas as pessoas que vieram antes dele. 


SLIDE 11 - E esse é o nosso primeiro ponto hoje: O nascimento de Jesus está enraizado na história.


Podemos prosseguir ?


II. O nascimento de Jesus está enraizado na soberania de Deus


SLIDE 12 - Em segundo lugar, o nascimento de Jesus está enraizado na soberania de Deus. E Mateus demonstra isso dividindo a genealogia de Jesus em três seções de quatorze nomes cada.


   A. O uso de genealogias seletivas (cf. Gênesis 5 e 11; Mateus 1:1,8,11)


SLIDE 13 - Aqui, minha gente, antes de analisarmos o significado das divisões de Mateus, vamos ter que primeiramente olhar para o uso de genealogias seletivas na Bíblia. 


O que é genealogia seletiva? 

A Bíblia geralmente usa genealogias seletivas para condensar relatos históricos e destacar os nomes mais importantes. 


Por exemplo, as genealogias em Gênesis 5 e 11 são divididas em grupos de dez nomes cada.


Precisamos lembrar que o mundo antigo usava a palavra “pai” não apenas para significar pai, mas também poderia significar avô ou bisavô ou até mesmo antepassado. 


Vemos um exemplo disso em Mateus no versículo um, onde Jesus é chamado de “o filho de Davi e de Abraão”. (Mateus 1:1) 


Agora sabemos que não são apenas três gerações. Abraão não era o pai de Davi, e Davi não era o pai de Jesus. 


Mas no versículo um, Mateus destaca apenas os nomes mais importantes da sequência. E não teve nenhum trambique aqui. 


Porque era assim que as genealogias funcionaram na cultura, e é exatamente isso o que a palavra pai significava na cultura. 


Todo mundo sabia o que Mateus queria dizer. Eles sabiam que Mateus estava simplesmente mostrando que Jesus era descendente de Davi, que era descendente de Abraão.


Há outros exemplos de nomes seletivos na genealogia de Jesus também. 


O versículo 8 diz: “Jeorão gerou Uzias.” (Mateus 1:8) 


Mas na verdade, Jeorão foi o bisavô de Uzias. Ou seja, Mateus pula mais de três gerações aqui, deixando de fora Acazias, Joás e Amazias. (Cf. 1Cr 3.11-12)


Mateus faz isso novamente no versículo 11, onde lemos: “Josias gerou Jeconias”. (Mateus 1:11) Josias era na verdade o avô de Jeconias e Mateus ignora o rei Jeoiaquim.


Isso pode nos parecer confuso porque pensamos em genealogias como inclusivas; de modo que queremos ter certeza de listar todos os nomes. 


Mas para os judeus, não havia problema em destacar os nomes mais importantes e listar avôs ou ancestrais em vez de apenas pais. 



   B. Três grupos de quatorze gerações (Mateus 1:17)


SLIDE 14 - Então, por que Mateus divide sua genealogia em três grupos de quatorze gerações? 


Olhe para o versículo 17: “Portanto, são catorze gerações de Abraão até Davi, catorze de Davi até o exílio na Babilônia e catorze do exílio na Babilônia até Cristo.” (Mateus 1:17) 


Mateus está falando teologicamente aqui. Ele está mostrando que Deus é soberano inclusive sobre os estágios da história de Israel.


O tempo de Abraão até Davi foi um tempo de ajuntar poder à medida que o povo de Deus se multiplicava e vinha para a Terra Prometida e assim, o reino foi estabelecido. 


Já o tempo de Davi até o exílio foi um tempo de declínio de poder, pois a nação de Israel estava dividida e se rebelou contra Deus e acabou sendo dispersa no exílio babilônico. 


Entretanto, o tempo do exílio até Cristo foi um tempo de reconstrução quando um povo remanescente retornou à terra de Israel, e em consequência disso, os sacrifícios no templo foram restabelecidos e o povo aguardava pelo Messias prometido.


Deu pra perceber que Mateus está falando teologicamente aqui. 


Veja só! Mateus pesquisou a fundo e destacou seletivamente vários nomes na genealogia para equilibrar as seções em quatorze nomes cada. 


