Por trás da história do Natal.
Texto: Rute 4.11-22
Sermão para o 4º domingo do Advento de Natal de 2022.
Por Diego Gonçalves
Por Diego Gonçalves
INTRODUÇÃO:
Hoje terminamos nossa série de Advento do Natal no livro de Rute. Espero que você tenha gostado desta série tanto quanto eu, pois olhamos profundamente para a história de Rute no Antigo Testamento e encontramos o reflexo da história do Natal olhando de volta para nós.
A título de revisão, na primeira semana vimos que Rute é a história de uma jovem que fez um compromisso radical de fé com Deus e depois viajou para Belém, onde deu à luz uma criança que mudaria o mundo. E, claro, essa também é uma descrição de Maria na história do Natal.
E então, na segunda semana, olhamos para Boaz, e vimos como o livro dr Rute é também a história de um homem justo que ofereceu bondade, proteção e provisão a uma jovem em seu momento de necessidade. Essa também é uma descrição de José na história do Natal.
Na terceira semana, vimos que o livro de Rute apresenta a história de um parente-redentor que redimiu sua amada de uma situação desesperadora pagando um alto preço pelo seu resgaste. Essa também é uma descrição de Jesus na história do Natal.
E hoje, ao terminarmos o livro de Rute, veremos que é também a história de uma criança na linhagem de Judá que nasceu como redentora em cumprimento das profecias que antecederam o Messias. E isso é definitivamente uma descrição de Jesus na história do Natal também.
Então, em nosso último dia da série do Advento em Rute, vamos ler a última parte de Rute esta manhã, mas antes vamos começar lendo Rute 4:13.
(Leia e ore:)
"Rute 4:13 Boaz levou Rute para a casa dele, e ela se tornou sua esposa. Quando Boaz teve relações com ela, o Senhor permitiu que ela engravidasse, e ela deu à luz um filho."
ORAÇÃO:
————————————–
Em Rute, capítulo um, Noemi, sogra de Rute, deixou Belém e se mudou para Moabe com o marido e dois filhos. Seu marido e seus dois filhos morreram, e dez anos depois ela retornou a Belém com sua nora Rute.
Quando as pessoas da cidade a reconheceram, exclamaram: "Pode ser Noemi?" "Não me chamem de Noemi", ela lhes disse. "Me chame de Mara, porque o Todo-Poderoso tornou minha vida muito amarga. Cheia eu parti, mas o Senhor me trouxe de volta vazia." (Rute 1.20-21)) E assim o livro de Rute começou com o esvaziamento de Noemi, mas através dos capítulos restantes vimos o Senhor restaurando Noemi.
Primeiro, sua nora Rute voltou a Belém com ela. Em seguida, o Senhor "mexeu alguns pauzinhos" para reunir Rute e Boaz. Boaz era um parente próximo do falecido marido de Noemi, o que o tornou um parente-redentor, alguém que poderia se casar com a família e continuar a linhagem familiar. Rute e Boaz se apaixonaram, e quando deixamos a história na semana retrasada, Boaz tinha acabado de superar o último obstáculo legal que o impedia de se casar com Rute e redimir a família de Noemi. Mas para a redenção ser completa ainda faltava uma coisa.
A descendência de Noemi não estará completa a menos que Rute dê a Boaz um filho para continuar o nome da família. Mas aqui surge uma grande questão:
Rute terá um filho? Será que Ela pode mesmo ter filhos? Lembre-se de que ela foi casada antes, por quase dez anos, e ela nunca teve filhos na época. Então, pensa comigo: e se ela for estéril? Bem ... Houveram muitas surpresas na história ao longo do caminho, mas parece que o escritor deixou a maior surpresa de todas para o final da história. Antes de chegarmos lá, vamos trabalhar mais algumas coisas....
I. Nascido na linhagem de Judá (Rute 4:11-12; Gênesis 49:10)
vamos pegar a história no versículo 11. Boaz declarou-se o redentor legal da família de Noemi, e agora os anciãos e aqueles no portão da cidade respondem como testemunhas. Certo? Vemos duas coisas em sua resposta aqui:
há a oração por um futuro abençoado e a lembrança de um passado escandaloso.
