domingo, 4 de julho de 2021

A Mensagem de Obadias

 

OBADIAS (Sermão 4/7/21)

OB 11-4, 17

Após alguns domingos falando sobre o Livro de Jeremias,
Hoje, eu quero falar sobre o Livro de Obadias

Este livro:

  • Fica entre Amós e Jonas
  • Obadias é o menor livro do Antigo Testamento (com apenas 21vs)
  • foi escrito no período do exílio do cativeiro babilônico logo depois da queda de Jerusalém.

O nome Obadias vem de uma junção de duas palavras hebraicas: “Obede” e “Ias”

Obede: significa “Servo ou adorador”
a língua Hebraica utiliza a mesma palavra para esses dois termos

E “ias”: é uma abreviação do nome pessoal de Deus.
Ex: (Isaias=salvação do Senhor, Osias=força do Senhor, Jeremias=exaltação do Senhor)

Então Obadias significa Servo do Senhor ou Adorador do Senhor.

Não sabemos mais nada sobre Obadias.
Não sabemos sua idade, sua formação pessoal, nem sua família de origem.

Além disso, há cerca de treze Obadias mencionados no Antigo Testamento, e nenhum deles pode ser identificado, com absoluta certeza, como o verdadeiro autor desta profecia

Muitos teólogos colocam a data deste livro logo após 586 a.C, ano em que a cidade de Jerusalém foi conquistada e destruída pelos babilônios.

As ênfases da profecia de Obadias falam:

1 do juízo de Deus contra Edom por causa de seus pecados contra o povo de Israel;

2 da derrota daqueles que se consideram invencíveis;

3 do livramento e a restauração de Israel no dia do Senhor

Para entendermos melhor o conteúdo da mensagem de Obadias,
vamos precisar olhar e visitar o grande contexto que envolve o povo Edomita.

Mas afinal, Quem é Edom?

(cf. Gn 36.1, 8) Edom é o apelido de Esaú

Além disso, Edom
Também conhecido como Iduméia;

foi um país da Transjordânia,
que fazia fronteira com Judá, Moabe e com o deserto da Arabia.

As terras de Edom foram habitadas pelos descendentes de Esaú,

Quem era Esaú?

Esaú
Foi o filho mais velho de Isaque
que vendeu seu direito de primogenitura
a Jacó, seu irmão mais novo
pela mísera bagatela de um prato de sopa de lentilhas,

Essa sopa tinha uma cor avermelhada,
por isso ela se chamava – “Adom”.

Adom, Edom, Adam e Adão são variantes do mesma raiz semântica hebraica.
Todas essas palavras estão ligadas a Cor VERMELHA

Sabemos através de Gn 25.25
que Esaú era ruivo.
Bem como Adão,
Conforme alguns teólogos afirmam

E faz sentido, porque Adão foi feito a partir do barro. E a cor do barro, todos sabem =
tipo vermelho terracota.

Podemos afirmar ainda que
a região de Edom recebeu esse nome, por causa do seu terreno avermelhado.

Quando o Sol batia nas altas montanhas de Seir, de longe se podia ver a cor da sua terra.
E em toda a região próxima de Edom, se via a cor dessa característica solo.

O MAR VERMELHO, por exemplo, recebe esse nome, justamente, porque reflete nas suas águas

a imagem das montanhas avermelhadas que ficavam nas encostas de outras cidades da região, entre elas: Midiã, Horebe, Sinai e Egito.

Mas se deixarmos de lado, toda essa beleza natural… veremos que não sobra muita coisa boa pra falar de Edom.

E esse é o cerne da mensagem de Obadias.

Porque esse povo nunca teve boas relações com o povo de Israel.

Nunca foram parceiros, nem amigos.
Sempre houve muita hostilidade entre eles.

E Obadias nos lembra, minha gente,
que essa era uma briga bem antiga.

Tudo começou lá atrás, exatamente com a rivalidade e disputas de Esaú e Jacó.

Vamos aprofundar um pouco:

Olhando com mais atenção para o texto bíblico em Gn 25.25 vamos perceber a 1a DISPUTA entre eles:

Ao nascerem, os gêmeos apresentam uma grande diferença física entre eles.

