domingo, 28 de fevereiro de 2021

Perseguidos por causa da justiça.

Perseguidos por causa da justiça!

Mateus 5:10-12

Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. 11. “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. 12. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês”.

Como temos visto nesses últimos domingos,

Quanto mais um discípulo vive as Bem-aventuranças,
maior a probabilidade do mundo contraria-lo.

Quanto mais você vive para Cristo,
maiores são as chances do mundo te odiar e te perseguir.

Assim, foi com os discípulos de Jesus e com a comunidade de Mateus.

Eu não sei se vocês sabem, mas o Evangelho de Mateus, brotou justamente da história de uma comunidade que sofreu muita perseguição por causa do anúncio da boa-nova de Jesus Cristo. As primeiras comunidades cristãs, e a gente inclui a comunidade de Mateus aqui, estavam inseridas num contexto hostil ao anúncio do reino de Deus. Havia muita perseguição, tortura e morte.

Tenha em mente que à medida em que os discípulos manifestavam o caráter das Bem-aventuranças à sociedade em que viviam, mais inevitáveis eram as conseqüências da perseguição. A perseguição foi uma realidade na igreja nascente.

Quando olhamos para o novo testamento
Encontramos várias declarações a esse respeito.

Lemos em 2 Timóteo capítulo 3 e versículo 11 o apóstolo Paulo narrar as perseguições que enfrentou! Ele diz:

“Quanta perseguição suportei! Mas, de todas essas coisas o Senhor me livrou!”
E após Paulo lembrar das suas aflições e perseguições nas cidades em que passou
Ele diz no versículo 12: “De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos”.

Isso significa que cedo ou tarde, o/a discípulo/a vive o caráter semelhante ao de Cristo poderá sofrer perseguição. Alguns menos, alguns mais….

Quando lemos o que Paulo escreveu aos Gálatas 4:29 percebemos que as suas palavras ainda são aplicáveis em nossos dias: ele diz:”aquele que nasceu segundo a carne perseguiu aquele que nasceu segundo o Espírito”.

Percebe? Daquela época até os nossos dias nada mudou.
Aquele que é nascido da carne sempre perseguirá aquele que é nascido do Espírito.

É assim com todos os justos. Sempre foi e sempre será.

Ao longo da história, a Bíblia fornece inúmeras narrativas de pessoas justas que sofreram por causa da sua piedade.

Logo no início de Gênesis, conhecemos a história de um homem piedoso e justo chamado Abel foi assassinado por um irmão ímpio e injusto que simplesmente não podia tolerar sua justiça.

E assim, tem sido assim desde então.
Sempre houve um preço a pagar.

Com muita precisão, Mateus relata no capítulo 10, o mestre Jesus falando sobre os custos e as consequências do discipulado. Mateus revela um Jesus que é bem sincero com seus discípulos.

William Barclay, um comentarista que eu gosto muito de consultar, escreve que uma das qualidades mais marcantes de Jesus é a sua pura honestidade. Jesus nunca deixou os homens em dúvida sobre o que aconteceria com eles caso escolhessem segui-lo.

Em outras palavras,
Ser digno de se tornar um discípulo/a de Jesus não é um mar de rosas, mas traz dificuldades, tensões, lutas, perseguições e muitas escolhas. E a principal escolha que poderíamos tomar, é ter a coragem de segui-lo na cruz. O próprio Jesus disse: “Quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim” (Mt 10.39).

Sabe, o mais excelente dos bem-aventurados, nosso Senhor Jesus se revelou totalmente na cruz! Nos o conhecemos por causa da sua mensagem na Cruz.

Por isso, Aqueles que confessam ser cristãos não podem esquecer que são seguidores de um crucificado, alguém que foi morto por causa da proposta do reino. Quem segue Jesus também poderá sofrer a cruz. Quem segue a Jesus deve segui-lo até as últimas conseqüências. Deve segui-lo até a cruz.