Por que ele fez isso?

Porque o número quatorze era muito significativo no judaísmo. 


SLIDE 15 - As letras hebraicas receberam valores numéricos, e todo bom judeu saberia que quatorze era o valor numérico do nome do rei Davi. (D = 4, V[W] = 6, D = 4). 


Uma outra curiosidade é que Quatorze também é o dobro do número sete, que para o judeu  é o número de perfeição e da completude nas Escrituras. 


Então, veja bem uma coisa aqui: três grupos de quatorze é a mesma coisa que seis grupos de sete, entenderam?


três grupos de quatorze é a mesma coisa que seis grupos de sete.


o que significaria que Jesus nasceu no início do sétimo grupo de sete gerações. Um super lugar adequado e perfeito para o nascimento do Messias.


Em outras palavras… para o Mateus - três vezes catorze é o resultado da soberania de Deus. 


Ou seja, Mateus está mostrando que Deus foi soberano sobre todas as pessoas e sobre todos os eventos que levaram ao nascimento de Jesus, e que em consequência disso, torna Jesus é o clímax da história de Israel. Pois Tudo leva a Jesus. 


SLIDE 16 - Portanto, O nascimento de Jesus está enraizado na soberania de Deus.


III. O nascimento de Jesus está enraizado nas promessas de Deus


SLIDE 17 - Em terceiro lugar, o nascimento de Jesus está enraizado nas promessas de Deus. 


Por que? Porque Mateus não apenas dividiu sua genealogia em três seções, mas cada seção tem a ver com uma pessoa ou com um evento específico na história de Israel. 


E o que torna mais significativo ainda sobre cada pessoa ou evento é que Deus fez promessas específicas a todos os três períodos. 


E a melhor parte disso é que todas essas três promessas tinham a ver com o nascimento de um filho.


   A. A promessa de Deus a Abraão:

– todas as nações serão abençoadas (Gênesis 22:18; Gálatas 3:16)


SLIDE 18 - Em primeiro lugar, a promessa de Deus a Abraão é encontrada em Gênesis 22:18: “Através de sua prole [semente] todas as nações da terra serão abençoadas.” (Gênesis 22:18) 


Deus prometeu a Abraão que teria um filho e que, por meio de seu filho, todas as nações seriam abençoadas.12


Agora, em certo sentido, esse filho era Isaac. Isaac era uma criança milagrosa. Sua mãe era estéril, e ambos seus pais tinham noventa anos quando ele nasceu. E, no entanto, Paulo no Novo Testamento nos mostra que essa promessa foi realmente cumprida em Cristo. 


Lemos em Gálatas 3:16: “As promessas foram ditas a Abraão e à sua semente. A Escritura não diz 'e às sementes', significando muitas pessoas, mas 'e à sua semente', ou seja, uma pessoa, que é Cristo". (Gálatas 3:16)


O nascimento milagroso de Isaac no Antigo Testamento prenuncia o nascimento milagroso de Jesus no Novo Testamento. E assim a genealogia de Mateus começa e termina com o nascimento milagroso de uma criança em cumprimento das promessas de Deus.


   B. A promessa de Deus a Davi:

– um rei governará para sempre (2 Samuel 7:12-16)


SLIDE 19 - A segunda seção começa com Davi, e com certeza, Deus também fez uma promessa a Davi sobre um filho. 


A promessa de Deus a Davi é encontrada em 2 Samuel 7: “Quando seus dias acabarem e você descansar com seus pais, eu criarei sua prole para suceder a você, que virá de seu próprio corpo, e estabelecerei seu reino ... 


Sua casa e seu reino durarão para sempre diante de mim; seu trono será estabelecido para sempre.” (2 Samuel 7:12-16) 


Em certo sentido, esse filho prometido era Salomão, mas Salomão se afastou de Deus e não se sentou no trono para sempre. E assim essa promessa também adia a realização futura em Cristo.


Lembre-se de como Mateus começou seu evangelho no versículo um: “Um registro da genealogia de Jesus Cristo, o filho de Davi”. 


