domingo, 1 de maio de 2022

PROCURA-SE CORAÇÕES ENGAJADOS!

 

PROCURA-SE CORAÇÕES ENGAJADOS!

Sermão baseado em Eclesiastes 5. 1-7 para a Igreja Daehan | MEP // 01.05.22 por Diego Gonçalves (com slides)

SLIDE 1

CONTEXTO – P/ ENTENDER O TEXTO:

Para que possamos entender melhor o texto, rapidamente quero fornecer alguns detalhes mais técnicos:

Uma boa parte do início de Eclesiastes se concentra na vaidade (exarcebada e sem sentido) da vida separada de Deus;

Mas no capítulo 5, o Pregador de Eclesiastes começa a fazer uma transição do assunto. Ele passa da vaidade da vida neste mundo para uma vida orientada, reverente e respeitosa em Deus que fez a vida.

Embora nem fosse mencionado no capítulo 4, no capítulo 5 Deus é mencionado 6 vezes em 7 versículos.

O sermão do sábio Pregador enfatiza que nossas vidas “debaixo do sol” precisam drasticamente de uma recalibração na forma de como nos aproximamos de Deus.

Então, até o capítulo 4, ele vem trazendo duras verdades sobre nossa busca por significado e sentido na forma como vivemos em relação as coisas como trabalho, prazer e realizações.

Assim, no capítulo 5, ele começa a mostrar que a religião por si só, deve ser também considerada inadequada; não apenas ao fornecer um significado real para nossas vidas, mas para nos aproximar do próprio Deus.

INTRODUÇÃO

Para aprofundarmos o assunto,

ILUSTRAÇÃO: Pense em algumas pessoas sentada em um avião! Agora, pense em algumas pessoas sentadas nos bancos da Igreja. O que elas tem em comum?

Todas elas estão querendo ir para o céu! Brincadeiras a parte, eu diria que o ponto em comum é que elas estão em busca de destino.

O que mais?

Bem! Outro ponto em comum é que a maioria das pessoas são bem comportadas e apresentáveis. No entanto, há aqueles que cochilam e os que se distraem.

Agora, por favor, olhe ao seu redor. Veja alguns rostos a sua volta.

Alguns estão rindo, outros estão entediados, alguns estão espertos, outros cansados. Aqui tem gente apaixonada, mas tbm tem gente mal amada. Tem gente bem tranquila, mas pode ter gente estressada. Aqui tem gente que veio a fim de Deus e tem gente que nem sabe porque tá aqui! É bem assim!

Em todas as igrejas que você for, em maior ou menor grau, você encontrará um cenário parecido como esse. Em linhas gerais, penso que ficamos satisfeitos com o que a gente vê. Ficamos contentes em assistir tudo o que acontece na igreja! Há uma boa música. Na pregação há alguns ensinamentos que a gente pode extrair, absorver e aplicar. Há também algum encorajamento que faz com que a gente olhe pra nossa vida de uma forma diferente! Há também exortação! Tem dias que até parece que o pregador tá irritado! Essas várias situações que ocorrem aqui ou a falta delas, fazem de um culto “bom” ou “ruim”!

Assim, tanto no final de um voo como no final de um culto, tudo o que a gente quer dizer é: “Nossa! Foi muito bom!”

Agora, preciso dizer que parece que algumas pessoas, porém, estão buscando mais do que isso. Na verdade, algumas poucas pessoas saem daqui com os olhos marejados e coração quentinho após se maravilharem e desfrutarem da Presença de Deus na adoração.

Por que elas ficam assim?

Acredito que elas começaram a entender que o verdadeiro propósito de um culto de adoração é sempre encontrar Deus.

Tal como a gente precisa se atentar nos preparativos para pegar um voo, creio que devemos nos atentar na preparação para encontrarmos e experimentarmos Deus. Baseado no 5o. capítulo do Sermão do Pregador de Eclesiastes, vamos meditar sobre como devemos nos preparar para encontrar o Deus de todo universo que se faz presente aqui na sua casa.

