quinta-feira, 8 de setembro de 2022

A medida do amor | 1 Coríntios 13.1–3



Leitura de 1 Coríntios 13.1–3

Oração:

Senhor, que esta parte da Tua Palavra nos ajude a nos tornarmos um povo mais amoroso. Que as nossas vidas possam ser canais do amor de Deus — canais que fluem e que se espalham para outras pessoas todos os dias, durante toda a nossa vida. E assim como Deus é amor. Que nós, possamos amar uns aos outros como Cristo nos amou. Amém!

INTRODUÇÃO

Gostaria de começar fazendo uma pergunta: Como você mede sua vida? E como você mede o valor das coisas que fez, realizou ou conquistou?

I. Você não pode medir o valor de suas palavras pela imponência de sua fala. (versículo 1)

Então, em primeiro lugar, Paulo olha para o discurso de uma pessoa. Vamos ler novamente o versículo 1:

A. A fala mais eloquente não pode comunicar nada de valor.

De um jeito ou de outro, os coríntios nos dias de Paulo estavam muito envolvidos na fala. Eles eram falantes e debatedores. Também apreciavam e valorizavam um discurso forte, fervoroso, ousado e persuasivo. Eles louvavam e enalteciam as pessoas eloquentes. Ao passo que, aparentemente, muitos deles desprezavam Paulo porque sentiam que o apóstolo não tinha essas qualidades.

Iluminura representando alguns dos 70 discípulos e Apolo ao centro. Da esq. p/ dir.: Epafrodito, Sóstenes, Apolo, Cefas e César.

B. O dom de línguas pode ser aplicado de forma egoísta.

Mas além de se impressionarem com a eloquência, Os coríntios também ficaram impressionados com o dom de línguas.

II. Você não pode medir sua maturidade espiritual pela extensão de seus dons. (versículo 2)

Em seguida, Paulo fala sobre os dons de uma pessoa. Se você não pode medir uma pessoa pela imponência de sua voz, então, que tal pela qualidade de seus dons? Vamos ler o versículo 2.

A. O maior dom da profecia.

Aqui, neste versículo 2, Paulo menciona três dons espirituais. Quais são? São o dom da profecia, dom do conhecimento e dom da fé.

B. Um generoso dom de conhecimento.

Em seguida, Paulo menciona o dom do conhecimento. E o que é o dom do conhecimento? O dom espiritual do conhecimento é uma capacidade dada pelo Espírito Santo para que uma pessoa tenha compreensão, revelação ou insights sobre os mistérios de Deus. Isso pode envolver uma palavra de conhecimento. Ou seja, acontece quando Deus dá, de forma sobrenatural, um conhecimento direto a uma pessoa sobre algo que ela não teria conhecido por meios naturais. É de fato, uma compreensão especial ou insight sobre as Escrituras. Na minha caminhada, conheci algumas pessoas com esse dom. É impressionante! No entanto, para captarmos melhor o pensamento de Paulo, não se trata apenas sobre uma palavra específica aqui ou uma visão ali. O dom do conhecimento tem muito mais a ver com a capacidade de entender todos os mistérios e todo o conhecimento.

C. Um poderoso dom de fé.

Paulo continua… além dos dons da profecia e conhecimento, o terceiro dom que ele menciona no segundo versículo é o dom da fé. O que é o dom da fé? O dom espiritual da fé é a capacidade dada pelo Espírito Santo para confiar em Deus nas coisas que nos são impossíveis.

III. Você não pode medir o tamanho da sua recompensa pela profundidade do seu sacrifício. (versículo 3)

Então, em primeiro lugar, eu disse que você não pode medir o valor de suas palavras pela imponência de sua fala. E em segundo lugar, que você não pode medir sua maturidade espiritual pela qualidade dos seus dons. E agora, em terceiro e último lugar, quero dizer que você não pode medir o tamanho da sua recompensa pela profundidade do seu sacrifício.

A. Dando tudo o que você possui aos pobres.

O primeiro exemplo é sobre dar tudo o que você possui aos pobres. Algumas pessoas acham muito difícil viver longe da busca por mais dinheiro. Na verdade, algumas pessoas colocaram o dinheiro como o verdadeiro senhor das suas vidas. E agora, quanto mais elas ganham, mais avarentas ficam e sentem mais dificuldade em doar. E isso é triste, porque a Bíblia ensina que, na verdade, é muito mais feliz e abençoador dar do que receber; mas aqueles que se apegam firmemente ao seu dinheiro nunca aprendem a alegria de dar, de doar, de ofertar, de oferecer — mas isso não quer dizer que não devamos ser sábios com nosso dinheiro. A Bíblia nos ensina que devemos ser generosos, especialmente com aqueles que precisam. Por outro lado, algumas pessoas até dão, mas dão por motivos errados. Eles cedem por culpa ou compulsão ou pelo desejo de receber algo de volta. Mais uma vez, a Bíblia nos ensina que não devemos dar sob compulsão ou esperar receber de volta, mas devemos ofertar livremente, de bom grado e com alegria.

Charles Thomas Studd. ( *2/12/1860–✞16/07/1931)

B. Entregando seu corpo às chamas.

E o segundo exemplo que ele fornece no mesmo versículo, tem a ver com um grande sacrifício. Ele ilustra algo sobre entregar seu corpo à fogueira. Ou seja, um ato de martírio que resulta em sofrimento pessoal e a perda de sua própria vida.

O martírio de Policarpo de Esmirna

CONCLUSÃO:

Você não pode medir o valor de suas palavras pela imponência e eloquência do seu discurso. Você também não pode medir a sua maturidade espiritual pela qualidade de seus dons. Você sequer pode medir o tamanho da sua recompensa pela profundidade do seu sacrifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...