domingo, 11 de dezembro de 2022

O preço de um resgate - Rute 3.1 - 4.10

O preço de um resgate.
Texto: Rute 3.1-4.10

Sermão para o 2º domingo do Advento de Natal de 2022.
Por Diego Gonçalves

INTRODUÇÃO

Continuamos nossa série de advento sobre o livro de Rute, e estamos vendo como o livro de Rute, mesmo estando no Antigo Testamento, é realmente uma história de Natal. 

Na primeira semana, vimos como é a história de uma jovem que fez um compromisso radical de fé com Deus e depois viajou para Belém, onde deu à luz uma criança que mudaria o mundo. Na segunda semana, vimos como é a história de um homem justo que ofereceu bondade, proteção e provisão a uma jovem em seu momento de necessidade. E então vimos até aqui que essas duas histórias se parecem muito com a história do Natal. Mas hoje... meus amigos... hoje vai ficar ainda melhor porque vamos aprender que o livro de Rute é a história de um parente-resgatador que redimiu sua amada de uma situação desesperadora tendo que pagar um alto preço pelo resgate. E isso é definitivamente uma descrição da história do Natal também.

Mais uma vez percorreremos nosso caminho por uma grande parte de Rute esta manhã, mas vamos começar lendo os versículos 9-13. 

(Ler Rute 3:9-13 e orar.)


Rute 3:9-13 
“Quem é você?”, perguntou ele. “Sou sua serva Rute”, respondeu ela. “Estenda as abas de sua capa sobre mim, pois o senhor é o resgatador de minha família.” 10 Então Boaz exclamou: “O Senhor a abençoe, minha filha! Você demonstra agora ainda mais lealdade por sua família que antes, pois não foi atrás de um homem mais jovem, seja rico ou pobre. 11 Não se preocupe com nada, minha filha. Farei o que me pediu, pois toda a cidade sabe que você é uma mulher virtuosa. 12 Mas, embora eu seja de fato um dos resgatadores de sua família, há outro homem que é parente mais próximo que eu. 13 Fique aqui esta noite e pela manhã conversarei com ele. Se ele estiver disposto a resgatá-la, muito bem; que ele se case com você. Se não quiser, tão certo como vive o Senhor, eu mesmo a resgatarei”. (NVT)

ORAÇÃO:

————————————–

Conhecemos agora todos os três personagens principais do livro de Rute. Primeiro conhecemos Noemi, que deixou Belém e se mudou para Moabe com o marido e dois filhos. Em seguida, conhecemos Rute, que era de Moabe e que se casou com um dos filhos de Noemi depois que o marido de Noemi morreu. Depois que os dois filhos de Noemi morreram, Rute e Noemi viajaram de volta para Belém, onde conhecemos o terceiro personagem principal da história, o homem Boaz. Era tempo de colheita, e quando Rute saiu para colher nos campos, "simplesmente aconteceu" dela ir colher nos campos de Boaz. 

Como dissemos na semana passada, o livro de Rute é uma história de amor, e Deus, em sua providência, orquestrou eventos para que Boaz e Rute se encontrassem, e Boaz ofereceu bondade, proteção e provisão a Rute enquanto ela colhia em seus campos. 

E assim o capítulo dois terminou com um final feliz, certo! Errado! Um final feliz para o capítulo dois teria sido assim: "E assim Boaz e Rute se casaram, e viveram felizes para sempre". Não é assim que uma história de amor deve terminar? Certo. Só que não aqui! Em vez disso, lemos no último versículo do capítulo que: "Ela [Rute] morava com sua sogra". - Quê? Quer dizer que o “cara não pega a mina”? Que tipo de final feliz é esse? 

Bem, como acontece com a maioria das histórias de amor, há algumas reviravoltas ao longo do caminho antes que possamos chegar a esse final verdadeiramente feliz. Tipo... Nunca é um caminho reto. Há sempre alguns obstáculos ao longo do caminho. E o grande obstáculo agora é que a temporada de colheita terminou, e Rute e Boaz não se casaram. E assim o capítulo dois termina com Rute morando com sua sogra em vez de viver com Boaz. 

Vamos precisar de um grande plot twist para ver se Rute e Boaz vão se reunir. E é exatamente isso que temos no capítulo três: um plot twist grande, ousado, dramático e de tirar o fôlego que ninguém jamais poderia ter imaginado em nossa história. 

Então, vamos pular para o capítulo três.