SLIDE 2

I. PREPARE O SEU CORAÇÃO!

O pregador escreveu:

“Quando você entrar na casa de Deus, tome cuidado com o que faz”

— Eclesiastes 5.1a, NVT

Uma outra tradução deste versículo é:

“Guarde o pé, quando você entrar na Casa de Deus.”

— Eclesiastes 5.1a, NAA

A frase “guardar o pé” que a Nova Almeida Atualizada coloca significa andar em reverência!

Ou seja, para entrar na casa de Deus você dever tomar cuidado e cautela. Isto é, você deve ir até a Presença de Deus com dignidade e respeito.

Devemos nos aproximar de Deus com o mesmo cuidado que Moisés.

Quando ele encontrou Deus em uma sarça ardente, logo, tirou os sapatos.

O lugar era santo e Moisés sabia disso.

Da mesma forma, a igreja é um lugar sagrado. Um lugar de reverência.

Quando eu era criança (faz tempo hein?!) Lembro-me de ouvir: “Não corre na igreja, menino!” “Aqui é a Casa de Deus!”

Hoje, acredito que essa frase continua relevante!!

Fisicamente, podemos não estar “correndo na igreja”, mas será que espiritualmente, emocionalmente e mentalmente não estamos assim, correndo pra lá e pra cá?

Pra onde nossos pensamentos correm quando chegamos aqui?

Será que não “fazemos igreja” de uma forma corrida?

Bem… Digamos que não!

Digamos que não estamos correndo…

Então, nesse caso, os nossos corações e mentes estão mostrando profundo temor e respeito?

Pra essa pergunta, Digamos que sim!

Se é verdade, porque, então, não estamos conseguindo antecipar a Presença e a voz de Deus em nossa vida antes de chegar aqui neste lugar?

Será que temos sido incapazes de experimentar a presença de Deus em nossa alma? Essa presença divina que agita e engaja os nossos corações, muda as nossas vidas e satisfaz nossa fome espiritual de sentido e significado.

Acredito que a gente pode antecipar a Presença de Deus.

Gostaria de te encorajar a vir ao culto preparado para adorar.

SLIDE 3

Ore em sua casa, antes de vir para o culto, para que você esteja pronto para orar quando chegar.

Durma e descanse antes de vir ao culto, para que você esteja acordado e alerta quando pisar na casa de Deus.

Leia a Palavra antes de vir a igreja, para que seu coração fique macio e quentinho durante a adoração.

Venha com fome de Deus.

Venha pré-disposto.

Venha esperando que Deus fale ao seu coração.

É na sua casa, no seu trabalho, na sua vida pessoal, no meio da sua rotina diária que você antecipa a experiência memorável da Presença no culto.

II. É MELHOR OUVIR

O Pregador de Eclesiastes continua instruindo:

“…ouça com atenção. Age mal quem apresenta ofertas a Deus sem pensar. 2. Não se precipite em fazer promessas nem em apresentar suas questões a Deus.”

— Eclesiastes 5. 1b-2a, NVT

A Nova Almeida Atualizada diz: “Chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer um sacrifício de tolos. (Ec 5. 1b, NAA).

Isso é uma coisa difícil para nós porque não gostamos de ouvir, gostamos de ser ouvidos.

Em 1 Samuel 15.22, Samuel diz:

“Será que o Senhor tem mais prazer em holocaustos e sacrifícios do que no obedecer à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o ouvir é melhor do que a gordura de carneiros.”

Nesse sentido, “ouvir” é uma palavra mais forte porque pode ser traduzida tanto como “preste atenção” quanto como “obedeça”. Isso é o que Deus deseja!

Agora, não ouvir é justamente é a maior burrice da religião.

É tolice pensar que algum sacrifício que você traz ou faz pode cancelar seu pecado e que você não precisa de arrependimento.

