quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Moisés na escola da oração

 

Moisés na escola da oração

Bom dia pessoal! Que bom estarmos juntos aqui mais uma vez.

Nós estamos trabalhando uma série sobre oração. E estamos falando sobre alguns exemplos de pessoas e orações que marcaram a Escritura, no AT e NT…

Hoje nós vamos falar de Moisés. Um homem de oração que teve a sua vida marcada por um relacionamento íntimo com Deus.

Moisés é o tipo de gente que deixa a gente com o coração queimando demais pela presença de Deus!

Uma coisa que me chama muito a atenção é que Quando a gente lê sobre Moisés a gente aprende que

quando as coisas estão ruins, tudo o que a gente precisa é da amizade, da presença e da glória de Deus.

Me lembro de uma história que a Noel Piper (esposa do John Piper) conta no livro “Mulheres fiéis e seu Deus maravilhoso”

Ela fala sobre uma missionária inglesa que servia na China no século 19. Durante a tomada comunista, 230 missionários e milhares de chineses cristãos foram mortos.

A missionária estava angustiada pra fugir dali. Então uma menina chinesa de 13 anos tentou conforta-la dizendo:

“Missionária, Não se esqueça do que você nos disse sobre Moisés no deserto (referindo sobre a promessa da presença de Deus),

Então a missionária respondeu: “Sim, minha querida, mas eu não sou Moisés. Então a menina respondeu: “sim, missionária, mas Deus ainda é Deus”

Ual… essa é a maior verdade do mundo

O Deus do universo caminha conosco. Ele é nosso companheiro, nosso amigo. Ainda que o mundo inteiro nos abandone, Deus nunca vai. Temos a promessa dele sobre isso. O Emanuel continua presente no meio do Seu povo através de Seu Filho, Jesus Cristo.

———-

Antes da gente prosseguir com o sermão, gostaria que vocês falassem um pouquinho sobre como vocês sentem Deus em suas vidas. (Pedir para contarem alguma experiência)

————-

Nas próximas duas semanas eu gostaria de propor um grupo de oração on-line onde todos nós vamos nos conectar no mesmo horário para orar. Não é uma call… vai ser no nosso grupo de WhatsApp.

Todos os dias entre as 22h e 24h
um motivo de oração será oferecido e então você responde com

Na 1a semana
OS MOTIVOS DE ORAÇÃO

1o. dia: por mais relacionamento pessoal com Deus
2o. dia: pela família
3o. dia: pelos amigos e pessoas específicas
4o. dia: por projetos específicos (trabalho, escola, casamento)
5o. dia: pela cidade e nação
6o. dia: pela igreja
7o. dia: orando uns pelos outros

Na 2a. semana, você vai escolher uma pessoa para montar uma dupla de oração e vai orar com/por ela durante toda a semana. Então no domingo 03/09 você vai compartilhar o que você sentiu!

—- —— ——-

TEXTO BÍBLICO
Êxodo 33.7-23

Êxodo 33: 7. Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento. 8. Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda. 9. Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés. 10. Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. 11. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda. 12. Disse Moisés ao Senhor: “Tu me ordenaste: ‘Conduza este povo’, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’. 13. Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo”. 14. Respondeu o Senhor: “Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso”. 15. Então Moisés lhe declarou: “Se não fores conosco não nos envies. 16. Como se saberá que eu e o teu povo podemos contar com o teu favor, se não nos acompanhares? Que mais poderá distinguir a mim e a teu povo de todos os demais povos da face da terra? ” 17. O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”. 18. Então disse Moisés: “Peço-te que me mostres a tua glória”. 19. E Deus respondeu: “Diante de você farei passar toda a minha bondade, e diante de você proclamarei o meu nome: o Senhor. Terei misericórdia de quem eu quiser ter misericórdia, e terei compaixão de quem eu quiser ter compaixão”. 20. E acrescentou: “Você não poderá ver a minha face, porque ninguém poderá ver-me e continuar vivo”. 21. E prosseguiu o Senhor: “Há aqui um lugar perto de mim, onde você ficará, em cima de uma rocha. 22. Quando a minha glória passar, eu o colocarei numa fenda da rocha e o cobrirei com a minha mão até que eu tenha acabado de passar. 23. Então tirarei a minha mão e você verá as minhas costas; mas a minha face ninguém poderá ver”. –

  1. MOISÉS FALA COM DEUS

A. UM HOMEM EXPERIENTE.

Quando nos referimos a Moisés, falamos de um homem com muita experiência nas mais diversas áreas da vida humana.