I. Uma situação desesperadora (Rute 3.1-9)


E o que encontramos no capítulo três é que Rute e Noemi estão em uma situação desesperadora. Deus providenciou comida para eles, pela qual eles são muito gratos, mas sua grande necessidade é que Rute se case. A menos que Rute se case, as duas sempre estarão em uma posição precária, além de nenhuma delas ter filhos para continuar na linha familiar. 

Já ouviu aquele ditado popular: “Situações desesperadas exigem medidas desesperadas”? Então... Naomi apresenta um plano que é tão chocante que só serve para destacar o quão desesperada a situação deles realmente era. 

Vamos ler Rute 3.1-6:

Rute 3.1-6
Certo dia, Noemi disse a Rute: “Minha filha, é hora de eu encontrar para você um lar seguro e feliz. 2 Esse Boaz, senhor das moças com quem você trabalhou, é nosso parente próximo. Hoje à noite, ele estará na eira, onde se debulha a cevada. 3 Faça o que lhe direi: tome banho, perfume-se e vista sua melhor roupa. Depois vá até lá, mas não deixe que Boaz a veja enquanto ele não tiver terminado de comer e beber. 4 Repare bem no lugar onde ele se deitar. Então vá, descubra os pés dele e deite-se ali. Ele lhe dirá o que fazer”. 5 “Farei tudo que você disse”, respondeu Rute. 6 Assim, naquela noite, ela desceu até a eira e seguiu as instruções de sua sogra. (Rute 3:1-6, NVT)

Portanto, este é o plano brilhante de Noemi: ela enviará Rute a Boaz, sozinha, no meio da noite, para se deitar a seus pés e depois sofrer quaisquer que sejam as consequências. Que plano ousado! Eu diria até que é uma atitude desesperadora. Ou quem sabe, um plano imprudente. Ou talvez um plano escandaloso. Em todo caso, crianças, não tentem isso em casa! A situação de Noemi é tão desesperada que ela está disposta a arriscar tudo para que Rute e Boaz possam finalmente se unir como marido e mulher. 

Veja só, Boaz é um parente, um parente próximo do falecido marido de Noemi. Mas será que ele estaria disposto a cumprir o papel de parente-redentor? Você deve se lembrar na semana passada, quando Rute contou pela primeira vez a Noemi sobre Boaz, que Noemi exclamou: 

Rute 2.20
“O Senhor o abençoe!”, disse Noemi à nora. “O Senhor não deixou de lado sua bondade tanto pelos vivos como pelos mortos. Esse homem é um de nossos parentes mais próximos, o resgatador de nossa família.” (Rute 2.20, NVT)

O parente-redentor era um parente próximo que era responsável por ajudar um membro da família em seu momento de necessidade. Se um membro da família se tornasse pobre e tivesse que vender suas terras, o parente-redentor deveria comprar a terra de volta para eles. 

O parente-redentor também era responsável por comprar de volta os membros da família vendidos como escravos (Levítico 25:47-49) e vingar o assassinato de um parente próximo (Números 35:19-21). E também havia um caso especial de uma viúva que não teve filhos. Neste caso, o irmão do homem deveria se casar com a viúva, e o primeiro filho que ela lhe desse a sorte levaria o nome do irmão morto para que seu nome não fosse apagado de Israel. 
(Deuteronômio 5.5-6)

Noemi espera que Boaz cumpra o papel de parente-redentor casando-se com Rute para que seu nome de família continue. Então ela fez com que Rute se preparesse como noiva. Rute tomou um banho e perfumou-se. Vestiu suas melhores roupas e partiu para o armazém de Boaz. 

Vamos pegar a história no versículo 7:

Rute 3.7-8 
Quando Boaz terminou de comer e beber e estava alegre, foi deitar-se perto de um monte de grãos e pegou no sono. Rute se aproximou em silêncio, descobriu os pés dele e se deitou. 8 Por volta da meia-noite, Boaz acordou de repente. Ele se virou e ficou admirado de encontrar uma mulher deitada a seus pés. (Rute 3.7-8, NVT)

Depois de um longo dia de colheita e uma boa comida no jantar, Boaz deita-se durante a noite na eira para proteger seus grãos de quaisquer ladrões. Rute espera até que ele caísse no sono, e então em silêncio, bem quietinha, descobre os pés do Boaz, deita-se e espera. No meio da noite, Boaz se assusta com algo e acorda. Talvez o frio da noite atinja seus pés descobertos. E então ele fica realmente assustado, porque ele descobre que há uma mulher deitada a seus pés!