O primeiro bebê que sai da barriga de Rebeca é Esaú,
um neném ruivo, cabeludo e bem grandão.

Já Jacó é bem menor, porém nasce segurando o calcanhar do irmão
(Como se Jacó quisesse passar o irmão mais velho para trás)

No versículo 28 do mesmo capítulo, encontramos a 2a DISPUTA, que é um grande PROBLEMA FAMILIAR

~ os pais dos meninos não os tratavam como iguais.

Isaque preferia mais a Esaú, porque era caçador e sabia fazer um bom churrasco.
Mas Rebeca preferia mais a Jacó, porque era caseiro e cuidava do rebanho da família.

3a DISPUTA

No verso 30 do mesmo capítulo,
~ depois de um péssimo dia de trabalho, Esaú volta pra casa com muita fome, mas de mãos vazias. Pois Não havia conseguido caçar nada para o jantar.

Mas chegando no portão, sente o cheiro da comida do seu irmão Jacó, que cozinhava um saboroso ensopado vermelho

então, a fome de Esaú falou mais alto, e ele disse: “Me dê um pouco desse ensopado vermelho aí, meu irmão. Estou faminto! Faço qualquer coisa por isso”

Jacó, então, deu sua comida vermelha a Esaú, que em troca lhe deu o direito de ser o primogênito.

DAQUI TIRAMOS UMA LIÇÃO:
NUNCA FAÇA QUALQUER NEGÓCIO COM FOME.
VOCÊ PODE FAZER UM PÉSSIMO NEGÓCIO!

————

4a DISPUTA

em Gn 27.30-33, vemos uma outra situação.

O texto bíblico nos conta a história da usurpação, da apropriação ilicita de Jacó sobre a benção que Isaque daria a Esaú

A Bíblia diz que o Isaque tava velhinho, cansado e cego, e tava com muita vontade de comer um churrasco que somente seu filho Esaú sabia fazer.

Se o filho mais velho atendesse seu pedido,
Como recompensa disso, Isaque lhe daria uma super benção.

Esaú, então, mais que depressa, saiu a caçar para agradar seu Pai.

O problema é que a Rebeca ouviu essa conversa, e tramou com Jacó um plano para roubar a benção de Esaú

e eles conseguiram.

Enganaram o Isaque e roubaram a benção de Esaú, na maior cara de pau.

Depois disso,
Esaú sentiu muito ódio de seu irmão Jacó, ao ponto de querer mata-lo.

Jacó, então, precisou fugir para outras terras porque estava sendo jurado de morte.

Depois 20 anos fugindo,
Gn 33 nos conta que Jacó encontra com seu irmão Esaú novamente.

Mas não houve morte, nem violência

Porque Jacó tinha acabado de passar por Peniel. Ele havia se encontrado com Deus e, sua vida estava diferente.

Dessa vez Jacó não trapaceou.

Então, a bíblia narra uma incrível história de perdão e e reconciliação.
Houve paz naquele lugar.

Depois desse episódio,
temos o conhecimento de que Jacó e Esaú

se encontram no velório de Isaque
e que, pouco depois disso, cada um segue seu rumo. Conforme lemos no capítulo 36.6-7

Esse mesmo capítulo, por sinal, fala dos descendentes de Esaú.

———-

Mas o que parecia ter sido resolvido entre Jacó e Esaú, não ficou bem esclarecido para as gerações posteriores.

——
Vamos ver uma situação
em que Moisés se depara
com a rivalidade de Jacó e Esaú
aproximadamente 500 anos depois deles já estarem mortos.

Se encontra no livro de Números 20:14-21

Israel estava marchando para o norte rumo às campinas de Moabe (Nm 33:48),

onde Moisés prepararia a nova geração para en­trar na terra da promessa.

O caminho mais fácil era por Edom, passando pela estrada do rei, a prin­cipal rota comercial daquele tempo.

Sabendo da história de conflito
entre Esaú e Jacó,
Moisés usou de diplomacia e pediu permissão para passar pela terra.