Thomas Watson, o escritor puritano, escreveu: “Embora os cristãos sejam sempre tão mansos, misericordiosos, puros de coração, sua piedade nunca os protegerá do sofrimento. Eles devem pendurar a harpa nos salgueiros e tomar a sua cruz. Porque o caminho para o céu é pelo caminho dos espinhos e do sangue”

Quando lemos a última bem-aventurança, podemos afirmar sem medo algum quem uma das provas mais reais da nossa salvação é o fato de sermos perseguidos.

Em Filipenses capítulo 1 e versículo 28-29, reforça essa ideia:

Contudo,
Pode soar estranho falar de perseguição num país tão aberto e tolerante ao cristianismo.

Quando falamos de perseguição,
Nosso grande problema,
É achar que só porque vivemos em um país cristão, a atitude do mundo mudou. Cara, essa é a maior mentira do diabo.

O padrão de Deus não mudou.
O padrão do mundo não mudou.
O que mudou foi o nosso padrão. Esse mudou muito.

Nós Depreciamos demais o nosso padrão de justiça.
Só porque agora os cristãos são populares. São famosos. Pedem músicas no Fantástico e vivem respondendo perguntas no Instagram.

E a gente se engana muito se pensarmos que graças a esses crente pops,

hoje nós somos aceitos pela sociedade sem nenhuma perseguição.

Gente,
Será que nós nos conformamos com esse mundo, contrariando o conselho de Paulo (cf. Rm 12.2)?

Sabe gente,
Eu não estou aqui defendendo que todo cristão deve ser queimado na fogueira,
Também não estou dizendo que a perseguição vai durar o tempo todo.

Estou apenas tentando dizer aue Devemos viver a vida de Cristo no mundo real, manifestando a sociedade em que vivemos, todas as nossas bem-aventuranças que Jesus nos ensinou (pobre de espírito, luto, manso, faminto por uma vida justa, misericordioso, puro de coração, pacificador).

Quando conseguirmos demonstrar isso, então todos saberão que somos seguidores de Cristo. Nem todo mundo vai gostar, mas também ninguém vai conseguir negar essa marca.

Por fim,
Não se preocupe em buscar perseguição. Ele vai te procurar!

Quanto a isso,
João Calvino fala o seguinte , “Não podemos ser soldados de Cristo com nenhuma condição senão esta, que o mundo se levante muito contra nós e nos persiga até a morte.”

O fato do mundo ter perseguido os profetas também deve nos motivar a suportar até o fim. Pois, que privilégio seria estar no mesmo departamento celestial dos homens e das mulheres piedosas que deram as suas vidas pelo seu Deus.

Um dos melhores comentários sobre a perseguição aos profetas é encontrado no capítulo “dos heróis da fé” de Hebreus, capítulo 11, onde lemos que “muitos deles suportaram zombarias e linchamento, correntes e prisões.

Eles foram apedrejados, foram serrados em dois (e a tradição sustenta que esta foi a maneira pela qual Isaías foi martirizado), foram tentados, mortos à espada;

eles andavam peregrinando, vestidos de peles de carneiro, sendo desamparados, aflitos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno), vagando por desertos e montanhas e cavernas e buracos no chão. E todos estes, mesmo tendo obtido aprovação através de sua fé, não receberam o que foi prometido.

Em resumo,

Nossa perseguição não pode ser comparada a essas (você pode não ser apedrejado até a morte, apenas caluniado), mas se ninguém nunca fala mal de você, então você tem que perguntar “As Bem-aventuranças de Jesus estão genuinamente presentes na minha vida?” Se não, você pode não ser um membro do Reino dos Céus.

Assim,

Quando foi a última vez que você foi perseguido por causa do Nome acima de todos os nomes? Como você defendeu a causa de Cristo e a pureza do evangelho?

A maneira de ter alegria na perseguição
é encontrar sua alegria em Jesus.
Mateus 5:12 “Alegrai-vos e exultai-vos, porque a vossa recompensa no céu é grande; pois da mesma forma perseguiram os profetas que foram antes de vós.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...