sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

A vida ministerial de Jesus - Marcos 1.29-39

 INTRODUÇÃO: 


Você já se perguntou o que Jesus fez com o seu tempo na terra? Se você pudesse ter um vislumbre do DayTimer de Jesus, o que você veria? 


Bem, a passagem de hoje descreve para nós um dia na vida de Jesus. Todos os eventos descritos nesta passagem ocorrem dentro de um período de 24 horas.


Agora, isso não significa que todos os dias para Jesus eram exatamente assim, mas de acordo com os relatos do evangelho, isso era bastante típico para muitos dos dias de Jesus.


A vida de Jesus era toda sobre ministério. 


E assim hoje vamos olhar para este dia na vida de Jesus, não apenas para ver o que podemos aprender sobre Jesus, mas também o que podemos aprender sobre nós mesmos. 


Como seguidores de Jesus, como nossas vidas devem refletir a vida ministerial de Jesus?


Especificamente, vamos olhar para três aspectos da vida de Jesus que encontramos nesta passagem: 1) seu ministério com indivíduos, 2) seu ministério com grupos e 3) seu tempo a sós com Deus.


I. Ministério com indivíduos (versículos 29-31)


Então, vamos começar com o ministério de Jesus com indivíduos. Veja os versículos 29-31:


Assim que deixaram a sinagoga, foram com Tiago e João para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava na cama com febre, e eles contaram a Jesus sobre ela. Então ele foi até ela, pegou sua mão e a ajudou a se levantar. A febre a deixou e ela começou a esperá-los. (Marcos 1:29-31))


Este é um pequeno trecho maravilhoso dos dias de Jesus. É o Dia do Senhor, o que significa que era um sábado. Simão Pedro, André, Tiago e João estão todos seguindo Jesus. 


Eles acabaram de deixar a sinagoga onde Jesus estava ensinando o povo e depois expulsaram um demônio. E agora eles voltam para a casa de Simão, onde a sogra de Simão está na cama com febre. 



Eles contam a Jesus sobre ela, e ele vai até ela e a cura. Imediatamente a febre a deixa; ela se levanta e começa a servi-los.


Marcos conta a história tão rapidamente, tão silenciosamente e com tanta economia de detalhes, que é fácil encobri-la. Mas há algumas verdades importantes escondidas nesta passagem para nós.


    a. Jesus cuida de pessoas individuais.


Uma dessas verdades é que Jesus se importa com pessoas individuais. Sim, Jesus ensinou nas sinagogas e pregou para as multidões, mas Jesus estava sempre cuidando do indivíduo. 


Jesus não estava apenas interessado no ministério público, mas também ministrava às pessoas a portas fechadas.


Esta é uma verdade importante para lembrar em um mundo que muitas vezes trata as pessoas como números e onde as pessoas crescem cada vez mais isoladas umas das outras. 


Jesus cuida do indivíduo, e isso significa que ele se preocupa com você. Jesus sabe tudo sobre você. Ele sabe o teu nome; ele conhece os vossos pensamentos; ele conhece seus sonhos mais loucos e suas dores mais profundas. 


Até mesmo os próprios cabelos da sua cabeça estão todos contados. (Mateus 10:30) 


Nunca pense que Deus se esqueceu de você, porque ele não o fez. Jesus conhece-vos e ama-vos. Jesus cuida de pessoas individuais.


    B. Nada é grande ou pequeno demais para Deus.


Outra verdade importante desta história é que nada é muito grande ou pequeno para Deus. Ouvimos muito sobre as grandes histórias da Bíblia – Jesus alimentando os cinco mil, Jesus curando aldeias inteiras de pessoas, Jesus ressuscitando Lázaro dos mortos. 


E é incrível pensar sobre essas coisas, mas é fácil esquecer que Deus também se preocupa com as pequenas coisas.


Nós realmente não sabemos o quão séria era a condição da sogra de Simão. Mas sabemos que Marcos não faz um grande negócio com isso. 


E era apenas uma pessoa. 


Mas assim que eles contaram a Jesus sobre isso, ele foi até ela e a curou. 


Da mesma forma, Jesus se preocupa com os menores detalhes de sua vida. 


Nunca pense: "Oh, é uma coisa tão pequena, Deus não estaria interessado nisso". 1 Pedro 5:7 diz: "Lançai sobre ele todos os vossos cuidados, porque ele cuida de vós." (1 Pedro 5:7) 


Não apenas as grandes coisas, mas todos os seus cuidados e preocupações. Se é grande o suficiente para fazer com que você se importe, então é grande o suficiente para trazer a Deus. Nada é grande ou pequeno demais para Deus.