Mateus não só usa a palavra “rei” mais do que qualquer outro escritor no Novo Testamento. Ele também fala do “filho de Davi” mais do que qualquer outro escritor no Novo Testamento.


Agora dê uma olhada em todo o versículo um à luz dessas duas promessas. “Este é o registro dos antepassados de Jesus Cristo, descendente de Davi e deAbraão.” 


Portanto, Jesus é tanto o filho prometido de Abraão quanto o filho prometido de Davi.


   C. A promessa de Deus aos exilados:

– uma criança nascerá (Isaías 7:14, 9:6-7)


SLIDE 20 - Mas ainda há mais uma seção na genealogia - a terceira seção é sobre o exílio. 


E assim como Deus fez promessas de um filho tanto à Abraão quanto à Davi, ele também fez a mesma promessa aos exilados. 


Lemos em Isaías 9: “Pois um menino nos nasceu, um filho nos foi dado.
O governo estará sobre seus ombros ... Seu governo e sua paz jamais terão fim. Reinará com imparcialidade e justiça no trono de Davi, para todo o sempre.” (Isaías 9. 6-7)


O livro de Isaías foi escrito para alertar o povo de Deus sobre o próximo exílio e para dar-lhes conforto durante o exílio. O exílio foi um dos momentos mais cruéis da história de Israel. 


Eles sofreram a perda de Jerusalém, a perda do templo e a perda de sua liberdade. Parecia que todas as promessas de Deus haviam sido perdidas. Mas Isaías profetizou sobre essa criança nascer, cujo governo e paz nunca acabariam.


Anteriormente, ele falou sobre uma virgem dando à luz uma criança: 


“A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho e o chamará de Emanuel.” (Isaías 7:14) 


E embora Mateus fale mais especificamente sobre o nascimento virgem na segunda metade do capítulo, ele já insinuou isso na genealogia no versículo 16, onde José foi nomeado, não como o pai de Jesus, mas como “o marido de Maria, de quem nasceu Jesus, que é chamado de Cristo”. (Mateus 1:16)


Em resumo, 

Jesus é o cumprimento da promessa de Deus a Abraão de que todas as nações serão abençoadas através dele. 


Jesus também é o cumprimento da promessa de Deus a Davi de que um rei governará para sempre em seu trono. 


E ele é o cumprimento da promessa de Deus aos exilados de que nascerá uma criança que reinará sobre tudo. 


O nascimento de Jesus está enraizado nas promessas de Deus.


IV. O nascimento de Jesus está enraizado na graça de Deus


SLIDE 21 - E então, finalmente, o nascimento de Jesus está enraizado na graça de Deus. 


Aprendemos isso com as mulheres que Mateus inclui na genealogia. 


gente, vale ressaltar que isso era uma coisa extremamente incomum que qualquer mulher fosse incluída em uma genealogia judaica. Mas Mateus quebra o paradoxo e inclui quatro de uma só vez.


Isso loucura! Mas na pior das hipóteses, se você perguntasse a qualquer bom judeu quais quatro mulheres deveriam ser incluídas em uma genealogia do Antigo Testamento, a resposta seria fácil


Sara, Rebeca, Raquel e Lia. Quem são elas? 


Elas eram as esposas dos patriarcas: Abraão, Isaque e Jacó. Mas em vez de Sara, Rebeca, Raquel e Lia, nós encontramos Tamar, Raabe, Rute e Bateseba, quatro mulheres com origens questionáveis.


Todo nós devemos ter algum nócego em nossa sua árvore genealógica. Afinal, nem Jesus escapou dessa! E essa é a graça da coisa! 


Vamos dar uma breve olhada em cada uma dessas mulheres e seus antecedentes questionáveis.


   A. Tamar: incesto (Gênesis 38:1-30)


SLIDE 22 - Tamar havia cometido incesto em seu passado. Judá era o seu sogro. Quando Judá perdeu sua esposa, Tamar dormiu com Judá e deu à luz gêmeos. 


