domingo, 3 de abril de 2022

“Pilatos-automáticos”

 

“Pilatos-automáticos”

Um devocional referente ao 5o. sermão da Quaresma em 3/4/22
______________

Há grandes perguntas na Bíblia.

Caim perguntou: “Por acaso sou responsável por meu irmão?” [Gênesis 4:9]. Moisés indagou: “Todos que estiverem do lado do SENHOR, venham até aqui e juntem-se a mim!” [Êxodo 32:26]. Jó gritou: “Podem os mortos voltar a viver?” [Jó 14:14]. Davi perguntou: “…que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que o visites?” [Salmo 8:4]. Malaquias questionou: “Acaso alguém pode roubar a Deus?” [Malaquias 3:8]. O carcereiro interpelou : “que devo fazer para ser salvo?”[ Atos 16:30]. Hebreus 2:3 sonda: “O que nos faz pensar que escaparemos se negligenciarmos essa grande salvação?” E o grito no Apocalipse inquire: “Pois chegou o grande dia de sua ira, e quem poderá sobreviver??”[ Apocalipse 6:17].

De todas as questões levantadas na Bíblia, porém, não há nada mais pertinente para nós do que o grito de Pôncio Pilatos, diante de uma decisão de que ele não poderia adiar: Ele perguntou: “O que devo fazer com Jesus, que se chama Cristo?” [Mateus 27:22].

2000 mil anos depois, tal pergunta continua ecoando aos nossos ouvidos hoje! O que devemos fazer com Jesus, que se chama Cristo? Honrá-lo e morrer com Ele ou crucificá-lo?

Pense! O que devemos fazer com as Suas palavras? Nunca nenhum homem falou como Jesus [João 7:46]. E o que devemos fazer com a vida Dele? Se nunca houve alguém que se aproximou de nós como o nosso Senhor!

Quando estavamos mortos em delitos e pecados [Romanos 3:23], enfrentando a morte inevitável [Ezequiel 18:4]; Suas mãos, em misericórdia e graça, estenderam-se para nós. Jesus mesmo disse: “O Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido” [Lucas 19:10]; Diante dessa máxima, o que devo fazer com Jesus, que se chama Cristo? O que devo fazer com a vida dele?

O centurião romano que presidiu Sua execução afirmou: “Verdadeiramente este Homem era o Filho de Deus” [Marcos 15:39]. Antes, o próprio Senhor disse: “Este é o meu sangue da nova aliança, derramado para a remissão dos pecados” [Mateus 26:28]. Assim, o que devo fazer com a morte dele? Uma morte expiatória para mim? [Romanos 5:11].

E o que devo fazer com Sua vida glorificada, ressuscitada, imortalizada e transfigurada? Aquele que padeceu sob Pôncio Pilatos, morreu e no terceiro dia ressuscitou, agora está vivo para sempre, e Ele tem as chaves do Inferno e da Morte [Apocalipse 1:18].

Que devo eu fazer com Sua vida ressuscitada e glorificada? Tomé nos ajuda a responder: “Não acreditarei se não vir as marcas dos pregos em suas mãos e não puser meus dedos nelas e minha mão na marca em seu lado”. Então, (Jesus) disse a Tomé: “Ponha seu dedo aqui, e veja minhas mãos. Ponha sua mão na marca em meu lado. Não seja incrédulo. Creia!” (E em adoração, Tomé replicou:) “Meu Senhor e meu Deus!” [João 20: 25-28]

E quanto a você? “O que fará com Jesus, que se chama Cristo?” [Mateus 27:22].

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...