1. Um futuro abençoado (11)
Primeiro, vamos dar uma olhada no futuro abençoado que eles oram por Boaz e Rute. Veja o versículo 11:
Então os anciãos e todos os que estavam no portão disseram: “Somos testemunhas! Que o Senhor faça a esta mulher que chega à sua família o que ele fez a Raquel e Lia, das quais descendeu toda a nação de Israel! Que você seja próspero em Efrata e famoso em Belém!." (Rute 4:11)
O povo ora por duas coisas aqui. Primeiro, eles oram para que o Senhor faça Rute como Raquel e Lia. Esta é uma oração por grande fecundidade no matrimônio. Raquel e Lia eram as esposas de Jacó que, juntamente com suas escravas, deram à luz as doze tribos de Israel. Juntos, elas construíram a casa de Israel. Agora, as pessoas da cidade oram para que Rute faça o mesmo sozinha.
Em segundo lugar, eles oram para que Boaz tenha uma posição em Efrata e seja famoso em Belém. Efrata é apenas uma outra palavra para Belém, e por isso eles estão orando para que o nome de Boaz seja sempre conhecido nesta cidade. Agora, Deus respondeu a essas orações de maneiras muito além do que o povo poderia ter imaginado. Rute de fato daria à luz uma criança, e um dos descendentes dessa criança formaria um novo Israel, um novo povo de Deus que se inspiraria em todas as tribos, línguas e nações. E Boaz não seria famoso apenas em Belém. Ele seria famoso em todo o mundo. Sua fama chegaria até no culto em português de uma igreja coreana, que fica no bairro do Cambuci em São Paulo, durante a época do advento de 2022! Olha só! Quem poderia ter imaginado isso? Essa é a resposta para o povo que orou por um futuro abençoado para Boaz e Rute.
2. Um passado escandaloso (12)
No entanto, suas palavras também trouxeram de volta lembranças de um passado terrível e escandaloso. Veja o versículo 12:
Rute 4:12 Que o Senhor lhe dê com esta jovem uma descendência numerosa como a de nosso antepassado Perez, filho de Tamar e Judá!”.
Se você não sabe, esta também era uma oração por fecundidade, pois o filho de Judá, Pérez, tornou-se um grande e numeroso povo. O problema aqui é que com a menção de Tamar há também a lembrança de um terrível escândalo. A história de Tamar está registrada em Gênesis 38. Você pode ler depois. Mas eu vou resumir pra você.
Tamar se casou com um dos filhos de Judá, mas seu marido morreu antes que ela tivesse filhos. Hmm, olha só.... algo parecido aconteceu com Rute, não foi? Entretanto, o caso de Tamar é um "bafão" daqueles. Por quê? Porquê Judá tinha dois outros filhos que poderiam ter agido como parentes-redentores para ela, mas o primeiro recusou, e Judá impediu o outro filho. Então Tamar resolveu o assunto com suas próprias mãos. Ela se disfarçou de prostituta e seduziu e engravidou de Judá, seu sogro. Então, ela deu à luz meninos gêmeos, e o mais famoso se chama Perez. E esse foi o grande e terrível escândalo na linhagem de Judá.
No entanto, há também uma grande promessa na linhagem de Judá, porque uma das primeiras profecias nas Escrituras predisse que o Messias viria através da linhagem de Judá. "Gênesis 49:10 - O cetro não se afastará de Judá, nem o bastão de autoridade de seus descendentes, até que venha aquele a quem pertence, aquele que todas as nações honrarão." (Gênesis 49:10))
Minha gente... Boaz está na linhagem de Judá, descendente de Tamar e Perez, e assim seu filho será um filho da promessa. Ele será uma criança com um futuro abençoado, mas também com um passado escandaloso.
Então, essa é a primeira coisa que aprendemos sobre o filho nascido de Rute e Boaz. Ele nasceu na linhagem de Judá.
II. Nascido como redentor (Rute 4:13-17))
Em segundo lugar, aprendemos que ele nasceu como um redentor.
1. Uma concepção milagrosa (13)
Veja o versículo 13:
Rute 4:13 Boaz levou Rute para a casa dele, e ela se tornou sua esposa. Quando Boaz teve relações com ela, o Senhor permitiu que ela engravidasse, e ela deu à luz um filho. (Rute 4:13))
Não nos é dito especificamente que Rute era estéril, mas sabemos que ela foi incapaz de ter filhos antes, agora aprendemos que o Senhor estava envolvido de uma maneira especial no nascimento dessa criança. "O Senhor permitiu que ela engravidasse", e assim, assim como na história do Natal, temos uma concepção milagrosa no livro de Rute.