Não é porque você fez o sacrifício de sair da sua casa para estar hoje que você está de bem com Deus.

Quando somos descuidados com nossos ouvidos, estamos sendo descuidados com nossos corações.

Por isso, você precisa estar pronto para ouvir a Deus!

ILUSTRAÇÃO: No avião, os comissários de bordo compartilham algumas instruções antes da decolagem.

As aeromoças começam explicando como usar o cinto de segurança, onde estão as saídas de emergência, como colocar a máscara de oxigênio, se necessário.

Depois disso, o comandante dá mais algumas instruções diretamente de sua cabine, pelos alto-falantes do avião.

No entanto, a maioria dos passageiros não prestam atenção. Eles ficam conversando, lendo, olhando pela janela, tirando coisas da bolsa, colocando seus fones de ouvido.

Eles estão fazendo tudo, menos ouvindo. Esses comissários de bordo devem saber como Deus se sente quando seu povo vem à igreja.

Algumas vezes, a gente chega pro culto depois da ver a Terceira Guerra Mundial ocorrer dentro do nosso carro com nosso cônjuge e filhos.

Outras vezes, a gente chega pro culto logo depois de xingar o cara que nos cortou no trânsito. “Sai da frente, Jumento de Balaão! Burro da carroça de Faraó! Árvore que não dá fruto: Não presta pra nada, nem pra dar seta?”

Por vezes, entramos no santuário e encontramos nosso assento.

“Ufa, graças a Deus ninguém pegou meu lugar hoje.”

Começamos a olhar em volta para ver quem está presente. Fulano não veio… Tá assistindo o jogo!”

Começa o culto e vemos erros de digitação na projeção.

Começa a pregação e você pega seu celular e começa a anotar tudo.

Tudo o que? Tudo o que o pregador tá dizendo? Não! Todas as contas que você lembra que tem que pagar na segunda! É mais provável!

Assim, antes que percebamos, o culto acabou, e as mentes estavam em outro lugar. Deus falou e nós não estávamos ouvindo.

Pense comigo mais uma vez: ADORAÇÃO É ENCONTRAR-SE COM DEUS!

o Deus vivo, Rei de todo o universo – tem uma agenda para nos encontrar.

SLIDE 5

Portanto, quando nos encontrarmos com Deus, fazemos bem em deixá-lo falar. Deus quer se comunicar conosco.

SLIDE 6

III. HUMILHE-SE DIANTE DE DEUS!

O Pregador continua:

“Deus está nos céus, e você, na terra; portanto, fale pouco.”

— Eclesiastes 5. 2b, NVT

Isso não significa que Deus esteja ausente desta terra ou que Ele esteja desvinculado do que acontece em nosso mundo.

Dizer “Deus está no céu” é um lembrete de Sua glória.

Isso lembra que, embora Deus seja acessível, há uma distinção infinita entre nós e Deus.

Há uma grande separação entre nós e Deus, onde Sua grandeza é contrastada com nossa pequenez.

Além disso, há a perfeição de Deus contrastada com nosso pecado e imperfeição.

Por isso, o Pregador de Eclesiastes é cirúrgico ao corrigir nossa geografia teológica,

não estamos tão perto de Deus quanto pensamos.

Este versículo nos coloca exatamente onde pertencemos, e isso é uma coisa boa.

João Calvino disse que “conhecer a Deus e conhecer a nós mesmos é a soma de toda a sabedoria”.

É assim que falamos sobre a Santidade de Deus.

Essa distinção é fundamental para como entendemos o evangelho (nossa necessidade de ter nosso pecado contabilizado) e como nos relacionamos com Deus.

Deus sendo separado é aquele que nos responsabiliza por cada palavra que dizemos e por tudo o que fazemos.

Embora algumas falsas religiões ensinam que o homem pode se tornar um deus. Jamais seremos iguais a Deus.

E essa é a principal característica do Cristianismo: Deus é acessível, mas não é alcançável.