Uma das maneiras de aplicar uma narrativa evangélica é parar brevemente e se identificar com cada um dos principais personagens da narrativa. 


Pergunte a si mesmo: "O que posso aprender com o lugar de cada pessoa nesta narrativa?" 


Se pararmos e nos identificarmos com os discípulos aqui, veremos que eles contaram a Jesus sobre a sogra de Simão, e Jesus respondeu. 


O que isso significa para nós? Isso significa que podemos levar nossas preocupações a Jesus, e Ele também responderá a nós. 


Se pararmos e nos identificarmos com a sogra de Simão, veremos que depois que ela foi curada, ela imediatamente começou a servir a Jesus e seus discípulos. 


Isso significa que nós também devemos servir a Cristo e aos outros por gratidão pelo que Deus fez por nós.


E Jesus? Você sempre tem que ter cuidado quando se identifica com Jesus na história, porque há partes da vida de Jesus que pertencem somente a Ele. 


Por exemplo, Jesus tinha a autoridade de falar sobre qualquer doença ou condição e trazer cura imediata. Nós não somos Jesus e, portanto, não temos essa mesma autoridade. 


Mas porque somos chamados a seguir Jesus, há outros aspectos da vida de Jesus que podemos seguir. Posso não ter autoridade para ordenar que uma doença desapareça, mas posso orar por uma pessoa que está doente. 


E Deus, em sua misericórdia e graça, muitas vezes traz cura em resposta à oração.


Então, isso é apenas uma pequena dica sobre como ler e aplicar uma narrativa do evangelho. Não basta lê-lo e dizer: 'Isso foi bom'. Reserve algum tempo para se identificar com os vários personagens e ver o que você pode aprender e aplicar à sua própria vida. 


Mas a principal coisa que eu quero que você perceba a partir desta história em particular e seu lugar nesta passagem em particular é que Jesus cuidou do indivíduo. E, portanto, devemos nos preocupar com as pessoas individuais também. 


Trazemos as pessoas a Jesus, uma pessoa de cada vez, e estendemos a mão e cuidamos das pessoas, uma pessoa de cada vez. A vida ministerial nunca perde de vista o indivíduo.


II. Ministério com grupos (versículos 32-34)


No entanto, Jesus não ministrou apenas ao indivíduo. Ele também ministrou a grupos, às vezes até grandes multidões. Veja os versículos 32-34:

Naquela noite, após o pôr do sol, o povo trouxe a Jesus todos os doentes e possuídos por demônios. 


Toda a cidade se reuniu à porta, e Jesus curou muitos que tinham várias doenças. Ele também expulsou muitos demônios, mas ele não deixava os demônios falarem porque eles sabiam quem ele era. (Marcos 1:32-34))


Tudo isso ainda faz parte do mesmo dia. Lembre-se, Jesus havia ensinado na sinagoga mais cedo naquele dia e expulsado um demônio. 


E então o que aconteceu? Cada um foi para casa falando sobre isso, e as notícias sobre Jesus se espalharam por toda parte. Eles perguntaram um ao outro: "O que é isso? Um novo ensinamento – e com autoridade!" (Marcos 1:27))


Bem, se você tivesse alguém doente em casa que você amava, e você ouvisse que havia um curandeiro na cidade, o que você faria? Você os levaria ao curandeiro, certo? 


Bem, foi o que todo mundo fez? Era o sábado, e assim eles não podiam trazer seus doentes a Jesus imediatamente, mas assim que o sol se pôs, todos eles se aglomeraram ao redor da porta de Simão, trazendo todos aqueles que estavam doentes e possuídos por demônios. E Jesus os curou.


Você não deve ler muito sobre a palavra "muitos" na passagem. Não significa "muitos" no sentido de "alguns" em oposição a "todos". 


Significa apenas que Jesus curou muitas pessoas naquela noite. Os "todos" que estavam doentes e possuídos por demônios não eram apenas algumas pessoas, mas muitas. 


Muitos vieram a Jesus para a cura naquela noite, e Jesus os curou.


    a. Jesus pode satisfazer todos os tipos de necessidades.


Há algumas verdades importantes que podemos aprender com essa passagem também. Uma delas é que Jesus pode atender a todos os tipos de necessidades. 


As pessoas que vieram a Jesus para a cura tinham uma variedade de doenças. 


Jesus não eliminou os cegos, os surdos ou os leprosos e disse: "Sinto muito, isso está além de mim; Eu não posso te curar". Não, ele curou todos eles. 


Não há uma doença que Jesus não possa curar; não há um demônio que Jesus não possa expulsar; não há uma necessidade que Jesus não possa satisfazer completa e plenamente.