O livro de Exodos relata que Moisés

Nasceu escravo (Êx 2.2), foi adotado por uma princesa egípcia (Êx 2.10) e morou no palácio por muitos anos como um membro da realeza.

Estudou com os maiores mestres da antiguidade e ainda jovem, já era um erudito e muito talentoso.

Vivendo no palácio, sentiu o coração apertar ao constatar o sofrimento do seu verdadeiro povo.

Após um triste episódio (Êx 2.12), ele retirou-se para o deserto e,

Ali, com as ovelhas e as cabras (Êx 3.1) aprendeu sobre cuidado, mansidão, paciência e simplicidade. Achava que sua vida tinha chegado ao ápice, mas estava equivocado.

Do meio de uma sarça que ardia (Êx 3.4), o grande Eu Sou o chamou para uma relevante missão (Êx 3.10):

Conduzir o povo de Israel em liberdade e segurança até a terra prometida!

O início da grande missão começa entre as pragas no Egito (Êx 7.20) e as constantes respostas negativas de Faraó (Êx 8.15).

Ele vivencia com temor o abrir do Mar Vermelho (Êx 14.21),
a água brotar da rocha (Êx 17.5),
mesmo com um povo fraco, ele vence as lutas contra os experientes guerreiros do deserto (Êx 17.13),

Moisés Viu pão cair do céu (Êx 16.4)
e colunas de fogo e nuvem cobrindo-os dia e noite pelo perigoso deserto (Êx 13.21).

Esse foi Moisés, um homem que mesmo vivendo tantas histórias, teve a ousadia e o privilégio de falar com Deus, face a face (Êx 33.11).

Esse é o lado virtuoso de Moisés. Coisas sobrenaturais aconteciam o tempo todo.

Mas há um outro lado da história que a gente não pode deixar de mencionar

Moisés liderava um povo complicado demais

Houve uma dificuldade enorme na missão de levar os israelitas até a Terra Prometida:

Vamos Ler (Êx 33.3, NVT)

“[…] Subam à terra que produz leite e mel com fartura. Mas eu não viajarei no meio de vocês, pois são um povo teimoso e rebelde. Se eu os acompanhasse, certamente os destruiria ao longo do caminho”.

O sentido literal desse texto apresenta uma característica extremamente negativa acerca dos antigos hebreus,

Eles eram teimosos, rebeldes, inflexíveis, intolerantes e relutantes.

Eles começaram a reclamar logo que saíram do Egito,

Aqueles escravos que tinham acabado de serem libertados,

Mantinham uma frequente rotinas de reclamações (Êx 14.11)

Eles murmuravam até mesmo dos milagres sobrenaturais que experimentavam.

Os antigos hebreus formaram um povo que, mesmo em meio a tantas bênçãos, que literalmente caía dos céus,

Só conseguiam ver o lado negativo da vida,

E muitas vezes, nem havia um lado negativo…

Mesmo assim eles gostavam de valorizar e exagerar os problemas de forma injusta (Êx 15.24).

Esse era o povo que Moisés conduzia no deserto.

Imaginem o tamanho dos desafios diários que ele enfrentou!

Se é doido! Só com muita oração mesmo!

C. Um líder de oração.

Acabamos de ver um pouquinho sobre operfil de Moisés e sobre uma das características mais marcantes do povo de Israel.

Se analisarmos essa combinação

Somadas a grande tarefa dada por Deus ao profeta, perceberemos a bucha que era sua missão.

Diante de tal desafio,

Moisés percebeu que precisava nutrir uma vida intensa de oração

E Que precisava também manter uma total dependência de Deus para ter êxito em sua caminhada.

Mesmo tendo muitas habilidades e possuindo um currículo e experiência admirável,

essas características não lhe garantiam o sucesso.

Os momentos de oração em que Moisés buscava a Deus representavam um verdadeiro refúgio frente as pressões e insatisfações de um povo mal-agradecido e murmurador.

Nesses momentos de oração Deus o consolava, fortalecia, direcionava e apresentava as soluções para as mais diversas dificuldades.

A oração tem esse poder e maravilhoso papel:

É em nossa conversa diária com Deus que ele nos ouve e aquieta nossa alma aflita.

Nossos imensos desafios não resistem aos efeitos de uma vida de oração aos pés do nosso Amado Pai.

  1. DEUS FALA COM MOISÉS FACE A FACE
  2. Como fala a um amigo!

A forma como Moisés se relacionava com Deus era impressionante.

O texto bíblico nos revela que o Senhor falava com Moisés face a face, da mesma forma como nos dirigimos aos amigos mais chegados.

