domingo, 7 de fevereiro de 2021

Os benefícios de mostrar misericórdia. Mateus 5.7

 

Os benefícios de mostrar misericórdia 

Sermão baseado em Mateus 5: 7. Pregado em 08/02/04

Mateus 5: 7. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. – ARA”.

Antes de falarmos sobre os misericordiosos, vamos falar sobre o contexto histórico

A liderança religiosa nos dias de Jesus era implacável e impiedosa. Eles se tornaram assim por causa de uma rigorosa observância da lei.

O livro de Mateus no capítulo 23 registra sete críticas contra os esses maus religiosos.

Destas sete críticas, vamos destacar duas:

  • ensinavam sobre Deus, mas não O amavam – eles não entravam no Reino de Deus e também não deixavam que outros entrassem (Mateus 23:13-14)
  • eles ensinavam a Lei, mas não praticavam algumas das mais importantes partes dela – humildade, quebrantamento, mansidão, justiça, misericórdia, fé em Deus.

As críticas aos maus religiosos são justamente a consequência de violar e negligenciar os dois principais mandamentos

Quais são os dois principais mandamentos?

  • Amar a Deus
  • Amar o próximo

Os maus religiosos falhavam exatamente ao obedecer esses mandamentos.

Eles estavam tão atentos com aquilo que é visível, que é rito, que é protocolo, que é religião, com aquilo que os fazia parecer justos e virtuosos por fora,

Que ficavam despreocupados com aquilo que é interno. Por fora, bonitos e apresentáveis. Por dentro, podres como um sepulcro caiado.

E este comportamento fez com que eles não recebessem a misericórdia de Deus porque estavam tão satisfeitos com suas próprias realizações religiosas que não percebiam sua condição de total falência espiritual e sua necessidade desesperada pela rica misericórdia de Deus.

Em contrapartida,
ser misericordioso significa justamente sentir a dor de outra pessoa, de modo profundo, ao ponto de fazer algo a respeito.

Os fariseus eram incapazes disso!

Porque Ser misericordioso é ser cheio de misericórdia:

E Misericórdia não é simplesmente sentir compaixão, mas é fazer algo para aliviar a angústia, o sofrimento e a miséria do objeto dessa compaixão.

Jesus é o modelo excelente de alguém misericordioso.

Lemos em Mateus 14:14: que “Quando Ele viu uma grande multidão, teve compaixão deles e curou seus enfermos.”

Observe que Jesus viu a necessidade da multidão e, em seguida, entra em ação.

Isso nos ensina que a misericórdia move os misericordiosos a concederem misericórdia. O misericordioso é aquele que está cheio de amor e que ama com o amor de Deus.

tem compaixão e age, porque está cheio de Deus e por isso transborda das águas das fontes da misericórdia.

O misericordioso é aquele que em cuja vida, a cruz fez uma obra transformadora para conformá-lo a imagem e semelhança de Jesus Cristo;

A misericórdia não era uma característica natural do discípulo, mas por causa da Cruz de Cristo, ela se tornou o caráter e o padrão de vida do cristão.

A misericórdia na vida do bem-aventurado, começa com o simples reconhecimento de que alguém está sofrendo ao seu redor. Contudo, ver ou sentir não é misericórdia. A misericórdia passa do sentimento para a ação. É compaixão ativa por aqueles que precisam.

Um grande comentarista bíblico chamado William Barclay define que a palavra hebraica para “misericordioso” tem a ideia de “ter a capacidade de entrar diretamente na pele da outra pessoa até que possamos ver as coisas com seus olhos, pensar as coisas com sua mente e sentir as coisas com seus sentimentos”

Resumindo,
A Misericórdia é amor em ação

Ela é um lembrete constante de que estamos vivendo sob a misericórdia de Deus,
E que carecemos dela todos os dias.

Precisamos de misericórdia porque somos pobres de espírito,
Precisamos de misericórdia porque choramos pelos nossos pecados,
E pranteamos por causa da sua falência espiritual

Precisamos de misericórdia
Porque nem sempre somos mansos quando
precisamos perdoar aqueles que nos machucaram,
Precisamos de misericórdia
Porque temos fome e sede de justiça
Mas a nossa justiça própria
Não passa de um trapo da imundícia
Precisamos de misericórdia
Porque precisamos fixar nosso olhar em Cristo Jesus
Pois somente Cristo pode saciar
nossa fome e sede de Justiça
É ter fome e sede de Justiça é ter fome e sede de Cristo
Por que somente Cristo é a nossa justiça
Ele é Javé Tsedekenu
Ele é o sol da justiça que brilha sobre nós
E o brilho da sua retidão resplandece em nossos corações
Reluzindo, refletindo, irradiando
E banhando o pecador na luz da Sua misericórdia
E uma vez transformados pela misericórdia
Nos tornamos Misericordiosos como Deus é misericordioso!

Embora não merecêssemos essa misericórdia, Deus fez isso.
Cada dia de nossa vida, cada hora e cada momento, participamos de sua misericórdia imerecida.