Rute 3.9
“Quem é você?”, perguntou ele. “Sou sua serva Rute”, respondeu ela. “Estenda as abas de sua capa sobre mim, pois o senhor é o resgatador de minha família.” (Rute 3.9)

Espalhar o manto de sua roupa sobre uma mulher era uma promessa de casamento. Na verdade, esse costume ainda é praticado em partes do Oriente Médio hoje. E assim Rute primeiro se identifica, e então ela corajosamente pede a Boaz que cumpra o papel de parente-redentor, colocando a capa de sua veste sobre ela com a proteção do casamento.

Agora, vale lembrar que Rute está em uma posição extremamente vulnerável aqui, e Boaz poderia responder de várias maneiras. Se ele fosse um homem desonroso, ele poderia estuprá-la ali mesmo no campo. Ou ele poderia tirar vantagem dela, alegando que Rute o havia seduzido no meio da noite. Havia outros colhedores dormindo nas proximidades, para que ele pudesse gritar em voz alta, expondo Rute à desgraça pública e punição severa, como apedrejamento. Rute e Noemi estavam em uma situação desesperadora. E por essa razão, Rute arrisca tudo vindo até aqui. 

Ao visitar Boaz no meio da noite e propor casamento, ela se lança completamente à sorte e mercê de Boaz e seu bom caráter.

II. Uma resposta amorosa (Rute 3.10-18)


Então, como Boaz responde? Bem, Boaz é um bom homem, e esta é uma história de amor, e ele responde com misericórdia, justiça e amor. 

Veja os versículos 10-13:

Rute 3.10-13
Então Boaz exclamou: “O Senhor a abençoe, minha filha! Você demonstra agora ainda mais lealdade por sua família que antes, pois não foi atrás de um homem mais jovem, seja rico ou pobre. 11 Não se preocupe com nada, minha filha. Farei o que me pediu, pois toda a cidade sabe que você é uma mulher virtuosa. 12 Mas, embora eu seja de fato um dos resgatadores de sua família, há outro homem que é parente mais próximo que eu. 13 Fique aqui esta noite e pela manhã conversarei com ele. Se ele estiver disposto a resgatá-la, muito bem; que ele se case com você. Se não quiser, tão certo como vive o Senhor, eu mesmo a resgatarei”. (Rute 3:10-13))

Boaz percebe o risco que Rute assumiu ao se assumir para ele no meio da noite. E ele fica emocionado que ela o procuraria como marido em vez de um dos homens mais jovens. Mas Rute quer Boaz. Um dos homens mais jovens poderia ser um bom marido, mas eles não seriam um resgatador, um parente-redentor para continuar a linhagem de Noemi. Então Boaz fala gentilmente com ela e promete que ele fará tudo o que ela pedir. Entretanto – há um pequeno problema. Há outro parente-redentor que é um parente mais próximo do que Boaz. Este outro homem tem o primeiro direito de redenção, e assim Boaz precisará se aproximar dele primeiro. 

Boaz não quer Rute vagando para casa no meio da noite, então ele a instrui a ficar lá na eira até de manhã. 

Vamos ler os versículos 14-15:

Rute 3.14-15
Rute ficou deitada aos pés de Boaz até de manhã, mas levantou-se antes de raiar o dia, pois Boaz tinha dito: “Ninguém deve saber que uma mulher esteve na eira”. 15 Então Boaz lhe disse: “Traga-me sua capa e estenda-a aqui”. Ele despejou sobre a capa seis medidas de cevada e a pôs sobre as costas de Rute. Depois ele retornou à cidade. (Rute 3:14-15)

Quando a manhã chega, Boaz continua acolhendo Rute com seu amor e proteção. 
Ele se certifica de que ela se levante e saia antes que alguém a reconheça. Ele dá instruções aos outros trabalhadores para não falarem nada sobre a mulher que veio até ele, no meio da noite. Então ele lhe dá seis medidas de cevada para trazer de volta a Noemi como um sinal de boa fé.

E por falar em Noemi... Coitada da pobre Noemi! Eu imagino que ela deve ter ficado acordada a noite toda se perguntando o que havia acontecido com Rute. E assim, quando Rute retorna, ela imediatamente lhe pergunta:

Rute 3.16
Quando Rute voltou à sua sogra, ela lhe perguntou: “Como foi, minha filha?”. Rute contou a Noemi tudo que Boaz havia feito 17 e acrescentou: “Ele me deu estas seis medidas de cevada e disse: ‘Não volte para sua sogra de mãos vazias’”. 18 Então Noemi disse: “Tenha paciência, minha filha, até sabermos o que vai acontecer. Boaz não descansará enquanto não resolver esta questão ainda hoje”. (Rute 3.16-18)

Noemi tinha deixado Belém dez anos atrás cheia de sonhos e projetos de vida, mas perdeu tudo e voltou de mãos vazias. No entanto, agora Deus, através de Boaz, está assegurando-lhe que ela não permanecerá de mãos vazias. Noemi e Rute arriscaram tudo ao ir a Boaz. E a resposta amorosa de Boaz foi exatamente a resposta que elas precisavam para sua situação desesperadora.