Pare e pense, qual é a sua necessidade agora? Você precisa ser perdoado? Venha a Jesus, e Ele te perdoará. 


Sua mente está ansiosa? Traga seus pedidos a Deus através de Cristo, e Ele lhe dará paz. (Filipenses 4:6) 


Você está tendo dificuldades financeiras? Você está preocupado em fornecer comida, roupas e abrigo para sua família? Busque a Deus em primeiro lugar, e Ele proverá para você. (Mateus 6:33) 


Você está tendo problemas de relacionamento? Pergunte a Deus o que você pode fazer para trazer paz e reconciliação em seus relacionamentos.


Seja qual for a sua necessidade hoje, Jesus Cristo pode atendê-la. E se você duvidar disso, volte-se para Filipenses 4:19 em sua Bíblia e se aproprie desta promessa: 


"E o meu Deus satisfará todas as suas necessidades, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus." (Filipenses 4:19) 


Jesus Cristo pode atender a todos os tipos de necessidades.


    B. Jesus demonstrou seu poder sobre a doença e Satanás.


Outra verdade que encontramos nesta passagem é que Jesus demonstrou seu poder sobre a doença e Satanás. 


Enfrentamos quatro grandes inimigos nesta vida: doença, Satanás, pecado e morte. Uma das maravilhosas verdades dos evangelhos é que Jesus Cristo derrotou todos eles.


Nesta passagem, vemos especialmente seu poder sobre a doença e Satanás. 


As pessoas vinham a Jesus com todos os tipos de doenças e enfermidades, e Jesus as curava. 


As pessoas vinham a ele com todos os tipos de demônios também. Tenho certeza de que alguns desses demônios eram mais fortes ou mais profundamente entrincheirados do que outros. 


Não importava. Nenhum deles era páreo para Jesus. Se Jesus disse ao demônio para ir, o demônio tinha que ir. Não estava aberto para discussão.


Alguns dos demônios queriam gritar a identidade de Jesus quando partiram, semelhante ao demônio na sinagoga que vimos na passagem da semana passada. Muito ruim. 


Jesus nem sequer os deixava falar. Você pode imaginar o demônio prestes a gritar alguma coisa, e Jesus balança a cabeça e diz: "Não". E o demônio diz: "Mas..." e Jesus diz: "Não". E o demônio diz: "Mas..." e Jesus diz: "Não". 


Você vê, eles não tinham escolha no assunto. Jesus tinha autoridade completa sobre eles, e eles tinham que obedecer a tudo o que Jesus disse. 


Devemos ter grande consolo em saber que Jesus tem poder absoluto e autoridade sobre a doença, Satanás, pecado e morte.


Então, sim, Jesus cuidava de indivíduos, mas também sabia como trabalhar a multidão. 


Ele também ministrou a grupos. É o mesmo para nós. A vida ministerial envolve servir pessoas individuais, bem como grupos de pessoas. 


Alguns de nós talvez nunca nos levantemos e ensinemos diante de um grupo inteiro de pessoas, mas podemos ser uma parte ativa da família de Deus; 


podemos levantar nossas vozes em louvor e adoração junto com o povo de Deus; podemos servir a igreja com nossos dons. Tudo isso faz parte do ministério.


III. Tempo a sós com Deus (versículos 35-39)


Mas há outra parte da vida ministerial que, se deixarmos de fora, matará rapidamente uma vida de ministério. E esse é o tempo gasto a sós com Deus.


    a. Jesus fez do tempo a sós com Deus uma prioridade.


Jesus fez do tempo a sós com Deus uma prioridade. Você sabe, tinha sido um dia agitado. Jesus havia ensinado na sinagoga. Ele havia expulsado um demônio. Ele voltou para a casa de Simão e curou a sogra de Simão. 


Após o pôr do sol, toda a cidade saiu para ele, e ele curou seus doentes e expulsou seus demônios. Eu não sei sobre você, mas dormir soa como uma boa ideia para mim depois de um dia como esse.


Mas o que Jesus fez?


"Muito cedo pela manhã, enquanto ainda estava escuro, Jesus se levantou, saiu de casa e foi para um lugar solitário, onde orou." (Marcos 1:35))


Jesus fez do tempo a sós com Deus uma prioridade. Marcos não nos diz especificamente que Jesus fez isso todos os dias, mas eu acredito que este era o seu costume regular. 


Ei, se ele fez isso depois de um dia exaustivo de ministério como ele acabou de ter, tenho certeza de que ele fez isso em outros dias também.