Esses gêmeos eram Perez e Zera, e foi através de Perez que a linhagem messiânica continuou. Então, entre os antepassados de Jesus houve um caso de incesto.


   B. Raabe: prostituição (Josué 2:1-24, 6:22-25)


SLIDE 23 - Em seguida, encontramos Raabe. Raabe era uma prostituta que morava na cidade de Jericó. Ela se tornou a mãe de Boaz, bisavô do rei Davi. 


Então, entre os antepassados de Jesus, houve uma prostituta em sua linhagem familiar.


   C. Rute: de Moabe (Deuteronômio 23:3-6; Rute 1:1-7)


SLIDE 24 - E depois, encontramos Rute. Rute era de Moabe. O problema disso é que na lei de moisés, em Deuteronômio 23.3 encontramos a seguinte instrução: 


““Nenhum amonita ou moabita, e nenhum de seus descendentes, até a décima geração, terá permissão de participar das reuniões sagradas do Senhor.” (Dt 23.3) 


E ainda assim Deus teve misericórdia de Rute. Ela não só veio para Israel, mas se casou com Boaz e se tornou a bisavó do rei Davi. E assim, entre seus antepassados, Jesus tinha sangue estrangeiro em sua linhagem familiar.


   D. Bateseba: adultério e assassinato (1 Samuel 11:1-27)


SLIDE 25 - E então finalmente chegamos a Bateseba. Embora, na verdade, Mateus não a apresenta pelo nome, mas a chama de "esposa de Urias". (Mateus 1:6) 


Isso nos lembra não apenas sobre o adultério de Davi com Bateseba, mas principalmente, sobre o mandante do assassinato de Urias, na tentativa de encobrir o pecado. (Comentendo um pecado mais grave, para encobrir um pecado grave)


E assim, entre os seus antepassados de Jesus, houve caso de adultério e assassinato em sua linhagem familiar.


Minha gente, 

O que devemos então fazer com essas quatro mulheres na genealogia de Jesus? 


Acredito que elas nos mostram que o nascimento de Jesus estava enraizado na graça de Deus. 


A linhagem familiar de Jesus não foi povoada não de judeus justos e santos, mas de pecadores terríveis como você e eu. 


Não só isso, mas todas as quatro mulheres não eram judias: Tamar era de Canaã; Raabe era de Jericó; Rute era de Moabe; Bateseba era casada com um hitita. 


Isso nos ensina que Jesus veio para todas as pessoas de todas as nações - assim como Deus prometeu a Abraão tantos anos antes.


SLIDE 26 - Frederick Bruner escreve: “Mateus mais tarde nos ensinará que Jesus ‘não veio pelos justos, mas para pecadores’ (Mateus 9:13); mas já em sua genealogia Mateus está nos ensinando que Jesus veio não apenas para, mas, através, pecadores.” (Bruner, Matthew Vol 1, p. 6) 


Hebreus 2.11 nos diz que Jesus não tem vergonha de nos chamar de irmãos. 


Nesse sentido, Martinho Lutero chega a seguinte conclusão: “Cristo é o tipo de pessoa que não se envergonha dos pecadores - na verdade, Ele até os coloca em Sua árvore genealógica!”


SLIDE 27 - Jesus não veio pelos justos, mas pelos pecadores. O nascimento de Jesus estava enraizado na história. O nascimento de Jesus estava enraizado na soberania de Deus. O nascimento de Jesus estava enraizado nas promessas de Deus. O nascimento de Jesus estava enraizado na graça de Deus. Amém!


CONCLUSÃO: 


Como dissemos anteriormente, todo mundo tem um passado. E é importante que você perceba que sua vida também está enraizada na história, na soberania de Deus, nas promessas de Deus e na graça de Deus.

SLIDE 28 - 

   – Sua vida está enraizada na história (Salmo 51:5; Romanos 5:12)


Em primeiro lugar, sua vida está enraizada na história. Você também tem uma genealogia. Você é descendente de Adão. 


Como C.S. Lewis gostava de dizer: somos todos filhos de Adão e filhas de Eva. Embora soe bonito, infelizmente, isso não é uma coisa boa. 