III. Uma redenção que custou caro (Rute 4:1-10)

E assim chegamos ao capítulo quatro e à redenção de Rute e Noemi. E é aqui que ficamos sabendo do custo envolvido em tudo isso. Esta foi uma redenção muito cara, que envolveria um grande sacrifício da parte de Boaz, como evidenciado pela reação do parente-redentor que estava mais próximo do que Boaz. 

Vamos retomar a história novamente em Rute 4.1-4:

Rute 4.1-4
Boaz foi à porta da cidade e sentou-se ali. Nesse momento, ia passando o parente resgatador que ele havia mencionado. Boaz o chamou: “Venha cá e sente-se, amigo. Quero conversar com você”. O homem foi e se sentou. 2 Então Boaz chamou dez autoridades da cidade e pediu que se sentassem com eles. 3 Em seguida, disse ao resgatador da família: “Você conhece Noemi, que voltou de Moabe. Ela está vendendo a propriedade de nosso parente Elimeleque. 4 Pensei que devia falar com você a esse respeito, para que você a resgate, caso tenha interesse. Se quer a propriedade, compre-a na presença das autoridades do meu povo. Se não tiver interesse por ela, diga-me logo, porque, depois de você, sou o resgatador mais próximo”. O homem respondeu: “Está certo; eu resgatarei a propriedade”. (Rute 4:1-4))

Aqui Boaz encontra o outro parente-redentor no portão da cidade, juntamente com dez dos anciãos da cidade. O portão da cidade era onde as transações legais ocorriam, como a prefeitura de hoje, e os anciãos serviam como testemunhas legais. Boaz diz ao parente-redentor que Noemi está vendendo algumas terras e o aconselha: "Por que você não as compra, aqui e agora, mas se você não estiver interessado, então eu o farei porque sou o próximo na fila".

Observe que Boaz ainda não disse nada sobre Rute. Ele está sendo um pouco sorrateiro aqui, porque a terra não é o ponto principal. Gente... parece que Boaz realmente está apaixonado e quer se casar com Rute, mas primeiro precisa estabelecer diante dos anciãos que, se o parente mais próximo não cumprir seu papel de parente-redentor, ele o fará. 

Então ele apenas menciona a terra primeiro, e o parente-redentor diz: "Eu a redimirei".

Não tão rápido, diz Boaz. Veja os versículos 5-6:

Rute 4.5 Então Boaz lhe disse: “É claro que, ao comprar a propriedade de Noemi, você também deve se casar com Rute, a viúva moabita. Desse modo, ela poderá ter filhos que levem o nome de seu marido e mantenham a herança na família dele”. 6 “Se é assim, não posso resgatá-la”, respondeu o parente resgatador. “Isso poria em risco minha própria herança. Resgate você a propriedade. Eu não posso fazê-lo." (Rute 4:5-6, NVT)

Boaz lança uma bomba. Quando o marido de Noemi morreu, a propriedade passou para seus dois filhos. E assim, se o homem realmente quiser cumprir o papel de parente-redentor, ele também terá que se casar com Rute, a moabita. E observe como Boaz enfatiza que Rute é do odiado país de Moabe.

Bem, essa é uma questão completamente diferente. Este homem não quer se casar com uma moabita. Não só isso, ele também estaria colocando em risco toda a sua propriedade. Pois, se Rute tiver um filho, esse filho será contado para a família de Noemi. E, se algo acontecesse com seus próprios filhos, toda a sua propriedade seria transferida para a família de Noemi. Portanto, esta é uma redenção muito cara, e ele não está disposto a pagar o preço. E então ele diz a Boaz: "Você mesmo o redime. Eu não posso fazer isso."