Israel havia conquistado muitos reis e nações durante sua marcha, e os edomitas sabiam disso, de modo que Moisés precisava deixar claro que se tratava de uma marcha pacífica.

Então, diplomaticamente, Moisés enfatizou o fato de que não queria guerra porque os israelitas e edomitas eram irmãos (v. 14) e usou a expressão “nossos pais” (v. 15).

Dirigido pelo Senhor (Dt 2:1-8), Moisés garantiu ao povo de Edom que os israelitas pagariam por sua comida e água e que não entrariam nos campos ou vinhedos de Edom.

Moisés estava se esforçando ao máximo para garan­tir uma jornada pacífica, mas os edomitas se recusaram a aceitar sua oferta generosa.

Moisés tentou persuadir os edomitas mais uma vez, porém suas palavras só provoca­ram mais oposição.

Embora Jacó e Esaú tivessem se encontrado e acer­tado suas diferenças (Gn 33)
muitos séculos depois,

os descendentes de Esaú estavam perpetuan­do o antigo conflito entre as famílias.

A raiz da amargura ainda permanecia no coração dos Edomitas.

É triste quando um conflito entre famílias é alimen­tado geração após geração, trazendo profun­da amargura e impedindo que irmãos ajudem uns aos outros.

Quando o exército edomita chegou e colocou-se no caminho de Israel, ficou evi­dente para Moisés que a coisa mais prudente a se fazer era escolher outro caminho.

Nós não duvidamos que Deus poderia ter ajudado Israel a vencer todo o exército edomita, mas esse não era o plano dele.

“Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens” (Rm 12:18).

Moises deu meia volta, e deixou nas mãos de Deus o problema de Edom.

——

Um outro episódio bíblico é descrito em SI 137.7. (Muitos rabinos dizem que este Salmo foi escrito por Jeremias)

Sabemos que Edom era descendente de Esaú e que o povo edomita, por causa de seu orgulho, se une ao povo da babilônia para guerrear contra Israel

Jerusalém estava sendo invadida, e os Edomitas gritavam para babilônia destruir tudo em Israel!

——

Esse era o pecado de Edom.
E Deus usou o profeta Obadias para trazer a seguinte mensagem

Vamos ver o que fala Obadias

Verso 1
Antes de Javé falar (v. 2-21), Obadias se apresenta como um mensageiro que anuncia o juízo de Deus sobre Edom.

(v.1), Sob ordem de Deus, Edom será conquistada por um complô de outras nações reunidas

Nos versos 2 ao 4 vemos…
…A soberba do povo de Edom que se achavam grandes, no entanto, eram pequenos.

Por certo, essa soberba surgiu porque eles estavam numa privilegiada localização demográfica.

Edom ficava numa região montanhosa, elevada, rochosa, uma fortaleza natural (atualmente, o país da Jordania está estabelecido lá)

Então
Construíram a cidade no alto das montanhas e na guerra, isso lhes favoreciam muito.

Talvez porque a visão de lá era ampla e avistavam de longe que seriam atacados.
Ou seja, eles nunca foram pegos de surpresa.

Além disso, eles atacavam de cima pra baixo.

Mas por causa disso, os edomitas se iludiam com uma falsa segurança.
Se iludiam por achar que eram indestrutíveis, inalcançáveis

Mas o profeta traz um alerta a eles. (Vs. 4 “… Ainda que você suba tão alto como a águia e faça o seu ninho entre as estrelas, dali eu o derrubarei”, declara o SENHOR…)

Isso pode acontecer na vida de muita gente por aí,

Há quem se deu bem na vida, porque se aprofundou, estudou e tem uma boa posição cultural

Há quem se deu bem por causa de algum sucesso na vida, do ponto de vista financeiro e econômico

Há quem, de alguma maneira, teve a benção de Deus na saude e em outras áreas da vida….

Mas, o tempo foi passando,
e essa gente foi esquecendo do que Deus fez e vai passando o crédito pra própria conta
E acha que agora é dono de si, Senhor de si mesmo

E falta-lhe a consciência de gratidão,
na atitude da pessoa na maneira de relacionar-se com os outros.