E esse é o ponto:

SLIDE 7

Deus é Deus e nós não somos. Deus está no céu e nós estamos na terra. Deus é o Senhor e nós somos seus servos.

À medida que nos preparamos para a o culto e adoração, lembre-se de que devemos nos aproximar de Deus na condição de servos humildes. Devemos nos curvar diante dele. Devemos nos prostrar diante dele.

Quando nós entramos na presença de Deus e nos prostramos diante dele, passamos a olhar para o nosso mundo a partir dos olhos e da perspectiva do Senhor.

Então, descobrimos que aquilo que pensávamos ser uma montanha, que parecia grande e poderosa aos olhos do mundo, acabou se tornando pequena e insignificante aos olhos de Deus.

Quando pensávamos que éramos fracos, aí que nos tornamos fortes porque estávamos na presença de Deus.

Quando pensávamos que éramos tolos, aí que nos tornamos sábios do ponto de vista de Deus.

APLICAÇÃO: Você já olhou para cada uma de suas lutas e frustrações pessoais da perspectiva de Deus?

A adoração é um momento em que entramos na presença de Deus para que possamos ver nossas dificuldades (e nossas recompensas) a partir de Sua perspectiva. Isso pode fazer toda a diferença no mundo.

SLIDE 8

IV. PONDERE O QUE VOCÊ DIZ A DEUS

O Pregador continua escrevendo:

“4. Quando fizer uma promessa a Deus, não demore a cumpri-la, pois ele não se agrada dos tolos. Cumpra todas as promessas que fizer. 5. É melhor não dizer nada que fazer uma promessa e não cumprir.”

— Eclesiastes 5. 4-5, NVT

Este é um aviso para não se comprometer demais e fazer uma promessa a Deus ou aos outros que você não tem intenção ou capacidade de realizar.

Deus não é gerente do Bradesco, que fica animado por você apenas assinar um produto de capitalização, mas que nem se importa se você nunca seguir em frente.

Deus se preocupa com o que você diz e promete, porque quando Ele fala e promete, é sempre cumprido. Se você disser a Deus que vai fazer alguma coisa, faça!

Não atrase sua resposta a Deus, deixando de seguir o que você sabe que Deus o chamou para fazer. Não se engane, dizer que obedecerá a Deus mais tarde está desobedecendo-O agora.

Deus leva os votos quebrados a sério; é por isso que Ele odeia o divórcio, lembra regularmente Israel de sua infidelidade e lembra Seu povo dos votos que Ele fez a eles.

NOTA: Agora, não aplique mal o versículo 5 como desculpa para nunca se comprometer com nada. Deus odeia desculpas esfarrapadas. Ele conhece nossos corações, não podemos enganar a Deus.

A fidelidade de Deus a nós, apesar de nós, deve ser motivo de grande reverência e adoração.

Por isso o pregador diz: “Quando você fizer uma promessa” mantenha sua palavra.

As palavras podem não significar muito para nós, mas significam muito para Deus. Aos olhos de Deus, uma promessa é uma promessa. Se você jurou, honre!

SLIDE 9

Considere por um momento as promessas que você fez a Deus quando estava em adoração?

O Pregador chama de tolo toda a pessoa que faz promessas a Deus e não as cumpre.

Quantos de nós já fez papel de tolo?

No passado, prometemos a Deus que O serviríamos melhor, aprenderíamos melhor, ensinaríamos mais pessoas, ofertaríamos mais e dizimaríamos fielmente se conseguíssemos um emprego ou recebesse uma promoção, etc…?

As pessoas também precisam se lembrar de que, quando se casaram, fizeram votos não apenas ao seu futuro cônjuge, mas também a Deus.

Deus se lembra das nossas promessas, mesmo que não a honremos!

Eu imagino que alguns de nós tem votos pendentes e votos atrasados diante de Deus que precisam ser pagos!

Quais promessas que você jurou a Deus e não cumpriu?