Nos versículos seguintes, lemos sobre um interessante costume jurídico da época:

Rute 4.7-8 Naqueles dias, havia o seguinte costume em Israel: quando alguém queria transferir o direito de resgate e troca, tirava a sandália e a entregava à outra pessoa para validar publicamente a transação. 8 Assim, o outro parente resgatador tirou a sandália e disse a Boaz: “Compre você a propriedade”.
(Rute 4.7-8, NVT)

Quando ele tirou essa sandália, ele perdeu seu direito como parente-redentor. Esse direito passou para Boaz, e Boaz não perde tempo em aplicá-lo. Versículos 9-10:

Rute 4.9 Então Boaz disse às autoridades da cidade e ao povo ao redor: “Vocês são testemunhas de que hoje comprei de Noemi toda a propriedade de Elimeleque, Quiliom e Malom. 10 E, junto com a propriedade, tomei como esposa Rute, a viúva moabita de Malom. Assim, ela poderá ter um filho que leve o nome da família de seu falecido marido e herde a propriedade da família aqui na cidade natal dele. Vocês hoje são testemunhas disso”. (Rute 4:9-10, NVT)

Era uma redenção caríssima, tão cara que o outro parente-redentor desistiu do negócio. Mas Boaz amava Rute. Ele não se importava de se casar com uma moabita e estava disposto a pagar o preço. 

Lembre-se, o livro de Rute é uma história de amor. É a história de um parente-redentor que redimiu sua amada de uma situação desesperadora a um grande custo para si mesmo.

De volta à história do Natal: A história do Natal também é uma história de amor. Sabia disso? É também uma história de um parente-redentor que redimiu sua amada de uma situação desesperadora a um grande custo para si mesmo.

1) Nossa situação desesperadora (Gálatas 3:22-23)

Nós somos os amados, e nossa situação desesperada é descrita em Gálatas 3:22-23: 

"Gálatas 3:22 Mas as Escrituras afirmam que somos todos prisioneiros do pecado ... fomos colocados sob a custódia da lei e mantidos sob a sua guarda, até que essa fé fosse revelada.". (Gálatas 3:22-23))

Éramos prisioneiros do pecado, mantidos prisioneiros pela lei. Estávamos perdidos em nossos pecados, isolados de Deus, merecedores de castigo eterno. Estávamos desesperados e precisando desesperadamente de um redentor.

2) A resposta amorosa de Deus (Gálatas 4:4-5)


E como Deus reagiu à nossa situação desesperadora? Gálatas 4:4-5 nos diz: 

"Gálatas 4:4 Mas, quando chegou o tempo certo, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher e sob a lei. 5 Assim o fez para resgatar a nós que estávamos sob a lei, a fim de nos adotar como seus filhos. (Gálatas 4:4-5))

A resposta amorosa de Deus é o motivo pelo qual celebramos o Natal. Deus enviou seu Filho. Jesus, o eterno Filho de Deus, nasceu em nosso mundo como um ser humano. Ele se tornou como nós em nossa carne. Ele veio para formar uma nova família. Ele está mais perto de nós do que um irmão. Jesus é o nosso parente-redentor! O nosso resgatador! Ele nasceu de uma mulher, nascida sob a lei, para redimir os que estão sob a lei, para que pudéssemos receber os plenos direitos dos filhos.

3) Uma redenção caríssima (Marcos 10.45)


Jesus tornou-se nosso parente-redentor, e foi uma redenção cara. Lemos em Marcos 10:45: 

"Marcos 10:45 Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por muitos." (Marcos 10.45) 

Assim como Boaz não serviu a si mesmo, mas serviu a Rute e Noemi, assim Jesus não veio para ser servido, mas para servir. E isso lhe custou caro, como nunca havia custado na vida a Boaz. Se o outro parente-redentor ficou preocupado em colocar em perigo sua propriedade... Jesus deixou sua propriedade para nós. Jesus deixou as glórias do céu. Ele entrou em nosso mundo como um ser humano. Ele foi abandonado pelo Pai. Ele deu sua própria vida como resgate por muitos. Foi uma redenção cara. 

Jesus é nosso parente-redentor, mas sua redenção não é automática. Você precisa vir a Cristo para a salvação. Assim como Rute reconheceu sua própria situação desesperadora e se lançou completamente na misericórdia, justiça e amor de Boaz, você precisa reconhecer seu pecado e lançar-se completamente na misericórdia, justiça e amor de Deus. E assim como Boaz respondeu amorosamente a Rute e não a expulsou, temos esta preciosa promessa de Jesus em João 6.37: "Contudo, aqueles que o Pai me dá virão a mim, e eu jamais os rejeitarei." (João 6:37)

Há uma música que diz assim: "Eu nunca saberei o preço dos meus pecados lá na cruz." Cristo Jesus pagou a dívida que eu nunca poderia pagar. O Natal é a história de um parente-redentor que redimiu sua amada de uma situação desesperadora a um grande custo para si mesmo. Jesus é o nosso parente-redentor. Cristo Jesus pagou a dívida que você e eu jamais poderíamos pagar!


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