Era exatamente assim que
Deus via o povo de Edom.
Povo de muita arrogância
e quebra de fraternidade

Então Obadias continua sua profecia,

(v.2-4) apesar do terreno montanhoso e íngreme em que a cidade se mantivera por séculos;

(v.5,6) seus escombros excederão em muito a depredação habitual.

v. 7 De traição em traição, até mesmo os antigos aliados de Edom se voltarão contra ele e o levarão à ruína.

v.8-9 Javé declara a ineficácia DE DOIS GRUPOS dos quais a nação tinha GRANDE ORGULHO —

1 seus famosos sábios (Jó e seus conselheiros eram de uma região de Edom)
2 e seus guerreiros.

verso 10…
Os edomitas eram descendentes de Esaú e viviam para tramar contra os filhos de Israel (Jacó).

verso 12…
Os edomitas se alegravam e sentiam prazer na queda do seu próprio irmão. Eles os tratavam com muita violência e viviam para ver a derrota do povo de Israel.

Além disso, os edomitas eram ciumentos e invejosos. Eles não toleravam o sucesso de Israel.

Perigoso é lidar com o orgulho.
O orgulho fez com que Edom se achasse indestrutível.

Você pode se achar auto-suficiente e de que não precisará de mais ninguém.

Mas Saiba que os orgulhosos não tem a capacidade de abençoar pessoas.

Os orgulhosos se ferem quando o próximo se dá bem.

Os orgulhos se alegram com a queda de uma pessoa e festejam com o fracasso do próximo.

Os orgulhos são incapazes de abençoar as pessoas.

Deus abomina as pessoas orgulhosas, entretanto, não resiste ao quebrantado de coração.

Hoje, Deus quer libertar as pessoas orgulhosas e fazer delas pessoas livres e capazes de abençoar a outros.

Obadias encerra o livro comentando sobre a restauração e a felicidade de Israel

e também do lamento e destruição do povo de Edom, uma vez que os edomitas não aceitaram o conserto.

2 Cronicas 33 sobre Manasses, no livro de crônicas, no finalzinho da sua vida iniqua, se arrepende e Deus perdoa.

Vigia seu coração
A arrogância é a base para o pecado.

Ela gera egoismo e desprezo pelos outros

Voce pode achar que esta bem, mas mais cedo ou mais tarde voce caira
Arrepende-se e humilhe-se
Deus o perdoara e o abencoara.

Pergunta: Há algo que você tem acumulado no coração contra o seu irmão?

Oração de envio:

Senhor, me perdoe pelas muitas vezes que fechei os olhos para Ti e te neguei com minhas atitudes. Me perdoa por pensar que o meu orgulho é maior que a minha fé. Me perdoe por achar que posso fazer tudo com a minha própria força, sem buscar o conselho do Senhor.
Ensina-me a viver a Tua vontade. Que o Senhor encontre em mim um coração que ainda tem sede e fome de Ti. Restaura-me por completo. Amém.

Conceda, Todo-Poderoso Deus, que, visto estarmos tão dispersos em nossa peregrinação neste mundo que até um espetáculo medonho é-nos apresentado aos nossos olhos, quando vemos tua Igreja tão miseravelmente despedaçada, ó permita que, estando dotadas com o poder real de teu Espírito, e congregados em um, cultivemos a bondade fraternal entre nós para que cada um se esforce em ajudar ao outro, mantendo, paralelamente, nossos olhos fixos em Cristo Jesus; e, embora duras pelejas nos aguardem, todavia, estejamos sob seu cuidado e proteção, exercendo assim a paciência, para que, havendo terminado nossa batalha, desfrutemos no fim aquele bendito repouso que tu prometeste a nós, o qual está guardado para nós no céu, o qual também nos adquiriste pelo sangue de Cristo, teu Filho e único Senhor. Amém.

Sinais da arrogância
*Auto-suficiencia
Falta de interesse em aprender
Critica maldosa e injusta aos outros
Desprezo a pessoas inferiores
Indisposição para ouvir e aceitar critica
Falar bem de si mesmo o tempo todo
Insensibilidade (marca do mal) para com os outros
Crescer a custa dos outros (vs. 10-14)


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