Porque quando você traça sua linhagem até Adão, sua história inclui o pecado de Adão, o pecado original que afeta todos em sua linhagem, incluindo você e eu.


Davi escreveu no Salmo 51: “sou pecador desde que nasci, sim, desde que minha mãe me concebeu” (Salmo 51:5) 


Daí você pode se perguntar por que Davi se consideraria pecador ao nascer, mesmo antes de ter idade suficiente para cometer um pecado. 


A resposta mais plausível é porque ele era descendente de Adão. 


Paulo escreve em Romanos 5:12: “12 Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo, e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram..” (Romanos 5:12) 


Porque somos todos descendentes de Adão, logo, todos nós compartilhamos o pecado de Adão. Portanto, sua vida está enraizada na história.


   – Sua vida está enraizada na soberania de Deus (Salmo 139:16; Atos 17:26)


Mas a sua vida também está enraizada na soberania de Deus. Deus é soberano sobre todos os detalhes minuciosos da sua vida. 


Lemos no Salmo 139:16: “Tu me viste quando eu ainda estava no ventre;
cada dia de minha vida estava registrado em teu livro, cada momento foi estabelecido quando ainda nenhum deles existia.” (Salmo 139:16) 


E também em Atos 17:26: “De um só homem[d] ele criou todas as nações da terra, tendo decidido de antemão onde se estabeleceriam e por quanto tempo.” (Atos 17:26) 


Sua vida está nas boas mãos de Deus. Sua vida está enraizada na soberania de Deus.


   – Sua vida está enraizada nas promessas de Deus (João 6:37; Atos 2:38-39)


Mas também a Sua vida também está enraizada nas promessas de Deus. Sim, somos todos pecadores desde que nascemos, mas as promessas de Deus são maiores do que o seu pecado. 


Jesus prometeu: “aqueles que o Pai me dá virão a mim, e eu jamais os rejeitarei..” (João 6:37) 


Mais tarde, Pedro pregou à multidão em Pentecostes: “Pedro respondeu: “Vocês devem se arrepender, para o perdão de seus pecados, e cada um deve ser batizado em nome de Jesus Cristo.[a] Então receberão a dádiva do Espírito Santo. Essa promessa é para vocês, para seus filhos e para os que estão longe,[a] isto é, para todos que forem chamados pelo Senhor, nosso Deus”” (Atos 2:38-39) 


A promessa é para você e para todos aqueles que acreditarão. Sua vida está enraizada nas promessas de Deus.


   – Sua vida está enraizada na graça de Deus (Efésios 2:8-9; Tito 3:4-5)


E então, finalmente, sua vida está enraizada na graça de Deus. A Bíblia diz: 


“Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. 9 Não é uma recompensa pela prática de boas obras, para que ninguém venha a se orgulhar.” (Efésios 2:8-9) 


E novamente em Tito 3: 4- “Quando Deus, nosso Salvador, revelou sua bondade e seu amor, 5 ele nos salvou não porque tivéssemos feito algo justo, mas por causa de sua misericórdia. Ele nos lavou para remover nossos pecados, nos fez nascer de novo e nos deu nova vida por meio do Espírito Santo.” (Tito 3:4-5)


A mensagem de Deus para você através da genealogia de Jesus é uma mensagem de esperança e paz. 


Jesus Cristo veio. Ele é filho de Davi, filho de Abraão. Ele é o cumprimento de todas as promessas de Deus. 


E ele estende a promessa de salvação a todos os que acreditam nele. Sua vida está enraizada na história, na soberania de Deus, nas promessas de Deus e na graça de Deus. 


Fim.


Perguntas para discussão:


  • Por que você acha que Mateus achou importante listar a genealogia de Jesus?
  • Que observações você tem sobre a linhagem dele? Há algo interessante nisso?
  • Quais mulheres estão incluídas na lista?
  • Por que você acha que essas mulheres eapenas essas mulheres estão incluídas?
  • O que podemos aprender com o fato de que essas mulheres são os ancestrais de Jesus?
  • Por que a importância do número 14 nesta genealogia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...