É esse o relacionamento que Deus quer ter com cada um de nós:

Uma relação onde possamos conversar abertamente,

convictos de que o Pai ali está,

pronto a ouvir-nos e também a tocar os nossos corações, com sua vontade.

  1. “Te conheço pelo nome” (Êx 33.12).

Moisés, em seu diálogo na busca pela presença de Deus, faz menção da expressão “Eu te conheço pelo teu nome”.

Essa é uma fala que faz referência a algumas passagens bíblicas (Gn 18.19; Jr 1.5; Jo 10.14; 2Tm 2.19) e nos revela um fato de grande relevância:

Deus conhece seus filhos e suas filhas!

O texto bíblico nos permite visualizar um processo contínuo de conhecimento onde Deus se inclina e percebe na vida de alguém sentidos, intenções, práticas, desejos e comprometimentos.

No Evangelho de João, há um texto que ilustra bem esse entendimento: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido” (Jo 10.14).

Jesus, nessa passagem, deixa claro que o “conhecimento” se dá através de um processo que envolve “relacionamento” e “troca” entre aquele que conhece e o que é conhecido.

Assim como Moisés, será que podemos nos dirigir a Deus e clamar: “[…] Senhor, tu disseste: Conheço-te pelo teu nome”?

Meus amigos, como eu anseio viver essa benção em minha vida!

III. MOISÉS ROGA A DEUS A SUA PRESENÇA

  1. Sede por Deus! Prioridade.

Na oração que encontramos no texto estudado, encontramos um momento que nos ajuda a entender a própria essência do líder israelita: “Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui” (Êx 33.15).

Essa fala mostra alguém que tinha clareza de suas prioridades!
Moisés já havia conquistado uma nova oportunidade para o povo murmurador e teimoso, mas não estava satisfeito.

Deus lhe afirmara que não iria mais junto deles, mas que enviaria um anjo para tal feito (Êx 33.2,3).

Porém, o “líder que orava” tinha uma prioridade inegociável: A presença de Deus! Ele clamou ao grande Eu Sou: “Rogo-te que me mostres a tua glória” (Êx 33.18).

Caro jovem, quais são as suas prioridades?

Qual o “tesouro” da sua vida? A Bíblia nos afirma que “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6.21).

O povo apenas queria ter uma vida confortável e, por isso, quase perdeu a promessa.

Moisés queria a presença vivida de Deus por completo em sua vida e experimentou um relacionamento com Deus que jamais foi superado na história de Israel (Dt 34.10-12).

O povo queria a bênção, o “líder que orava” queria o próprio Deus. Qual é a sua escolha?

  1. “[…] me verás pelas costas […]” (Êx 33.23).

A expressão “me verás pelas costas” nesse enunciado revela um significado totalmente diferente do “dito popular”.

Ver um “pouquinho” das costas de Deus foi suficiente para Moisés nos ensinar uma maravilhosa lição acerca da verdadeira adoração e o desejo pela presença de Deus!

Vamos entender melhor essa história nas linhas a seguir.

Deus deseja que tenhamos um relacionamento íntimo com Ele!

São várias as passagens bíblicas que nos demonstram essa verdade (Jo 4.23; 10.27; Jr 33.3; Sl 3.4) e precisamos estar atentos à voz divina que nos convida!

Moisés pede ao Pai que lhe mostre a sua glória num sinal destemido, porém respeitoso, de profundo anseio pela presença divina.

Rapidamente, o líder é advertido sobre a dimensão da glória de Deus e os seus efeitos caso fossem contempladas por Ele.

Mas, o falível homem tocou de forma tremenda o maravilhoso Deus.

Moisés havia pedido algo que se tornara precioso aos olhos do grande Eu Sou: Ele queria sentir Jeová em toda a sua magnitude.

Deus, movido por tamanha ousadia, buscou uma forma de permitir-se ser visto pelo líder (Êx 33.21-23).

É agradável a Deus que os seus o desejem e o busquem em espírito e em verdade (Jo 4.23). Viva essa verdade na sua vida.

CONCLUSÃO
Hoje podemos aprender acerca da vida de oração de um grande líder, Moisés.

Um dos grandes segredos deste homem repousava em sua rotina de oração e extrema dependência divina.

Juntamente com os seus colegas de classe, busquem por momentos cada vez mais significativos de oração e se permitam experimentar tudo o que Deus tem a nos oferecer.

Façam com que seus relacionamentos com o Pai Amado sejam prioridade em suas vidas! Os frutos dessa decisão serão incalculáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23

 Da Genealogia para a Geografia - Mateus 2.19-23 INTRODUÇÃO: Mesmo que o Advento e o Natal tenham terminado, ainda temos uma passagem em n...