Há algo muito importante em começar o seu dia com a oração, sobre dar a Deus o primeiro lugar em sua vida quando se trata de seu tempo e sua programação. 


Sua vida começa a mudar de maneiras significativas quando você dá a Deus a primeira parte do seu dia. 


O Salmo 5:3 diz: "De manhã, ó SENHOR, ouvis a minha voz; de manhã coloco os meus pedidos diante de vós e espero na expectativa." (Salmos 5:3) 


Jesus levantou-se muito cedo, enquanto ainda estava escuro, e ele passou um tempo com Deus em oração. Ele fez do tempo a sós com Deus uma prioridade.


    B. Jesus colocou Deus antes das pessoas.


Não só isso, Jesus também colocou Deus diante das pessoas. Veja os versículos 36-39:


Simão e seus companheiros foram procurá-lo e, quando o encontraram, exclamaram: "Todos estão procurando por você!" Jesus respondeu: "Vamos a outro lugar – para as aldeias próximas – para que eu possa pregar lá também. É por isso que eu vim." Então ele viajou por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando demônios. (Marcos 1:36-39))


Simão e seus companheiros acordaram, e Jesus não estava lá. Mas o povo estava. Eles estavam animados em ter um curandeiro na cidade, e eles tinham voltado para mais. Então os discípulos foram procurar Jesus para trazê-lo de volta. Mas Jesus disse “Não".


Você pegou isso? Jesus disse "não" às pessoas. Alguns de nós temos dificuldade em dizer "Não". Mas não há nada de errado em dizer "Não" para as pessoas, desde que você esteja dizendo "Sim" a Deus. 


Você tem que colocar Deus em primeiro lugar. Jesus tinha acabado de passar a primeira parte de seu dia sozinho com Deus em oração. 


E durante esse tempo ele discerniu que Deus estava lhe dizendo que era hora de seguir em frente. 


Ele já havia dito "Sim" a Deus, e por isso era muito fácil para ele dizer "Não" para as pessoas que queriam que ele ficasse. 


E assim Jesus e seus discípulos foram para as outras aldeias para pregar as boas novas do reino para eles também. 


Como Jesus disse: "É por isso que eu vim."

Este é um princípio muito simples, mas profundo. Você não pode ministrar na carne. 


O verdadeiro ministério não é conduzido por pessoas, mas dirigido por Deus. Um ministério sem oração é um ministério impotente. A oração é o motor que move o veículo para a frente. 


Se até mesmo Jesus não tentou ministrar às pessoas sem primeiro passar tempo com Deus, por que tentaríamos tal coisa?


A vida ministerial é centrada em Deus, não nas pessoas. Se você está sempre alcançando outras pessoas, mas nunca gastando tempo com Deus, logo se esgotará e se verá incapaz de ministrar. 


Você tem que ir a Deus primeiro. Jesus ministrou a indivíduos e às multidões, mas primeiro ele passou um tempo a sós com Deus.


CONCLUSÃO: 


Agora, você pode estar se perguntando: "O que tudo isso tem a ver comigo? Eu não sou um pastor. Eu não sou chamado para a vida ministerial." Na verdade, você é. 


Como seguidores de Jesus, todos nós somos chamados para a vida ministerial. 


Pastorear é uma maneira de fazer o ministério, mas todos nós somos chamados a servir a Deus e aos outros onde quer que Deus nos tenha chamado – seja na escola, em casa ou no mundo dos negócios.


Todos nós somos chamados à vida ministerial e, como seguidores de Jesus, suas prioridades devem ser nossas prioridades. 


Então, quais eram as prioridades de Jesus? 


Jesus colocou Deus em primeiro lugar, as pessoas em segundo lugar e a si mesmo por último. E, portanto, nós também deveríamos.


Não é isso que diz o maior mandamento? Quando alguém perguntou a Jesus qual era o maior mandamento, ele respondeu:


"Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua mente e de todas as suas forças. A segunda é esta: "Ama o teu próximo como a ti mesmo". Não há mandamento maior do que estes. (Marcos 12:30-31))


Então, aqui está um conjunto simples de prioridades para você adotar em sua vida: Jesus, os outros, você. 


É assim que você vive uma vida de ministério. E se você pegar as três primeiras letras dessas prioridades – Jesus, Outros, Você – o que você obtém? J.O.Y. = alegria! 


A vida ministerial, quando bem feita, não é um fardo. A vida ministerial cresce a partir de um amor por Jesus que transborda para a vida dos outros e, finalmente, lhe traz alegria. 


O segredo para uma vida alegre é a vida ministerial. Jesus modelou isso para nós. Sigamos o seu exemplo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...