quinta-feira, 15 de julho de 2021

Grande é a Sua Fidelidade!

 

Grande é a Sua Fidelidade!

Há um hino muito antigo que diz assim:

Tu és fiel,
Senhor, meu Pai celeste,
Teus filhos sabem que não falharás!
Nunca mudaste,
Tu nunca faltaste,
Tal como eras Tu sempre serás.

Por trás desse hino famoso está uma passagem bíblica que encontramos em Lamentações, e nela consiste nossa pregação hoje.

Abra sua Biblia
Lamentações de Jeremias 3: 19.26

19 Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. 20. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. 21. Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: 22. Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. 23. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! 24. Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. 25. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; 26. é bom esperar tranqüilo pela salvação do Senhor. – Bíblia

Uma das coisas interessantes sobre esta passagem
é que por vinte versículos deste capítulo,
Jeremias listou todas as suas lutas e aflições.

A vida é difícil; a vida é sofrida ;
a vida é cheia de dor e dificuldade.
Porém, diz Jeremias, há algo que nos dá esperança:
Deus nos ama, Deus é fiel e Deus nos mostra sua compaixão.

Há duas coisas em particular sobre as quais ele escreve.

PRIMEIRA

  1. Deus nos ama porque escolheu nos amar.

Jeremias diz:
“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos,
pois as suas misericórdias são inesgotáveis.”

A palavra hebraica usada para esse amor é a “hesed”

Significa amor leal, amor comprometido, amor estabelecido.

O amor de Hesed é a escolha de Deus. É decisão de Deus.

É um amor que nunca mudará,

E foi nos dado gratuitamente e para sempre
por um Deus que escolheu amar pessoas pecadoras, como eu e você.

A verdade é que Deus nos ama porque é a sua vontade nos amar.
Sempre foi assim.

Há muito tempo atrás
Moisés deixou essa verdade bem clara
para o antigo povo de Israel

Vamos ler

Deuteronômio 7:7-9:

  1. O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos.
  2. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito.
  3. Saibam, portanto, que o Senhor, o seu Deus, é Deus; ele é o Deus fiel, que mantém a aliança e a bondade por mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos.

Assim como Deus escolheu amar Israel
e sempre se comprometeu a amar Israel
Essa é a nossa segurança também.

Somos amados e sempre seremos amados.

Como nós cantamos hoje:
O que está escrito em Primeiro João 4:8:

“Deus é amor”.

O amor é a natureza de Deus.

Para Deus, o amor não é um sentimento,
O amor é a própria essência de Deus.

Ou seja,

O coração de Deus está repleto de amor.

No coração de Deus
Não há lugar para o mal,
não há lugar para o engano,
Não há lugar para o mentira.

Por causa da misericórdia de Deus

O amor dele não tem intenção alguma
de se afastar de nós,
E daqueles que ele escolheu amar,
e amar profundamente e para sempre.

É assim e pronto!
Está resolvido; está feito.
Nos amar é a suprema vontade de Deus.

SEGUNDO

  1. Porque Deus nos ama, sua fidelidade é eterna

E dizer isso é mais do que dizer que
Deus é fiel a mim e a você.

Na verdade, Deus é fiel a si Mesmo e a Sua Palavra.

Por isso, o amor Dele não mudará,
não se falhará ,
E não será adiado nem mesmo por nossas falhas

O amor de Deus permanece o mesmo
manhã após manhã, dia após dia, ano após ano.

Não é à toa que Jeremias diz: “Grande é a sua fidelidade”.

Porque Deus nos ama,
E Porque Ele é fiel a si mesmo

ele é fiel a nós em coisas gerais
(como fornecer pão nosso de cada dia para comer)

E em coisas específicas,
(Como cumprir promessas
que podem ser apenas para nós.)

Somos abençoados de muitas maneiras
pela fidelidade de Deus.

Quero destacar uma:

  • Nós nunca somos abandonados.

Podemos não ver o caminho que nossa vida deve tomar,
e a mão que nos guia e nos segura pode ser invisível.

Mas o caminho é visto por Deus e é
a sua mão que nos mantém no caminho certo e
nos atrasa ou nos empurra para frente.

Deus sabe o que está fazendo,
E o seu jeito de trabalhar é sempre certo.

Deus nunca desiste de nós. Ele é fiel.

Tudo o que acabei de dizer sobre a fidelidade de Deus
tem sido verdade também para o MEP nos últimos anos.

Durante tanto tempo, houve bons momentos e tempos desafiadores.

Muitas vezes, decisões muito grandes tinham que ser tomadas,

Houveram conquistas e algumas frustrações também

Mas Deus tem sido fiel em todos esses tempos.
Nossas orações de fé foram respondidas de maneiras notáveis

Concluo minhas palavras dizendo que

Neste domingo, Aqui no MEP,
estamos celebrando um Deus que escolheu nos amar

e um Deus que esteve com o MEP durante todos esses anos de ministério.

E continuará assim, em um futuro projetado por Deus.

Esses são dias maravilhosos,
e somos gratos e privilegiados por estarmos
fazendo esse trabalho neste momento.

Oração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...