Saiba que Deus não esquece deles!

Assumir compromissos com Deus é como voar de avião, uma vez que você decola no ar não tem como voltar atrás.

Estamos comprometidos.

Não podemos mudar de ideia. Não podemos dizer: “Para o avião que eu quero descer!”

Por fim….

SLIDE 10

V. LEVE DEUS A SÉRIO

O Pregador concluiu esta seção do seu sermão dizendo:

“Sonhar demais é inútil, assim como falar muito. Em vez disso, tema a Deus.”

— Eclesiastes 5. 7

SLIDE 11

Temer a Deus não significa medo ou pavor; significa santo temor, reverência e respeito. Em outras palavras, precisamos levar Deus a sério.

Devemos nos aproximar dele com respeito e reverência.

Acredito que Deus ama diversão e risos. Ele se deleita com pessoas que têm senso de humor.

Mas a adoração é um assunto sério.

Nós devemos nos aproximar de Deus com respeito e temor.

É um negócio sério. Você está pronto para embarcar no voo e fazer a viagem?

Conclusão

Se você vem a casa de Deus para adora-Lo então você precisará temê-lo.

Há segurança em temer a Deus com temor de sua Grandeza “esplendor, poder, retidão e justiça”.

Vimos no catecismo dessa semana que o pecado não contabilizado levará à nossa destruição.

A santidade de Deus significa que a pena de morte pelo nosso pecado é justa.

A misericórdia e a graça de Deus significam que Ele preparou um caminho para que essa penalidade seja paga e o relacionamento com Ele seja restaurado.

Sozinhos, somos todos tolos na forma como adoramos a Deus.

Na verdade, Jesus só tem tolos para salvar. O versículo 4 diz que Deus não se agrada de tolos; mas por causa de Jesus, Deus sofre por todos os tolos.

Ele nos salva como tolos, transformando-nos em adoradores.

Em Jesus, temos uma fala perfeita e pura, porque cada palavra que ele falou era verdadeira.

Eu acompanhei um pouquinho da série sobre a Páscoa do Haksembu e o Jondo Samu foi muito pontual ao nos lembrar que, mesmo na maior dor e agonia da cruz, cada palavra que Jesus disse foi cuidadosamente escolhida.

Em Jesus, como nosso mediador o abismo que nos separa de Deus foi superado.

Em Jesus, temos adoração perfeita diante de Deus porque “No meio da congregação cantarei o seu louvor”. Hb 2:12

Jesus é o adorador perfeito e, pela nossa fé nEle, também somos!

Agora Deus Pai pode aceitar nossa adoração imperfeita porque Ele já recebeu adoração perfeita em Jesus.

É por isso que a vida sem pecado de Jesus é tão importante.

É a vida perfeita de adoração de Jesus em nosso lugar, então, quando falhamos em adorar a Deus perfeitamente, ele não fica com raiva e nos destrói, mas por causa da cruz, Deus derramou sua raiva e destruiu Jesus em nosso lugar.

Isso nos dá grande liberdade para agora adorar a Deus sem medo

Portanto, irmãos, por causa do sangue de Jesus, podemos entrar com toda confiança no lugar santíssimo. 20. Por sua morte, Jesus abriu um caminho novo e vivo através da cortina que leva ao lugar santíssimo. 21. E, uma vez que temos um Sumo Sacerdote que governa sobre a casa de Deus, 22. entremos com coração sincero e plena confiança, pois nossa consciência culpada foi purificada, e nosso corpo, lavado com água pura.

— Hebreus 10. 19-22

À luz da majestade e glória de Deus, respondemos com adoração pronta para ouvir, cuidadosa na fala, limitando o que diz diante de Deus e sobre Deus ao que é verdadeiro, certo e bom.

Damos a Deus o que Ele merece, incluindo nosso talento de tempo e tesouro que decidimos dar. Porque Deus é digno de nossa adoração, nós O reverenciamos quando confiamos em Jesus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...