Observe a diferença na história do Natal, no entanto, quando você coloca Rute 4 e Mateus 1 lado a lado:
Rute 4:13: Boaz levou Rute para a casa dele, e ela se tornou sua esposa. Quando Boaz teve relações com ela, o Senhor permitiu que ela engravidasse, e ela deu à luz um filho.Mateus 1:24-25: Mateus 1:24 Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor lhe havia ordenado e recebeu Maria como esposa. 25 No entanto, não teve relações com ela até o menino nascer; (MT 1.24-25)
As duas passagens são semelhantes em termos de redação, mas há uma grande diferença. Boaz se uniu a Rute, e assim o Senhor a capacitou a conceber, e ela deu à luz um filho. Mas José não teve relação com Maria até depois que ela deu à luz um filho. O Senhor capacitou Rute a conceber com Boaz. Mas o Senhor capacitou Maria a conceber como virgem sem qualquer ajuda de um marido.
Por isso, essa é realmente uma concepção milagrosa!
2. Uma criança-redentora (14-15)
Não só houve uma concepção milagrosa, mas essa criança nascida de Rute e Boaz nasceu como uma criança redentora. Olhe para os versículos 14-15;
"Rute 4:14 Então as mulheres da cidade disseram a Noemi: “Louvado seja o Senhor, que hoje proveu um resgatador para sua família! Que este menino seja famoso em Israel! 15 Que ele restaure seu vigor e cuide de você em sua velhice, pois ele é filho de sua nora, que a ama e que tem sido melhor para você do que sete filhos!”." (Rute 4:14-15))
Mesmo que Boaz já tivesse cumprido o papel de parente-redentor da família, observe como essa criança também é considerada uma parente-redentora para Noemi. É esta criança que renovará a sua vida e a sustentará na sua velhice. Ahhh não deixe de observar também a oração feita em favor da criança. Os anciãos haviam orado para que Boaz se tornasse famoso em Belém. Agora as mulheres oram para que este bebê recém-nascido se torne famoso em todo o Israel! Observe também como Rute é louvada nos mais altos termos. Ela é descrita como aquela que ama Noemi e é melhor para ela do que sete filhos.
As expectativas estavam altíssimas para esta criança nascida na linhagem de Judá, nascida como uma criança-redentora.
3. Um filho para Noemi (16-17)
E então, nos versículos 16-17, temos o que são provavelmente os versículos mais tocantes de todo o livro.
Vamos ler:
Rute 4:16 Noemi pegou o bebê, aninhou-o junto ao peito e passou a cuidar dele como se fosse seu filho. 17 As mulheres da vizinhança disseram: “Noemi tem um filho outra vez!”, e lhe deram o nome de Obede. Ele é o pai de Jessé, pai de Davi. (Rute 4:16-17))
Noemi tem um filho. Noemi, que voltou vazia a Belém, agora está satisfeita enquanto balança o bebê Obede em seu colo e cuida dele. Ela não é mais Mara, que significa "amarga". Deus a fez Noemi novamente, o que significa "agradável". Noemi tem um filho, nascido na linhagem de Judá, nascido como uma criança-redentora.
Mas, repare uma coisa:
você notou a última frase no versículo 17? "Obede era o pai de Jessé, o pai de Davi."
Essa informação passa tão sutilmente, tão casualmente, que a gente mal percebe no início. Mas essa é a grande surpresa deste capítulo. Esta é a grande revelação. Esta é a razão pela qual esta história é contada em primeiro lugar. Obede, filho de Boaz e Rute, não é outro senão o avô do rei Davi.
III. O nascimento de um rei (Rute 4:18-22)
E assim Rute não é apenas uma história sobre uma criança que nasceu como redentora na linhagem de Judá. É também uma história sobre o nascimento de um rei.