Se por um lado,
Graça é receber aquilo que não merecemos.
E Justiça é receber aquilo que merecemos.

Por outro lado,
Misericórdia é não receber aquilo que merecemos.

Essa é a única bem-aventurança que recompensa com o valor do preceito. Aqueles que são misericordiosos receberão a misericórdia de Deus. Começa e termina com misericórdia

E, no entanto, Jesus não está dizendo que a misericórdia de Deus depende da nossa misericórdia. Tudo na vida espiritual começa e termina com Deus.

Mostrar misericórdia é evidenciar
que recebemos misericórdia

O que Jesus está dizendo é que, à medida que Deus derrama Sua rica misericórdia sobre nós, respondemos mostrando misericórdia aos outros, o que nos faz receber ainda mais misericórdia de Deus.

Exemplo: Corrie Ten Boom (estendendo a mão)

Outro exemplo mais moderno
de misericórdia é visto em Calcutá, que tem uma das maiores populações de lepra de toda a Índia. Embora o governo forneça pacotes de medicamentos para pacientes com lepra, a maioria dos leprosos não tem ninguém disposto a enfaixar suas feridas. Com seus atos de serviço (enfaixando as feridas dos leprosos), os estudantes universitários da Bíblia com o Evangelho para a Ásia têm demonstrado a compaixão e o amor de Deus por aqueles evitados pela maioria da sociedade indiana. Como resultado de demonstrar misericórdia aos leprosos muitas vezes evitados e sem esperança em toda a Índia, o Senhor abençoou tremendamente esses esforços. Em muitas das colônias de leprosos, grupos de comunhão de novos crentes surgiram, e alguns deles amadureceram em igrejas. Os crentes de uma igreja tiveram recentemente a alegria de enviar o primeiro jovem de sua colônia de leprosos para uma das faculdades bíblicas do Evangelho para a Ásia se prepararem para o ministério em tempo integral! Que nós, como crentes no Brasil, saiamos no mesmo poder do Espírito, demonstrando a misericórdia de Deus para com “os leprosos espirituais” que estão ao nosso redor e que Deus abençoe nossos esforços, permitindo-nos, como Seus filhos, dar muitos frutos que lhe trarão glória e perdurarão por toda a eternidade. Amém.

A misericórdia abundante de Deus para conosco é a motivação para sermos misericordiosos com os outros.

A graça é favor mostrada aos indignos; misericórdia é compaixão para com os miseráveis. Assim, o sinônimo de misericórdia é compaixão

—————

A misericórdia é uma característica divina e as Escrituras estão repletas de referências a esta parte de sua natureza inata:

Deuteronômio 4:31: “Porque o Senhor vosso Deus é um Deus misericordioso …”
Neemias 9:31: “Mas em tua grande misericórdia não os puseste fim nem os abandonaste, pois és um Deus misericordioso e misericordioso.”
Salmo 119: 132: “Vira-te para mim e tem misericórdia de mim, como sempre fazes com os que amam o teu nome.”
Daniel 9:18: “Não te pedimos porque somos justos, mas por causa da tua grande misericórdia.”
Miquéias 7: 18-19: “Quem é um Deus como tu, que perdoa o pecado e perdoa a transgressão do resto da sua herança? Você não fica com raiva para sempre, mas se delicia em mostrar misericórdia. Você terá novamente compaixão de nós; você pisará nossos pecados e lançará todas as nossas iniqüidades nas profundezas do mar. ”
Romanos 9:16: “Não depende, portanto, do desejo ou esforço do homem, mas da misericórdia de Deus.”
Efésios 2: 4: “… Deus, que é rico em misericórdia”.
Tiago 5:11: “O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.”

Você quer ser parecido com Deus?
Demonstre misericórdia!

Porque nos tornamos mais semelhantes a Ele quando nossa compaixão entra em ação.

João Crisóstomo, um dos primeiros líderes da igreja, declarou que a misericórdia imita a Deus e decepciona o diabo.

Lucas 6:36 oferece o modelo que Deus estabelece para nós: “Sede misericordiosos, assim como vosso Pai é misericordioso”.

O desejo de Deus, expressado através desta 5a bem-aventurança pregada pelo Senhor Jesus é que sejamos a comunidade da compaixão.

Essa comunidade da compaixão

• Ama a misericórdia. (Cf. Miquéias 6: 8)

• Demonstra a misericórdia. (Cf. Zacarias 7: 9) “… mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros.”

• Responda à misericórdia. Romanos 12: 1 afirma que, por causa da misericórdia de Deus, devemos “oferecer nossos corpos como sacrifício vivo.”

• Tenha misericórdia. Assim como nos vestimos todos os dias, Colossenses 3:12 diz que devemos “revestir-nos de compaixão”.

• O ministério deve fluir da misericórdia. Em 2 Coríntios 4: 1, Paulo vincula a misericórdia que recebeu ao ministério que lhe foi dado: “… visto que pela misericórdia de Deus temos este ministério.”

• Padrão de misericórdia. Em uma passagem muito forte, Tiago 2:13 nos lembra que devemos conceder misericórdia aos outros em vez de juízo: A misericórdia triunfa sobre o juízo! ”

Em Lucas 10: 25-37, Jesus conta a parábola do Bom Samaritano em resposta à pergunta de um intérprete da lei em que ele procurava saber quem era o seu próximo? Afinal, quem ele tinha que ajudar e quem ele podia ignorar:

A história é essa:

Um sacerdote, um levita e um samaritano “viram” um homem em apuros, mas apenas um teve misericórdia:

Ambos os homens religiosos vieram da presença de Deus, mas de alguma forma ou outra, a presença de Deus nunca chegou até eles.

“Mas um samaritano, enquanto viajava, foi até onde o homem estava; e o socorreu …

”Esta é uma reviravolta interessante porque os judeus e os samaritanos se odiavam. Os samaritanos eram considerados hereges raciais e religiosos. Mas o samaritano percebeu que algo estava errado e diminuiu a velocidade.

Todos os três viram a necessidade, mas apenas o samaritano sentiu a necessidade: “ele teve pena dele”.

“A misericórdia começa quando a dor entra em meu coração.”

Foi exatamente esse sentimento que teve o Samaritano. Ele ficou abalado quando viu o homem que foi espancado.

Então, O samaritano movido de compaixão, entrou em ação.

Percebe que A verdadeira misericórdia sempre envolve movimento.

Assim, o samaritano demonstrou sua beatitude enquanto enfaixava as feridas do homem, enquanto o colocava em seu próprio jumento (o que significava que ele tinha que andar), enquanto o levava para uma pousada e cuidava dele.

No dia seguinte, ele deu ao dono da pousada duas moedas de prata, que representavam o salário de dois dias no primeiro século. Ele até prometeu voltar e cuidar de todas as despesas extras.

Jesus então pergunta “Quem é o próximo deste homem?”

O próximo é “Aquele que teve misericórdia dele”.
Jesus então diz ao interprete da lei e a nós: “Vá e faça o mesmo.”

O padre Vieira, um homem piedoso que pregou nas terras brasileiras no século 17, apresenta essa mesma parábola por outro aspecto :

• Os ladrões representam aqueles que não se importa com outro. Por isso eles roubam, matam e destroem. Eles são movidos pela antipatia. Patia vem da palavra grega Pathos que significa: “se envolver emocionalmente em amor”. Antipatia significa que alguém é desprovido de Pathos. Os ladrões pensam assim: “O que é seu é meu e eu quero pra mim”.

• Os religiosos representam Aqueles que veem a necessidade, mas seguem em frente. Eles são movidos pela apatia. “O que é seu é seu e o que meu é meu. Vamos manter isso assim.”

• O samaritano representa Aqueles que se importam e agem misericordiosamente. Eles são movidos pela empatia. E pensam assim: “O que é meu é seu e eu vou ajudá-lo.”

A Lei da Reciprocidade

Jesus declara que aqueles que são misericordiosos “terão misericórdia”.

Esta é a única bem-aventurança onde a promessa é igual à condição.

Quanto mais eu percebo da quantidade de misericórdia que recebi, mais misericórdia doou aos outros; e quanto mais misericórdia doou, mais misericórdia recebo.

A razão pela qual o misericordioso receberá misericórdia é que eles já receberam misericórdia, e esse ciclo é exatamente o que os torna misericordiosos.

Que pessoa oprimida você pode restaurar esta semana? Você não precisa necessariamente procurar alguém porque Deus trará pessoas ao longo do seu caminho.

O que você vai fazer? Você será um misericordioso?

Eu gostaria de convidá-lo agora mesmo a fechar os olhos enquanto leio alguns gritos de misericórdia encontrados no Evangelho de Mateus.

Mt 9:27: “Enquanto Jesus continuava dali, dois cegos o seguiram, clamando:‘ Tem misericórdia de nós, Filho de Davi! ’”
Mt 15:22: “Uma mulher cananéia daquela vizinhança aproximou-se dele, clamando: ‘Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está sofrendo terrivelmente … ”
Mt 17, 14-15: “Quando chegaram à multidão, um homem se aproximou de Jesus e se ajoelhou diante dele. ‘Senhor, tenha piedade do meu filho …’ ”
Mt 20: 29-34: “Dois cegos estavam sentados à beira da estrada e, quando ouviram que Jesus estava passando, gritaram: ‘Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!’ A multidão os repreendeu e disse-lhes para ficarem quietos, mas eles gritaram ainda mais alto: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de nós!” Jesus parou e os chamou. _ O que você quer que eu faça por você? _ Perguntou ele. ‘Senhor’, responderam eles, ‘queremos a nossa visão.’ Jesus teve compaixão deles e tocou-lhes nos olhos. Imediatamente, eles viram e o seguiram. ”
Canção de encerramento: Senhor, tenha misericórdia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...