1. A genealogia de Davi (18-22)
Caso você não tenha percebido isso no versículo 17, a história termina com a genealogia estendida de Davi nos versículos 18-22, começando com ninguém menos que: "Perez, filho de Judá":
Vamos ler:
Rute 4:18 Esta é a genealogia de Perez: Perez gerou Hezrom. 19 Hezrom gerou Rão. Rão gerou Aminadabe. 20 Aminadabe gerou Naassom. Naassom gerou Salmom. 21 Salmom gerou Boaz. Boaz gerou Obede. 22 Obede gerou Jessé. Jessé gerou Davi. (Rute 4:18-22)
Minha gente, vocês não acham interessante que o livro de Rute, que começou "nos dias dos juízes, quando não havia rei em Israel", termina com o nascimento de Davi, o primeiro verdadeiro rei de Israel. Esse é "o final da história" que Boaz e Rute certamente nunca puderam conhecer, pois já haviam falecidos, mas o escritor de Rute sabia e nos informou.
2. A genealogia de Cristo (Mateus 1:1-17))
Acontece que, tal como alguns filmes que possuem um final extra escrito pelo diretor... Há um outro "final da história" muito maior e mais sublime que nem mesmo o escritor de Rute sabia na época, pois a genealogia de Boaz e Davi é também a genealogia de Cristo.
Acredito que mesmo que você nunca tenha lido o livro de Rute antes, essa genealogia pode ter parecido familiar para você. Isso porque faz parte da genealogia de Jesus em Mateus 1. Veja Mateus 1:3-6:
Mateus 1:3 Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar. Perez gerou Esrom. Esrom gerou Rão. 4 Rão gerou Aminadabe. Aminadabe gerou Naassom. Naassom gerou Salmom. 5 Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe. Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute. Obede gerou Jessé. 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe foi Bate-Seba, viúva de Urias. (Mateus 1:3-6)
A lista acima consta nome de grandes personagens. Nas entrelinhas está você e eu na genealogia de Cristo – o belo e o bom, o mau e o feio.
Nisto consiste a afirmação de que Jesus é a criança nascida na linhagem de Judá com um futuro abençoado e um passado escandaloso. Ele veio para morrer por nossos pecados, e por isso ele não se envergonhou de se identificar com a humanidade pecadora. Ele é a criança concebida milagrosamente que nasceu como um redentor para todos os que creriam nele.
Jesus, é o Filho de Davi. Jesus é o verdadeiro Rei de Israel. Ele é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
3. Jesus nasce – nosso Messias, Redentor e Rei!
Para concluir, podemos elencar quatro razões pelas quais o livro de Rute é realmente uma história de Natal .
Primeira. É a história de uma jovem que fez um compromisso radical de fé com Deus e depois viajou para Belém, onde deu à luz uma criança que mudaria o mundo.
Segundo. É a história de um homem justo que ofereceu bondade, proteção e provisão a uma moça em seu momento de necessidade.
Terceira. É a história de um parente-redentor que redimiu sua amada de uma situação terrível e desesperadora pagando um alto preço pelo seu resgate.
Quarta. E é a história de uma criança na linhagem de Judá que nasceu como redentor em cumprimento das profecias que levaram ao Messias.
CONCLUSÃO:
Dentre tudo o que aprendemos durante essa série sobre o Advento de Natal, leve essa lição pra sua vida:
Rute e Boaz não sabiam, mas faziam parte de uma história muito maior do que eles mesmos. Deus estave trabalhando silenciosamente, continuamente nos bastidores preparando o caminho para Jesus nascer no Natal. Você e eu também somos parte de uma história muito maior do que nós mesmos. Nós também somos parte da história do Natal porque Jesus veio para ser nosso Salvador.
Portanto, lembre-se disso: quando você diz uma palavra gentil para a pessoa no caixa, quando você posta um versículo das Escrituras no Instagram, quando você ora por seus vizinhos, colegas de trabalho e estudo, familiares e amigos, você nunca sabe o que Deus está fazendo em segundo plano.
Como o anjo disse aos pastores naquela primeira véspera de Natal:
"Lucas 2. 10: “Não tenham medo! Trago boas notícias, que darão grande alegria a todo o povo. 11 Hoje em Belém, a cidade de Davi, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor!". (Lucas 2.11-12)
Essa é a história de Rute. E essa é a história do Natal. O Salvador Jesus nasceu! Ele é o nosso Messias, Redentor e Rei!
Deus te abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário